TRATAMENTO COM CIRURGIA DA CABEÇA DO RÁDIO
SAIBA TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O TRATAMENTO COM CIRURGIA DA CABEÇA DO RÁDIO
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre o tratamento com cirurgia da cabeça do rádio.
EM RESUMO: A fratura da cabeça do rádio pode ser tratada com ou sem cirurgia, porém isso vai depender do tipo da fratura e se tem desvio. Por isso, caso seja tratada com cirurgia, pode ter vários tipos de estratégia para tratamento,
Esse artigo te explica sobre:
- O que é a fratura da cabeça do Rádio?
- Quais são os tipos de cirurgia da Cabeça do Rádio?
- Como são as cirurgias da cabeça do rádio?
O que é a fratura da cabeça do Rádio?
As fraturas da cabeça do rádio são muito comuns, pois ocorrem na região do cotovelo. Assim, elas podem ser tratadas sem cirurgia. Porém, ainda assim, dependendo se a fratura está com desvio ou impedindo o movimento de pronossupinação provavelmente você vai precisar de uma cirurgia para essa fratura. Portanto, caso você não consiga fazer esse movimento devido a dor em uma fratura sem desvio, então o seu médico pode te dar uma anestesia e fazer o teste para ver se o movimento realmente está bloqueado ou se acontece devido a sua dor.
Além desses motivos, você também pode precisar de cirurgia se você tiver uma fratura cominada. Isto é quando o seu osso quebra em muitos pedaços e também quando a fratura é associada a instabilidade do cotovelo com lesão ligamentar, ou ainda quando fica um pedaço de osso dentro da articulação. Se você tem qualquer um desses problemas, provavelmente você vai precisar de uma cirurgia!
Quais são os tipos de cirurgia da Cabeça do Rádio?
Existem diversos tipos de cirurgia que podem ser feitos e que variam de acordo com a sua fratura. São elas:
- Retirada artroscopia do fragmento;
- Retirada aberta do fragmento;
- Fixação da fratura com parafuso ou placa;
- Ressecção da cabeça do Rádio
- Prótese da cabeça do rádio
Independente do tratamento, é importante saber que as fraturas da cabeça do rádio não podem ser imobilizadas por muito tempo, pois quanto antes você poder movimentar seu cotovelo, melhor! Isso pois é uma articulação que não suporta a imobilização por longo prazo, por isso a média é que ele fique imobilizado de 14 a 21 dias, para evitar problemas como a rigidez do cotovelo.
Essa cirurgia é feita se a fratura tem desvio, sem cominuição e com bloqueio da pronossupinação ou associada com uma luxação. As fraturas com mais de 2mm de deslocamento e mais de 30% da superfície articular (um tipo 2 de Mason). Porém, ainda são controversas em relação ao tratamento e podem ser tratadas com ou sem cirurgia dependendo do caso!
Portanto, fazer a cirurgia em fratura mais complexas com mais de 3 fragmentos, depois da cirurgia ainda podem existir complicações como a não união, a osteonecrose, a falha da fixação e a perda de movimento do cotovelo. Assim, isso pode exigir outro procedimento para retirada do material ou até a colocação de uma prótese.
Como são as cirurgias da cabeça do rádio?
A primeira cirurgia que pode ser feita é uma rescisão do fragmento ósseo. Normalmente essa cirurgia ela é indicada para fraturas pequenas na cabeça do rádio, envolvendo menos de 25% da superfície articular, ou quando tem uma fratura pequena em que bloqueia a sua movimentação. Dessa forma, essa cirurgia pode ser feita por via aberta, que é quando o ortopedista faz um acesso com corte e chegar até o osso, ou ela pode ser feita por via artroscopia, por vídeo.
A segunda cirurgia é uma cisão completa da cabeça do rádio, então é retirado toda a cabeça do rádio. Assim, esse tipo de cirurgia pode ser considerado para fraturas com muitos fragmentos da cabeça do rádio. Portanto, é uma cirurgia raramente indicada.
A terceira cirurgia pode ser feita a fixação e redução da fratura por via aberta. Assim, faz uma incisão na parte lateral do cotovelo que da acesso a cabeça do rádio e em seguida é feita a fixação com placas ou parafusos, dependendo do tipo da fratura.
Contudo, outro tipo de cirurgia pode ser feita para fraturas da cabeça do rádio porém que não podem ser reconstruídas, é a prótese da cabeça do rádio, tambem chamada de artroplastia da cabeça do rádio. Entretanto, essa cirurgia pode ter complicações no longo prazo dependendo da idade do paciente e uma nova cirurgia mais tarde pode ser necessária.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Estresse Pós Traumático – O que é?
Fratura da Cabeça do Rádio – O que é?
Como Fazer Massagem com Gelo?
Anti-Inflamatório ou Antibiótico – Qual a diferença?
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre Como é o Tratamento cirúrgico do cabeça do rádio? Então deixe um comentário que eu te respondo. Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617