PLANALTO TIBIAL: 6 TIPOS DE FRATURAS, SAIBA QUAL É A SUA!
SAIBA OS 6 TIPOS DE FRATURAS DO PLANALTO TIBIAL – SAIBA QUAL É A SUA!
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre os 6 tipos de fraturas do planalto tibial e como você descobrir qual a sua!
EM RESUMO: As fraturas do planalto tibial ou platô tibial são fraturas que acontecem na parte mais alta da tíbia, bem na parte de baixo da articulação do joelho e são fraturas articulares. Elas se chamam assim porque se você ver o formato da tíbia nessa região parece justamente um planalto, que é bem onde os meniscos dos joelhos ficam em cima.
Esse artigo te explica sobre:
- Por que essa fratura tem esse nome?
- Qual o problema de quebrar o planalto tibial?
- Quais são os seis tipos de fratura do planalto tibial?
- Uso de Tomografia Computadorizada;
- Quais são os princípios de tratamento desse tipo de fratura?
Por que essa fratura tem esse nome?
As fraturas do planalto tibial ou platô tibial são fraturas que acontecem na parte mais alta da tíbia, bem na parte de baixo da articulação do joelho e são fraturas articulares. Elas se chamam assim porque se você ver o formato da tíbia nessa região parece justamente um planalto, que é bem onde os meniscos dos joelhos ficam em cima. Essa região é muito importante para a função normal do joelho e para você poder andar e dobrar o joelho, pois é uma área que sustenta o seu peso e permite o movimento, por isso o tratamento adequado dessas lesões é muito importante.
Primeiramente, você deve saber que existem 3 combinações possíveis de acordo com o tipo de fratura. A sua fratura pode ser um “corte” no osso, quando o osso quebra ao meio, digamos assim, que é chamado de fratura por cisalhamento. A segunda fratura pode ser um afundamento no seu osso, que é justamente quando o osso afunda na articulação, muito comum em idosos e pessoas mais velhas. Por fim, o terceiro tipo é uma combinação dessas duas em uma fratura que tanto cortou o osso como afundou.
Qual o problema de quebrar o planalto tibial?
Essas são fraturas articulares, e por isso, ainda são um desafio, principalmente as fraturas por afundamento e que o osso quebra em vários fragmentos. Imagine um azulejo quebrado, você até consegue juntar os pedaços se eles são grandes, mas sempre fica uma separação entre eles. Agora imagine juntar os pedaços pequenos, é difícil e além disso, vai existir uma separação entre eles. A mesma coisa acontece com a articulação e a cartilagem, ela deve ser colocada no lugar como era antes para que haja uma boa cicatrização do seu osso e do seu joelho, entretanto, isso nem sempre é possível dependendo do tipo de fratura que você deve e da sua localização.
Quais são os seis tipos de fratura do planalto tibial?
Classificação de Schatzker que utiliza o raio-X. Essa classificação divide as fraturas que acontecem na parte lateral e na parte medial do osso da tíbia. Então você pode ter tido uma fratura:
- TIPO 1 – Fratura por cisalhamento simples do planalto tibial lateral;
- TIPO 2 – Fratura por cisalhamento e depressão do planalto tibial lateral;
- TIPO 3 – Fratura por depressão do planalto tibial lateral;
- TIPO 4 – Fratura por cisalhamento simples do planalto tibial medial;
- TIPO 5 – As fraturas Schatzker V são articulares completas. Há um padrão muito amplo de variações nesse grupo, que é muito bem descrito.
- TIPO 6 – traço se estende para a diáfise tibial.
Essa classificação é bem simples, mas não abrange todas as combinações e tipos de fraturas possíveis, sendo o mesmo tipo de fratura para essa classificação pode ter tratamentos diferentes. Com o osso da tomografia computadorizada conseguiu-se entender melhor a anatomia da região e entender melhor a fratura para poder então planejar o tratamento mais adequado para cada caso de fratura. Com certeza a tomografia é uma revolução no tratamento e avanço da ortopedia, principalmente, na área da traumatologia.
Uso de Tomografia Computadorizada
Com esses exame é possível ver o osso em 3 dimensões e entender a fratura para poder planejar o local da placa ou do parafuso assim como a estratégia para colocar o osso no lugar antes de fixar (reduzir a fratura). Atualmente, a tomografia é quase obrigatória no diagnóstico e planejamento das fraturas do planalto tibial. Foi possível perceber que as fraturas do mesmo tipo ocupavam áreas diferentes do osso, então, dividiu-se o osso em quadrantes. Aumentando assim os tipos de fraturas e combinações possíveis e individualizando cada vez mais o tratamento específico para cada fratura. Além disso, quem desenvolveu esse sistema de classificação foi um Ortopedista Brasileiro reconhecido internacionalmente, chamado Maurício Kfuri.
Portanto, você pode ter 3 tipos de fraturas básicas, em cisalhamento (corte), em afundamento (depressão) é uma combinação. Além disso, essa fratura pode ser simples, em cunha ou multifragmentada. E pode acontecer no planalto medial ou lateral, no quadrante anterior ou posterior. Você ainda pode ter uma ou mais fraturas combinadas no seu joelho de acordo com a sua lesão.
Quais são os seis tipos de fratura do planalto tibial?
A grande maioria dessas fraturas é tratada com cirurgia. No tratamento de articulação é necessário uma cirurgia para colocar o osso no lugar e permitir o movimento do joelho. A cirurgia pode ser feita somente com um ou dois parafusos através de pequenas incisões até a colocação de diversas placas ou fixadores externos e isso vai depender do seu tipo de fratura. Normalmente as fraturas de 1 a 3 são tratadas diretamente com a cirurgia definitiva, uma vez que é necessário uma menor energia para elas acontecerem. Já as fraturas de 4 a 6 devem ter um tratamento estagiado com fixador externo, aguardar melhorar o inchaço para então poder fazer a cirurgia definitiva com as placas.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Quais os Tratamentos para Fratura da Tíbia?
Exercícios para Recuperação da Fratura do Fêmur
Dor no Pé – Saiba as 10 Principais Causas
Dor no Calcanhar – Saiba as 10 Principais Causas
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre As 6 Fraturas do Planalto Tibial? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo D’amado – CRM SP 186691 – PR 44617