SAIBA O QUE É A LUXAÇÃO DO POLEGAR
ENTENDA O QUE É A LUXAÇÃO DO POLEGAR E QUAL É O TRATAMENTO
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva o que é a luxação do polegar e alem disso, qual é o tratamento.
EM RESUMO: A luxação do polegar ocorre quando o osso do metacarpo e falange saem do lugar. Com isso, a polegar acaba ficando molé e instável, sendo que o tratamento pode precisar de cirurgia em caso de complicação.
Esse artigo te explica sobre:
- Como é a anatomia do Polegar?
- O que é a luxação do polegar?
- Como é feito o diagnóstico?
- Como é o tratamento e recuperação da luxação do polegar?
- Quais são as possíveis complicações da luxação do Polegar?
Como é a anatomia do Polegar?
Para falar da anatomia do polegar, é preciso falar primeiro da anatomia da mão. Então, de maneira simples, a mão é constituída por muitos ossos, nervos, músculos, ligamentos e vasos sanguíneos. Repare na figura acima, nela temos a divisão em regiões da mão, começando pelo carpo, metacarpo, falanges proximais, falanges intermediarias e falanges distais. Com isso, note que o polegar, chamado também de dedão, não possui as falanges intermediarias.
Portnato, a importância em saber disso, é o fato de que entre os ossos da mão, temos as articulações, que são aonde pode ocorrer a luxação do polegar.
O que é a luxação do polegar?
Primeiramente, saiba que uma luxação é quando o osso sai do lugar. Com isso, a luxação do polegar é quando o osso entre o metacarpo e a falange sai do lugar. Além disso, é importante ressaltar que por volta da articulação existem ligamentos, tendões e a cápsula articular que estabilizam e servem para manter o seu osso no lugar, junto a outro osso e dessa forma permitindo o movimento.
Portanto, com a luxação ocorre a ruptura de algumas estruturas como por exemplo os tendões e ligamentos citados acima, e assim comprometem a função do polegar, deixnado-o mole e instávavel.
Como é feito o diagnóstico e o Tratamento?
O diagnostico da luxação do polegar é feito com uma boa anamnese acompanhada de exames de imagem, como o raio-x. Em seguida, como tratamento é realizada a manobra de redução, que serve para colocar o osso no lugar. Depois da manobra é testada a estabilidade do polegar ára ver se houve lesões dos ligamentos. Portanto, caso seu polegar esteja no lugar e estável, é realizada uma tala com imobilizalão por média de 3 a 4 semanas.
Como é a recuperação da luxação do polegar?
A reabilitação ou recuperação é uma das partes mais importantes do tratamento, para que você possa recuperar a função do polegar. Assim, com a fisioterapia você consegue recuperar a força do polegar e os movimentos.
Quais são as possíveis complicações da luxação do Polegar?
Em alguns casos pode haver dificuldade para realizar a manobra da redução e colocar o polegar no lugar. Assim, isso ocorre quando alguma estrutura fica em volta da articulação entre os ossos e não permite a realização da manobra. Essas estruturas podem ser por exemplo a placa volar, um osso sesamóideo ou um tendão como o flexor oongo do polegar. Contudo, nesse caso é necessário a cirurgia para retirar essa estrutura do meio e colocar o osso no lugar
Além disso, uma queixa comum após a luxação de rigidez. Porém a recuperação do movimento é lenta. Portanto, o mais importante é ter um polegar estável e sem dor, apesar de perder um pouco a mobilidade.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Diferença de luxação, contusão e fratura
Fratura do boxeador – O que é e Qual o Tratamento?
Dor no Calcanhar – Saiba 10 Causas
Fraturas Por Estresse – O que são?
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre O que é a Luxação do Polegar? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617