FRATURA DE CLAVÍCULA EM RECÉM NASCIDO
SAIBA O QUE FAZER CASO OCORRA UMA FRATURA DA CLAVÍCULA EM RÉCEM NASCIDO
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre a fratura de Clávicula em recém nascido.
EM RESUMO: A fratura de clavícula em recém nascidos pode ser acidental ou provocada quando necessária. Porém, por mais que seja uma lesão simples e fácil de tratar, deve receber o devido cuidado, para evitar sequelas no recém nascido.
Esse artigo te explica sobre:
- O que é a fratura da clavícula em recém nascidos?
- Lesão do Plexo Braquial
- Como é o tratamento da fratura da clavícula em recém nascidos?
- Como é a recuperação/cicatrização da fratura da clavícula em recém nascidos?
O que é a fratura da clavícula em recém nascidos?
A fratura de Clávicula em recém nascido é mais comum quando realizado o parto normal. Isso ocorre porque o espaço que o bebê tem para passar é pequeno e as vezes o bebê não consegue passar devido o ombro estar trabando no canal, dependendo da posição. Dessa forma, pde acontecer de nesses casos ser necessário ou acontecer a fratura da Clávicula em recém nascido para ele sair. Isto pois o canal está bloqueado pela sínfese púbica, que é o osso da bacia na mulher e não consegue expandir.
Então, para proteger as estruturas que ficam embaixo da clavícula que são os vasos e os nervos do plexo braquial que podem ser lesionados durante a tentativa de tirar o bebê, pode ocorrer a fratura provocada, protegendo assim as estruturas devido a manobra correta.
O imporante é que o bebê saia saudável e com vida do quarto. Assim, saiba que a fratura da clavícula não vai impactar em nada o desenvolvimento do recém nascido. Porém, com a fratura ele provavélmente não irá movimentar e reclamar de dor no membro superior, além de poder ficar um pequeno calombo no local da fratura. Entretanto, saiba que as fraturas de clavícula cicatrizam em media de 3 a 4 semanas.
Lesão do Plexo Braquial – Fratura de clavícula acidental
Ainda mais, saiba que entre 1,8% a 5% dessa fratura de clavícula em recém nascidos podem estar associados com lesões do plexo braquial. Essa lesão do plexo braquil pode piorar o prognóstico e causar algumas sequelas. Por isso, é importante a avaliação adequada durante o parto, para saber a necessidade real ou não de provocar a fratura de clavícula para prevenir complicações.
Como é o tratamento da fratura da clavícula em recém nascidos?
Caso o bebê tenha uma fratura de clavícula, a cicatrização dura de 3 a 4 semanas. Porém, caso tenha lesão do plexo braquial, pode levar mais tempo. Além disso, se o osso colou torto ou tenha ficado alguma deformidade no local, como por exemplo um calombo, essa deformidade irá sumir progressivamente. Então, o tratamento em si é realizado somente com remédio para dor e a imobilização pode ser necessária somente nas duas primeiras semanas com o enfaixamentento que envolve o número da criança e deixa bem imóvel.
Como é a recuperação/cicatrização da fratura da clavícula em recém nascido?
O retorno é realizado de 3 a 4 semanas, para verificar se houve a consolidação adequada do osso. Assim, é realizado um raio-x novamente para ver a cicatrização e excluir a possibilidade da lesão no plexo braquial.
Contudo, apesar de ser uma lesão simples e fácil de tratar, essa fratura deve ser acompanhada por um ortopedista, para garantir que não gere nenhuma complicação e sequela no bebê.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Dicas para carregar a sua mala na viagem
Fraturas em crianças – Saiba os Tipos
O Leite faz bem para os ossos?
Fraturas Por Estresse – O que são?
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre A Fratura de Clávicula em recém nascido? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617