CROSS EDUCATION O EXERCÍCIO PARA NÃO PERDER MASSA MUSCULAR

Tudo que você precisa saber sobre exercício Cross Education.

Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva tudo sobre o Cross Education. 

EM RESUMO: A imobilização ou o simples fato de não usar uma parte do seu corpo causa uma perda de massa muscular e de força! Isso é muito comum em quem ficou imobilizado depois de uma fratura, seja com o tratamento conservador ou depois de uma cirurgia!

Esse artigo te explica sobre:

  • Cross Education;
  • Cross Education e a perda de massa muscular;
  • Os benefícios do cross Education;

 

Os benefícios do cross education
Os benefícios do Cross Education

 Cross Education é a perda de massa muscular

Você sabia que se você lesionou o seu braço ou perna direito e fizer exercícios de fortalecimento somente no lado esquerdo enquanto está com a imobilização no direito isso pode diminuir a sua perda de massa muscular?

Todo mundo que ficou um tempo sem movimentar o corpo, seja um braço, punho, perna, pé ou cotovelo, vai perder massa muscular! Além disso você vai ver que depois de retirar a imobilização ou mesmo depois da cirurgia que você ficou duas semanas com o seu braço imobilizado. Além disso você vai estar com ele fino e mais fraco e também com dificuldade de movimentar! Contudo quanto maior o tempo de imobilização, mais massa muscular você perde! Porém a Cross Education ou em português educação cruzada que pode diminuir a perda de massa muscular durante o período que o seu membro fica imobilizado!

A imobilização ou desuso, mesmo em pequenas doses, é um estímulo potente para a diminuição do tamanho muscular e da força dos músculos humanos. O sistema nervoso é fortemente afetado, especialmente na fase inicial que você fica sem usar o seu membro. Acontece uma diminuição da atividade cortical do seu cérebro e diminuição dos estímulos enviados do seu cérebro aos músculos, chamados de potenciais evocados motores (MEPs) transcranianos.

Além de menos estímulo nervoso, também acontece uma taxa diminuída na síntese de proteínas, em vez do aumento da degradação de proteínas. Ou seja, o seu músculo para de produzir as proteínas! O que explica a atrofia por desuso ou imobilização e a perda de massa muscular durante esse período. Porém uma alimentação além do exercício também pode ser muito importante durante a sua recuperação!

 

 Cross Education o  exercício para evitar a perda de massa muscular?

O que deve saber é que imobilização, ou seja, músculo parado é igual perda de massa muscular e parada de síntese de proteínas! Contudo para ter uma ideia, se você ficar 21 dias imobilizado, vai perder 0,5% ao dia de área de massa muscular. Ou seja, o seu braço vai ficar 10,5% mais fino do que o outro em apenas 3 semanas. Além disso, haverá uma diminuição de 50% nas taxas de síntese de proteína muscular nos primeiros 10 dias de imobilização. Para diminuir essa perda de massa muscular durante imobilização existem algumas estratégias que podem ser utilizadas como: exercícios, estimulação elétrica neuromuscular e / ou suplementação nutricional (Dirks et al. 2017).

A educação cruzada é a melhoria de desempenho da parte do lado oposto após treinamento ou prática unilateral do outro membro. Então é a melhora do desempenho do seu braço direito que está imobilizado quando você faz exercícios somente com o braço do lado esquerdo.

O treinamento de força é um conceito antigo, mas ainda está em investigação. O que os estudos mostram é que o treinamento unilateral que levou à preservação completa observada resultou em uma melhora estimada de força de 26% dos músculos treinados. Enquanto os grupos de controle, ou seja, as pessoas que não fizeram o treinamento cruzado, tiveram uma perda de -2,5% em média após 3-4 semanas.

Esses efeitos de preservação do treinamento de força unilateral são descritos como efeitos “poupadores” da educação cruzada. A teoria atual sugere que a educação cruzada é um fenômeno neural. Com adaptações para o armazenamento e acesso de informações entre os 2 córtices do cérebro como o principal contribuidor (Ruddy e Carson 2013). Mas além dos mecanismos neurais, que acontecem no cérebro, também existem mecanismos musculares associados à atividade em espelho!

 

 Cross Education e a recuperação de lesão ortopédica

A educação cruzada pode ser particularmente útil como uma técnica de reabilitação após lesão ortopédica de um lado do corpo. Como fratura de braço ou perna, em que 1 membro está funcionalmente incapacitado (geralmente imobilizado). Nesse sentido estudos clínicos anteriores realizados por Stromberg (1986, 1988). Examinaram o efeito do treinamento contralateral do membro não cirúrgico pós-operatório. Porém descobriram que a educação cruzada aumentou significativamente a força em seu braço cirúrgico, em comparação com aqueles que não treinaram.

Um estudo randomizado e controlado mais recente de Magnus et al. (2013). Avaliaram o efeito da educação cruzada na força de preensão manual, amplitude de movimento (ADM). |E função durante a recuperação de fraturas unilaterais do rádio distal em mulheres com mais de 50 anos de idade.

Os participantes concluíram a reabilitação padrão (controle) ou a reabilitação padrão aumentada com educação cruzada (grupo de treinamento). O grupo de treinamento recebeu exercícios de força adicionais para o braço não fraturado. Magnus et al. (2013). Relataram que o grupo de treinamento teve uma recuperação mais rápida da força do membro fraturado e ADM. Com um aumento de força de 38,4% e aumento de 28,7% da ADM da semana 9 à semana 12 pós-fratura. Em comparação com apenas 4,4% e -1,8%, respectivamente, para controles durante o mesmo período. Não houve diferenças significativas na força ou ROM entre os grupos de treinamento e controle em 9 ou 26 semanas após a fratura. 

Os resultados fornecem uma pista para a existência de mecanismos únicos envolvidos na preservação dos efeitos da educação cruzada. Em comparação com os efeitos da educação cruzada que levam à melhoria funcional em condições normais. A nova evidência também sugere a utilidade do treinamento com contrações excêntricas como um estímulo potente para preservar a força em vários modos de contração. 

Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?

Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.

Para agendar fisioterapia clique aqui.

 Outros posts que podem te ajudar:

Guia nutricional para ajudar na consolidação da sua fratura

5 maneiras do osso colar mais rápido!

7 Alimentos que fazem osso colar mais rápido.

Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas

 

Ficou alguma dúvida sobre exercício Cross Education?? Então deixe um comentário que eu te respondo. Um abraço e até a próxima. 

marcelo damado medico
Dr Marcelo Damado – Médico – CRM SP 186691 – PR 44617

Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Categorias

Posts recentes:

Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia – Todos os Direitos Reservados • Contato: WhatsApp +55 11 98582-6166 ou no email [email protected]
Não atendemos emergência –  Responsável técnico médico: Dr. Marcelo Pigatto D`Amado – Médico – CRM-SP 186.691
Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia Ltda – CNPJ 31.790.418/0001-73