SAIBA COMO É O TRATAMENTO CIRURGICO DA FASCITE PLANTAR
TRATAMENTO CIRÚRGICO DA FASCITE PLANTAR
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre o tratamento cirúrgico da fascite plantar.
EM RESUMO: A fascite plantar é uma inflamação que ocorre na fáscia que fica na planta do pé. Existem algumas estrategias de tratamentos, e nesse artigo falamos sobre o tratamento cirurgico, que ocorre quando o tratamento conservador falha.
Esse artigo te explica sobre:
- Tipos de tratamento da fascite plantar
- Tratamento com Ondas de choque
- Recessão do gastrocnêmio
- Liberação da fáscia plantar
- Recuperação da cirurgia
Tipos de tratamento da fascite plantar
A fascite plantar é a inflamação da fáscia plantar, que é um tecido fibroso que fica na planta do pé. Dessa forma, para tratamentos tem a opção do tratamento conservador e do cirurgico. O tratamento conservador, consiste nos 4 pilares, que são: alívio da dor, realizar exercícios especificos, medidas que ajudam a melhorar e nutrição adequada.
Entretanto, caso os 4 pilares não funcinem, existe a terapia em ondas de choque que pode ajudar. Porém, caso nada funcione, então é realizado a cirurgia, que descreveremos nesse artigo.
Tratamento com Ondas de choque
A terapia por ondas de choque extracorpórea emite impulsos de ondas eletrícas de alta energia que estimulam o processo de cura no tecido danificado da dáscia plantar. Além disso, essa terapia não é invasiva, ou seja, não querer uma incisão cirúrgica e normalmente é indicada após 3 a 6 meses do tratamento conservador sem sucesso. Ainda mais, essa teraía tem risco minímo, sendo muitas vezes tentada antes que a cirurgia seja considerada.
Tratamento cirúrgico da fascite plantar com Recessão do gastrocnêmio
A recessão do gsstrocnêmio é um alongamento cirúrgico dos músculos da panturrilha (gastrocêmio). Como os músculos tensores da panturrilha aumentam a pressão sobre a fáscia plantar, esse procedimento é útil para pacientes que tem dificuldade para flexionar os pés, apesar de um ano de alongamentos no tratamento conservador.
Dessa forma, na recessão do gastrocnêmio, um dos dois mpusculos que compõem a panturrilha é alongado para aumentar o movimento do tornozelo. Assim, pode ser um procedimento realizado com uma incisão tradicional aberta ou incisão menor com endoscópio, que é um instrumento que contém uma pequena câmera.
As taxas de complicação da recessão gastrocnêmio são baixas, porém podem incluir danos aos nervos.
Tratamento cirúrgico com a Liberação da fáscia plantar
A liberação da fáscia plantar é um procedimento para quem tem a amplitude de movimento do tornozelo e dor contínua no calcanhar. Assim, essa cirurgia consiste em que o ligamento da fáscia plantar é parcialmente cortado para aliviar a tensão no tecido. Além disso, caso tenha um esporão do ósseo grande, ele também será removido. Ainda mais, essa cirurgia pode ser realizada por vídeo, porém é mais dificil do que com uma incisão aberta, isto pois a endoscopia apresenta maior risco de danos aos nervos.
Liberação da fáscia plantar. Se você tem uma amplitude normal de movimento do tornozelo e dor contínua no calcanhar, seu médico pode recomendar um procedimento de liberação parcial. Durante a cirurgia, o ligamento da fáscia plantar é parcialmente cortado para aliviar a tensão no tecido. Se você tiver um esporão ósseo grande, ele também será removido. Embora a cirurgia possa ser realizada por vídeo, é mais difícil do que com uma incisão aberta. Além disso, a endoscopia apresenta maior risco de danos aos nervos.
Recuperação da cirurgia
A recuperação da cirurgia da fascite plantar apresenta boa taxa de resolução, sendo que o tempo para recuperação total pode variar de meses até anos, dependendo muito do caso, do paciente e de como foi a cirurgia. Entretanto, existem casos que a dor crônica pode ser uma sequela causada pela cirurgia, principalmente por lesão a algum nervo.
Portanto, saiba que não existe remedio milagroso que vai curar a sua fascite plantar, então caso queria marcar uma consulta online especifica para o seu caso, clique aqui.
Além disso, caso esteja interessando em realizar exercícios direcionados, montei um programa com base em protocolos nacionais e internacionais para você conseguir realizar em casa, caso esteja interessado, acesse o link. Faça parte dos 90% dos pacientes que melhoram!
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Saiba como é o tratamento da Fascite Plantar
Dor no Pé – Saiba 10 Causas
Dor no Calcanhar – Saiba 10 Causas
Fraturas Por Estresse – O que são?
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre Qual a Cura da Fascite Plantar? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617