DOR NO OMBRO: 10 PRINCIPAIS CAUSAS!
UM POUCO SOBRE AS 10 PRINCIPAIS CAUSAS DE DOR NO OMBRO QUE VOCÊ PODE TER!
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre as 10 principais causas de dor no ombro!
EM RESUMO: Se você sente dor no seu ombro nesse artigo eu vou te explicar um pouco sobre as 10 principais causas de dor no ombro que você pode ter! Lembrando, que é essencial que você se consulte com um ortopedista e faça os exames para descobrir a origem dessa dor no seu ombro e ter um tratamento adequado para o seu caso!
Esse artigo te explica sobre dor no ombro devido a:
- Bursite;
- Tendinite;
- Tendinite Calcária;
- Ombro Congelado;
- Lesão Labral;
- Instabilidade;
- Cervicobraquialgia;
- Síndrome do Desfiladeiro Torácico;
- Artrose do Ombro;
- Osteonecrose do Úmero;
Bursite: principal causa de dor no ombro
Primeiramente, saiba que a mais famosa causa de dor no ombro é a bursite, que é uma inflamação da bursa. Essa bursa é uma bolsa de liquido que fica entre os tendões e ela é responsável pela lubrificação e deslizamento de um tendão no outro. Dessa forma, com o tempo e os movimentos, principalmente em trabalhadores ou atletas pode acontecer uma inflamação desse bursa e a dor no ombro. Porém, fique tranquilo, que isso tem cura e tratamento!
Tendinite é uma importante causa de dor no ombro
Então, uma das causas mais famosas de dor no ombro é a famosa tendinite ou tendinopatia que é uma inflamação em um ou mais tendões que estão no ombro e formam o Manguito Rotador. O Manguito Rotador é um conjunto de tendões responsáveis por estabilizar a articulação do ombro e por fazer principalmente o movimento de abdução e elevação acima do nível do ombro e o de rotação externa e interna. Cada tendão pode estar inflamado sozinho ou ao mesmo tempo.
Esses tendões são o do músculo subescapular, supraespinhal, infraespinhal e redondo menor. Além desses tendões do manguito rotador, você pode ter uma inflamação também no bíceps, tríceps, etc. Eles são muito importantes para a função do seu ombro e causam bastante dor e queimação, principalmente a noite, inclusive te acordando a noite ou então muita dor e dificuldade para pentear os cabelos, estender roupas, lavar a cabeça, abotoar o sutiã, carregar peso, entre outros movimentos que você faz no dia-a-dia.
O mais importante desse problema é o diagnóstico e o tratamento a tempo. Isso pois o tendão pode romper e prejudicar na sua recuperação, sendo inclusive necessário até uma cirurgia para poder recuperar. Porém, em casos avançados essa cirurgia pode até ser uma prótese.
Tendinite Calcária
A tendinite calcária é uma inflamação com a calcificação do tendão podendo ser inclusive vista na radiografia. Ela tem 3 fases principais e normalmente se resolve sozinha sem auxilio da cirurgia. Basta ter paciência e esperar. Alguns remédios para dor podem ser utilizados assim como a infiltração juntamente com a fisioterapia.
Ombro Congelado
Esse é um problema muito comum em pacientes que ficam muito tempo com o braço imobilizado, principalmente após uma fratura, mas pode acontecer também em pacientes diabéticos. Nesse problema você vai tendo dor e perdendo o movimento do seu ombro ao longo do tempo, mas não se preocupe, pois depois de 6 a 9 meses o movimento costuma voltar.
Lesão Labral
Essa lesão acontece no lábio da glenoide que é uma cartilagem que tem no ombro e ocorre principalmente em atletas que costumam arremessar a bola como vôlei, baseball, handebol, tênis, entre outros.
Instabilidade pode causar dor no ombro?
A instabilidade do ombro é quando ele sai do lugar. Isso pode acontecer com uma luxação, em que ele sai do lugar mesmo, ou pode acontecer aos poucos em que ele estala e sai eventualmente do lugar mas volta sozinho. Isso causa dor no ombro e dificuldade para fazer certos movimentos. Dependendo do caso pode ser tratado apenas com fisioterapia ou então até precisar de cirurgia.
Cervicobraquialgia
Um problema muito comum é a servicobraquialgia que é uma dor que ocorre no ombro, porém é por um problema na coluna. Assim, a maioria das vezes pode ser uma hérnia de disco, que causa uma dor no pescoço que vai para o ombro e resto do braço. Além disso, pode causar queimação, choque e entre outros.
Síndrome do Desfiladeiro Torácico
Esse é um problema não muito comum mas muitas vezes não diagnosticado e é causado por uma compressa da artéria, veia ou plexo braquial ao nível do ombro e pode causar dor no pescoço, ombro e inclusive fraqueza e perda de força.
Artrose do Ombro
Esse problema não é tão comum no ombro quanto no joelho e no quadril, mas pode acontecer no ombro. Isso ocorre principalmente após fraturas e após uma síndrome do manguito rotador não tratada ocorrendo a morte da cartilagem e o desgaste também conhecido como artrose.
Osteonecrose do Úmero
A última causa de dor no ombro é rara, mas importante saber pois seu tratamento é feito com cirurgia, inclusive uma prótese de ombro. Pode acontecer depois de uma fratura, ou então em alguns pacientes que usam corticoides, tabagistas, diabéticos, com anemia falciforme, entre outros fatores.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
exercícios para recuperação da fratura do fêmur
Tipos de fratura do fêmur
Fratura do Fêmur – Por que operar?
Fratura transtrocanteriana
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre as 10 Principais Causas de Dor no Ombro? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617