EXERCÍCIO PARA PREVENIR PERDA DE MASSA
Tudo que você precisa saber sobre exercícios para prevenir a perda de massa muscular.
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre exercícios para prevenir a perda de massa muscular na fratura.
EM RESUMO: Você sabia que depois de uma fratura você pode perder muita massa muscular no membro que foi afetado? Principalmente se ficou com ele imobilizado! Por isso que quando você tira a tala ou gesso, o seu braço ou perna está fino! Vou te passar o melhor exercício para você fazer enquanto está com o seu braço ou perna imobilizado e que você pode fazer sozinho em casa e que vai te ajudar a diminuir a perda de massa muscular enquanto você estiver sem movimentar.
Esse artigo te explica sobre:
- Exercício;
- Exercício isométrico;
- Os benefícios do exercício durante a recuperação da fratura;
A importância do exercício para prevenir a perda de massa
O nosso corpo foi feito para movimentar! Ficar parado em uma tala enquanto o seu osso cola tem algumas desvantagens em relação a cirurgia, mas ainda é o tratamento escolhido para muitas fraturas. Se você quebrou ou teve alguma lesão você pode perceber que ao ficar apenas 1 ou 2 semanas com ele imobilizado, ele ficou mais fino, duro e difícil de movimentar. Agora imagine quem tem que ficar 2 ou 3 meses assim?
Sem movimento, existe a perda de massa muscular, a rigidez da articulação e também a perda de massa óssea, chamado de osteopenia por desuso. Isso é consequência da imobilização, por isso ela deve ser mantida o mínimo de tempo possível para a sua lesão e os tratamentos cirúrgicos mais modernos estão evoluindo.
Por isso, é importante que além desse exercícios que eu vou te passar, que você movimente todas as articulações que não estão imobilizadas! Então por exemplo, você quebrou o tornozelo e colocou uma tala até abaixo do joelho. Dobre o joelho e o quadril desse lado. Mantenha o movimento da articulação! Se você quebrou a mão e imobilizou o punho. Mantenha os movimentos do cotovelo e do ombro. Quebrou o ombro e está com tipoia. Mantenha os movimentos da clavícula.
O exercício isométrico ajuda a prevenir a perda de massa muscular
O exercício isométrico vai ajudar a diminuir a perda de músculo do seu braço ou perna enquanto você estiver com a tala ou gesso! Calma que o nome é feio, mas ele é super simples e trata-se de você contrair o seu músculo e manter ele contraído por um período determinado de tempo.
O que te aconselho é contrair o seu músculo por 30 segundos e descansar mais 30 segundos. Você pode fazer isso 4 vezes de manhã e 4 vezes a noite. Você pode fazer ele para todo o seu membro, seja no braço ou na perna.
No braço, você vai contrair o seu bíceps, depois o tríceps, os músculos extensores do punho, flexores do punho, extensores dos dedos e flexores dos dedos.
Na perna, você vai contrair os:
- Flexores do quadril —> fazendo o movimento como se fosse levantar o joelho;
- Adutores —> fazendo o movimento para fechar a perna;
- Abdutores —> fazendo o movimento para abrir a perna;
- Quádriceps —> fazendo o movimento de esticar o joelho;
- Flexores do joelho (isquiotibiais) —> fazendo o movimento de dobrar o joelho;
- Panturrilha —> fazendo o movimento de abaixar a ponta do pé;
- Músculos anteriores da perna —> fazendo o movimento de elevar a ponta do pé;
É importante que você siga as orientações do seu médico para que você possa ter o melhor tratamento.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Para agendar fisioterapia clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar:
Guia nutricional para ajudar na consolidação da sua fratura
5 maneiras do osso colar mais rápido!
7 Alimentos que fazem osso colar mais rápido.
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida sobre exercício para prevenir a perda de massa muscular? Então deixe um comentário que eu te respondo. Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617