DISTENSÃO MUSCULAR O QUE É? QUAL É A CAUSA?
SAIBA TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE DISTENSÃO MUSCULAR
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre o que é a Distensão Muscular e qual a sua causa.
EM RESUMO: A lesão do músculo é causada pelo uso muito intenso da musculatura, ocorrendo principalmente em atletas. Dessa forma, o tratamento vai depender do grau da lesão, podendo ser de grau 1, 2 e 3.
Esse artigo te explica sobre:
- O que é a distensão muscular?
- Qual a causa?
- Como é feito o diagnostico e tratamento da distensão muscular?
O que é a distensão muscular?
A distensão muscular é muito comum em quem pratica exercícios físicos. Por isso, ela é uma ruptura das fibras musculares que formam o músculo, por conta do desgaste. Então, saiba que se você tiver uma lesão do músculo, normalmente vai sentir dor no local, sendo uma sensação de “estirar” a musculatura. Isso vai te causar dificuldade de se movimentar e de alongar o músculo na região que sobrou a lesão, e além disso, é comum ficar roxo o local.
As distensões musculares são divididas em três graus de acordo com a gravidade:
- O estiramento de pequena intensidade (grau 1 – lesão < 5% das fibras),
- A de grau 2 – moderada – lesão 5 < 50% das fibras
- Ruptura total do músculo (grau 3 – grave – lesão > 50% das fibras).
Qual a causa da distensão muscular?
A distensão muscular ocorre quando é realizado um esforço muito grande no músculo, sendo mais frequente durante corridas súbitas com sprints, como jogos de futebol, basquete, tênis, vôlei e qualquer outro esporte que exija muito da musculatura. Portanto, por mais que seja comum em atletas, esse problema também acomete os idosos e pessoas que realizam exercícios no seu dia a dia, porém principalmente em para aqueles ”atletas de final de semana”.
Como é feito o diagnostico e tratamento da distensão muscular?
Então, o diagnóstico pode ser clínico ou confirmado com a ultrassonografia e a ressonância magnética, porém depende do caso.
Portanto, o tratamento depende do grau da lesão do músculo. Assim caso seja casos leves, o repouso da região lesionada com o uso de bolsa de gelo por 20 minutos por 4 a 5x no dia e além disso junto com anti-inflamatórios é o suficiente. Por outro lado, caso seja lesões de graus 2, precisam ser tratadas com sessões de fisioterapia, realizando assim exercícios de alongamento e fortalecimento. No entanto, em casos de ruptura total muscular e dos tendões, pode ser necessário um procedimento cirúrgico para juntar novamente o músculo.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Câimbra – Saiba 8 fatores de risco
3 melhores remédios para a fibromialgia
Coca cola faz mal para os ossos?
Anti-Inflamatório ou Antibiótico – Qual a diferença?
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre O Que é Distensão Muscular? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617