LEITE FAZ BEM PARA OS OSSOS?
Tudo que você precisa saber se o leite faz bem para os ossos
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva se o leite faz bem para os ossos.
EM RESUMO: Você sabia que o leite pode ajudar a controlar as bactérias do seu intestino e que isso pode melhorar a saúde do seu osso? Estudos mostram que uma microbiota intestinal regulada é muito importante para absorção do cálcio e vitamina d e e que o leite está diretamente relacionado com isso!
Esse artigo te explica sobre:
- Consolidação óssea;
- Leite e seus benefícios;
- Leite faz bem para os ossos;
O leite faz bem para os ossos
O consumo de leite e derivados é benéfico para todas as faixas etárias, mas especialmente para crianças e adolescentes. Ainda mais quando o desenvolvimento da massa óssea é dinâmico e atinge seu pico máximo. Leite e produtos lácteos são fontes não apenas de cálcio com alta biodisponibilidade, mas também de vitamina D e proteínas.
Antes de tudo pacientes com intolerância à lactose ou alergia ao leite de vaca devem evitar ou limitar o consumo de leite e produtos lácteos pois podem ter problemas como diarreia, dor abdominal e mal estar. Ainda mais se você sente isso depois de tomar leite, comer macarrão com molho branco, comer queijo ou pizza. Portanto você pode ter intolerância ou até alergia a leite, que é um pouco mais raro! A intolerância à lactose acontece por uma deficiência em uma enzima chamada lactase que quebra a lactose e facilita a digestão do leite. Agora para melhorar você pode parar de tomar leite de vaca e seus derivados, consumir produtos livres de lactose, ou então, tomar essa enzima para ajudar na digestão.
Acima de tudo para o tratamento e diagnóstico o ideal é que você procure um gastroenterologista e um nutricionista para te ajudar no consumo de alimentos e também melhorar a saúde do seu osso!
Quais os tipos principais de leite que existe?
A principio existem três tipos de leite que são os principais: o leite de vaca, o leite de plantas e o leite materno.
Leite Materno faz bem para o osso
O leite materno é um alimento ideal para bebês. As crianças devem ser amamentadas exclusivamente durante os primeiros seis meses de vida. E se possível essa alimentação com leite deve durar até os 2 anos de idade da criança. Ou seja o leite humano também é o alimento preferido para crianças com alergia ao leite de vaca.
A amamentação deve ser recomendada para crianças de um ano o, mais como um elemento da dieta, se desejado pela mãe e pela criança. No entanto, deve ser lembrado que a amamentação prolongada pode afetar negativamente a DMO da mãe.
Leite de plantas faz bem para o osso
Nos últimos anos, a disponibilidade de produtos vegetais, substitutos do leite de vaca, tem aumentado. Esses produtos são feitos de, entre outros, soja, arroz, aveia, amêndoas, coco e são chamados de leite vegetal ou bebidas vegetais. Portanto o leite que possui o teor de proteína mais semelhante ao do leite de vaca ocorre nas bebidas de soja. Por sua vez, o conteúdo de proteína no leite de arroz, aveia e amêndoa é muito baixo.
As bebidas vegetais contêm uma quantidade menor de ácidos graxos saturados e não contêm colesterol. Em contrapartida, os produtores frequentemente adicionam gordura e açúcar a esses produtos, o que pode aumentar o risco de distúrbios metabólicos. Além disso, as bebidas vegetais contêm uma menor quantidade de iodo, potássio, fósforo e selênio em comparação com o leite semidesnatado.
É importante dizer também que o leite de planta (soja, arroz, amêndoa e outros) não deve ser introduzido como alternativa ao leite de vaca para crianças menores de dois anos de idade. Ou seja, se você é vegetariano e consume somente esse tipo de leite normalmente você vai precisar de uma suplementação de vitamina d e cálcio!
Portanto uma das vantagem do leite de soja é que eles contêm isoflavonas, que apresentam afinidade com o receptor de estrogênio e protegem contra a perda de massa óssea.
Leite de vaca faz bem para o osso
Leite e produtos lácteos de vaca contêm proteínas, minerais e vitaminas, cujas necessidades de cálcio lácteo se correlacionaram positivamente com a DMO das crianças. Além disso, o leite pode conter bactérias e lactobacilos que podem regular melhor a flora intestinal. E também melhorar a absorção de cálcio e inclusive estimular a consolidação do osso. Pouco se sabe ainda sobre a função do intestino no corpo, mas se sabe que ele atua na inflamação e que deve ser cuidado principalmente se você está se recuperando de uma fratura.
A modificação benéfica da microbiota intestinal devido ao consumo de produtos lácteos pode aumentar a absorção de cálcio e a produção de ácidos graxos de cadeia curta e serotonina, que afetam diretamente o metabolismo ósseo.
Os produtos derivados de leite são uma boa fonte de cálcio e outros nutrientes com alta biodisponibilidade. Por exemplo três porções de produtos lácteos podem cobrir a necessidade diária de cálcio. De acordo com a recomendação para a população da América. Os adultos devem consumir três copos-equivalentes de laticínios sem gordura ou com baixo teor de gordura (1%) (incluindo leite, iogurte, queijo ou bebidas de soja fortificadas) por dia.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar:
Guia nutricional para ajudar na consolidação da sua fratura
5 maneiras do osso colar mais rápido!
7 Alimentos que fazem osso colar mais rápido.
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida se o leite faz o osso colar mais rápido? Então deixe um comentário que eu te respondo. Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617