MELHOR EXERCÍCIO PARA RECUPERAR O MOVIMENTO
Tudo que você precisa saber sobre exercício para recuperar o movimento após uma fratura.
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva qual o melhor exercício para recuperar o movimento após uma fratura.
EM RESUMO: Vou te passar hoje o melhor exercício para você recuperar o movimento da sua articulação, depois de um tempo imobilizado! Essa é a primeira e mais importante fase da sua reabilitação após a sua fratura e vale para todas as articulações!
Esse artigo te explica sobre:
- Exercício após uma fratura;
- Qual o melhor exercício fazer após fratura;
- Os benefícios do exercício para recuperar o movimento;
A importância do exercício para recuperar o movimento após uma fratura
A recuperação ou a manutenção do movimento da junta ou articulação depois que você ficou um período de tempo imobilizado depois de uma fatura é a primeira etapa da recuperação e deve ser realizado mais rápido possível depois da liberação do seu médico, independente do tratamento que você recebeu, seja ele apenas o tratamento com o gesso, ou se precisou operar!
Atualmente com os implantes mais modernos, já é possível que você movimente no dia seguinte da cirurgia ou então depois de retirar os pontos dependendo da região, o que facilita a manutenção dos movimentos. Desde já é muito importante que você mantenha os movimentos se o seu médico já te liberou!
Se você tratou a sua fratura apenas com imobilização, seja ele o gesso, tala ou órtese, depois de retirar essa órtese, é importante que você recupere o seu movimento o mais rápido possível! Em primeiro lugar isso causa dor! Você vai notar que o seu braço ou perna estará mais fino, duro e você terá dificuldade de movimentar e dor! Além disso, ele pode estar inchado! Fique tranquilo, pois isso faz parte do tratamento! Ainda assim você vai ter que superar o seu limite a cada dia para recuperar o seu movimento!
Isso acontece porque os ligamentos e tendões em volta da sua articulação vão criando aderências como se fosse uma cicatriz devido ao período que ficou imobilizado! Agora, ao se movimentar, você terá que quebrar essas cicatrizes e recuperar o seu movimento! Em alguns casos, pode ser até necessário realizar uma anestesia e o seu médico ter que fazer a manipulação forçada do seu joelho ou dedo por exemplo para quebrar essas cicatrizes e restabelecer o seu movimento! Entretanto, isso não é comumente indicado se você realizar a sua reabilitação na hora certa e da maneira adequada.
Melhor exercício para o punho e cotovelo recuperarem o movimento após uma fratura
Para recuperar o seu movimento você vai precisar forçar a até o limite a sua articulação nos planos de movimentos!
Ou seja, vamos supor que você tenha tido uma fratura do rádio distal e tratou com o gesso por 6 semanas. Quando você tira o gesso, seu punho vai estar inchado e duro, e provavelmente você não vai conseguir movimentar ele para cima e para baixo, que é o movimento de extensão e de flexão.
Para você voltar a se movimentar, você vai precisar forçar ele nessas direções e ir até o limite da sua dor! Contudo você vai usar a sua outra mão boa para forçar o seu punho primeiramente para baixo, que é o movimento de flexão do punho e ir até doer mesmo! Por exemplo, segure nessa posição por 10 a 15 segundos e depois volte para a posição neutra. Repita isso pelo menos 10 a 15 vezes 3 vezes ao dia! Depois de fazer para baixo, faça para cima, também segurando até doer por 10 a 15 segundos, descanse e repita de 10 a 15 vezes. No punho você ainda por forçar para os lados de dentro e de fora e também fazer movimentos circulares! Faça esses exercícios 3 vezes ao dia por pelo menos 1 semana e você vai ver os resultados!
Se você quebrou o cotovelo, vai precisar fazer os movimentos de flexão, extensão e de pronossupinação!
Melhor exercício para os dedos recuperarem o movimento após uma fratura
Vamos aos dedos! Em outras palavras, se você quebrou, ele vai ficar duro depois de uma fratura. Para recuperar os movimentos você deve forçar mesmo e dobrar o seu dedo até ele doer e segurar por 10 a 15 segundos. Você deve fazer isso isoladamente com cada articulação e depois fechando a mão e forçando o seu dedo! Faça pelo menos 10 a 15 repetições para cada uma 3 vezes ao dia!
Melhor exercício para o joelho e tornozelo recuperar o movimento após uma fratura
Para o joelho você vai precisar de uma toalha! Enrole a toalha no seu pé e puxe o seu pé dobrando o joelho! Por exemplo, segure até o seu limite por 10 a 15 segundos e depois relaxe! Desde já, repita 10 a 15 vezes e depois descanse. Faça isso 3 vezes ao dia até o seu joelho dobrar e esticar totalmente!
No tornozelo você pode fazer com a toalha ou com a mão! Sente-se em uma cadeira, cruze as pernas e force os seu pé para cima, para baixo, para um lado, para o outro e também em movimentos circulares. Você pode fazer com a mão ou com a toalha. Também pode fazer no chão com a perna esticada. Faça 10 a 15 repetições para cada direção pelo menos 3 vezes ao dia!
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Para agendar fisioterapia clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar:
Guia nutricional para ajudar na consolidação da sua fratura
5 maneiras do osso colar mais rápido!
7 Alimentos que fazem osso colar mais rápido.
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida sobre exercício para recuperar o movimento após uma fratura? Então deixe um comentário que eu te respondo. Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617