SAIBA 10 CAUSAS DE DOR NO PÉ

DOR NO CALCANHAR SAIBA 10 PRINCIPAIS CAUSAS

Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre as 10 principais causas de dor que ocorrem no Pé.

EM RESUMO:  As dores que ocorrem no Pé podem ter varias origens, sendo a principal delas a fascite plantar. Por isso, se você sente dor no pé, é importante investigar com o médico.

Esse artigo te explica sobre:

  • Dor no pé: Introdução
  • Primeira causa de Dor no Pé: Fascite Plantar
  • Segunda causa de Dor no Pé: Joanete
  • Terceira causa de Dor no Pé: Pé plano
  • Pé Cavo
  • Tendinites
  • Síndrome do Túnel do Tarso
  • Fraturas no Pé
  • Dores no pé por metatarsalgias
  • Dor no pé por Neuroma de Morton
  • Tumores

 

 

Anatomia do pé

Dor no pé: Introdução

 O pé é importante para as atividades diárias, sejam elas na sua casa, trabalho ou durante a prática de esportes. Isso pois todos usam o pé para se locomover e além disso existem as atividades que exigem que você fique em pé.

Saiba que o pé é uma região do corpo com muitas estruturas anatômicas extremamente pequenas e complexas, que se interrelacionam umas com as outras, como por exemplo as articulações tarsais. Além disso, no pé temos: vasos sanguíneos, diversos músculos, tendões, nervos, ossos e ligamentos, por exemplo, somente no pé temos 26 ossos. Por isso, o grande desafio quando você sente dor no pé, é descobrir qual dessas estruturas está comprometida.

1 – Fascite Plantar/Esporão do Calcâneo

2 – Joanete

3 – Pé plano

4 – Pé Cavo

5 – Tendinites

6 – Síndrome do Túnel do Tarso

7 – Fraturas

8 – Metatarsalgia

9 – Neuroma de Morton

10 – Tumores

Anatomia do pé

Primeira causa de Dor no Pé: Fascite Plantar

A fascite plantar é uma das principais causas de dor no pé, sendo mais especificamente no calcanhar. Assim, esse problema acontece na face plantar do pé, que é um tecido fibroso que fica na planta do pé, se estendendo do calcanhar e vai até os ligamentos na cabeça dos metatarsos. Esse tecido é importante pois funciona como uma mola para o pé, impulsionando-o quando você caminha, corre e pula. Contudo, caso você tenha fascite plantar, vai sentir uma queimação ou pontada no calcanhar, logo no inicio da manha quando você saí da cama.

Portanto, ao longo do dia essa dor vai melhorando, porém ela ainda irá voltar depois do repouso ou dormir novamente.

Saiba que a fascite plantar é uma das principais dor no pé, sendo um problema muito comum. Porém, o tratamento pode se resolver com medicamentos e exercícios em até 90% dos pacientes. Portanto, caso esteja interessando em realizar exercícios direcionados, montei um programa com base em protocolos internacionais para você conseguir realizar em casa, caso esteja interessado, acesse o link.

Segunda causa de Dor no Pé: Joanete

A joanete é muito famosa e acontece principalmente em mulheres. Sabe aquela calombo que fica do lado do pé? Então, está e a joanete, que tem o nome cientifico de Alex Val. Assim, saiba que os sapatos altos contribuem bastante para o desenvolvimento desse problema, porém é algo que possui causas multifatorial, podendo ser genéticas, anatômicas, ambientais e etc. Por isso, se você tiver um calombo em baixo do pé. bem provável que será a joanete. Portanto, em caso de grande deformidade e muito incomodo é então realizada a cirurgia.

Terceira causa de Dor no Pé: Pé plano ou Pé Chato

O pé chato, também chamado de pé plano é outra causa de dor no pé. Existem dois tipos principais de pé plano, o adquirido, no qual você tem o arco plantar do seu pé normal, porém com o passar do tempo ele vai desabando e ficando plano. Entretanto, existe o caso de que você pode ter o pé plano desde pequeno, podendo envolver diversas causas.

Normalmente, se diferencia pela idade e pelos sintomas que você sentir, sendo que o principal sintoma será a dor no pé. Além disso, saiba que a principal causa do pé plano no adulto é por conta da insuficiência do tendão tibial posterior. Portanto, esse tendão é responsável por sustentar os ossos do pé e que formam o arco do pé. Porém, se estiver enfraquecido, acaba desabando e desenvolvendo o pé plano.

Diagnostico para dor no pé

Pé Cavo

 

O pé cavo pode ser uma das causas de dor no pé também. Dessa forma, quando ocorre um aumento do arco plantar do pé, acaba sobrecarregando as cabeças dos ossos do metatarsos (figura abaixo) e o calcanhar. Com isso, aumenta a pressão nesses pontos e causa a dor.

Portanto, é importante investigar a causa deles, que por ser por exemplo o uso de sapato apertados, porém não deixe de investigar com o seu médico para ver o melhor tratamento.

Tendinites

 

As tendinites podem ser muito comuns, sendo normalmente causadas pelo uso inadequado de calcados e pela sobrecarga do seu pé. Assim, essa sobrecarga pode ser causada pela atividade física em excesso, pelo trabalho e também pelo sobrepeso. Dessa forma, isso aumenta a pressão no seu pé e faz com que os tendões trabalhem mais ainda, causando então a tendinite. Além disso, uma das causas das tendinites podem ser desvios anatômicos ou sequelas de fraturas passadas, que alteração a biomecânica do tendão e então causa a inflamação.

Normalmente, as tendinopatias que causam dor no pé, ocorrem nos tendão tibial posteiros, tendões dos fibulares, tendão de aquiles (chamado de tendão do calcâneo também). Portanto, o tratamento é feito com repouso, medicamente e fisioterapia, porém em caso de rompimento do tendão, e então realizada a cirurgia.

 

Síndrome do Túnel do Tarso

 

A síndrome do túnel do tarso também é considerada uma das principais causas de dor no pé, sendo que nela ocorre uma compressão do nervo tibial posterior do túnel do tarso. Dessa forma, caso você tenha essa síndrome, irá sentir uma dor e queimação na parte do calcanhar. Portanto, para tratamento dessa doença pode ser realizado com fisioterapia e medicamentos e em ultimo caso cirurgia pare realizar a descompressão desse nervo.

Fraturas no Pé

 

 

As fraturas também podem ser causas de dor no pé, principalmente quando falamos em fraturas por estresse, pois essas fraturas não necessitam de um histórico de dor, apenas a atividade em excesso. Porém, as fraturas clássicas no pé são as que a pessoa cai e acaba batendo ele. Portanto, se você sentir dor no pé procure um ortopedista para realizar o diagnósticos e tratamento necessário, para evitar uma complicação que poderia ter sido resolvida antes. Contudo, o diagnósticos dessas fraturas são feito com radiografias e em segundo caso é realizado a ressonância nuclear magnética.

Ossos do Pé
Fonte: Anatomia de Martini 6ªed.

Dores no pé por metatarsalgias

 

As dores no pé na região dos metatarsos é um problema muito comum, sendo que ocorre normalmente devido a maneira como a pessoa pisa ou alterações anatômicas nos ossos do pé (figura acima).

Dessa forma, você vai sentir dor na parte da frente do pé, quando caminhar ou ficar muito tempo em pé. Além disso, pode aparecer uma calosidade no local dolorido, deixando o pé mais grosso, pois é uma medida do corpo tentar proteger o local.

Portanto, saiba que o exame ideal para realizar o diagnostico é a radiografia associada com a baropodometria, que é uma imagem da sua pisada, para visualizarmos os pontos de pressão maiores, com isso podendo ver se o pé é cavo ou plano.(veja na figura abaixo). Contudo, o tratamento para esse problema é feito com palmilhas especiais, que modificam essa pressão e melhorar a dor. Porém, quando a deformidade anatômica é muito grande ou já existe uma lesão da placa plantar, pode ser realizado o procedimento cirúrgico.

Dor no pé por Neuroma de Morton

O neuroma de morton pode ser uma causa de dor na parte anterior do pé. Dessa forma, você irá sentir como se estivesse com uma pedra no sapato e sentirá dor na frente do pé e uma queimação ou choque em cima. Além disso, saiba que o neuroma de morton é um aumento do nervo que é comprimido entre os ossos do metatarso (ossos do pé) e assim causa dor. Portanto, o tratamento pode ser feito com medicamentos, fisioterapia e órteses. Porém, caso não funcione, então é realizada a cirurgia para a retirada do neuroma.

Tumores

Os tumores podem ocorrer em qualquer parte do corpo, e podem ser a causa de dor no pé. Por isso, se você sente dores no pé, é importante procurar o médico para realizar o diagnóstico e tratamento adequado.

Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?

Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.

 Outros posts que podem te ajudar
Dor no Calcanhar – Saiba 10 Causas
Fratura por Estresse – O que é?
Cirurgia Para Fratura do Tornozelo
Dedo do Pé Quebrado

Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas

Ficou alguma dúvida Sobre Alguma das 10 Causas de Dor no Pé ? Então deixe um comentário que eu te respondo.

Um abraço e até a próxima. 

marcelo damado medico
Dr Marcelo Damado – Médico – CRM SP 186691 – PR 44617

Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Categorias

Posts recentes:

Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia – Todos os Direitos Reservados • Contato: WhatsApp +55 11 98582-6166 ou no email [email protected]
Não atendemos emergência –  Responsável técnico médico: Dr. Marcelo Pigatto D`Amado – Médico – CRM-SP 186.691
Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia Ltda – CNPJ 31.790.418/0001-73