ESTRESSE PÓS TRAUMÁTICO – O QUE É?

SAIBA TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O ESTRESSE PÓS TRAUMÁTICO

Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre o transtorno do Estresse Pós Traumático.

EM RESUMO: A síndrome Estresse Pós Traumático pode ser causada devido a um evento marcante e chocante vivenciado diretamente ou indiretamente. Assim, pode ser um acidente, um trauma, um assalto, guerra e etc. Portanto, ela pode se manifestar de diferentes maneiras, por isso é importante sempre buscar ajudar.

Esse artigo te explica sobre:

  • O que é a Síndrome do Estresse Pós Traumático?
  • Quais os Sintomas dessa Síndrome?
  • Pode ter algum problema associado? Existe Tratamento?

Síndrome do Estresse Pós Trauma

O que é a Síndrome do Estresse Pós Traumático?

Essa síndrome está presente em muitos pacientes depois de uma fratura em uma proporção que varia de 15-42% após 6 meses do acidente e ainda pode chegar até metade dos pacientes depois de 1 ano.

Essa síndrome ocorre após você ter sido exposto a um evento no qual tenha vivenciado diretamente ou testemunhado. Dessa forma, esse evento pode ter sido um acidente sofrido ou visto, pode também ser um assalto sofrido, ameaça de morte ou qualquer outra coisa marcante. Porém, o foco aqui vai ser em caso você tenha quebrado um osso. Assim, quando acontece uma fratura, você vivencia todo o impacto do resgate, atendimento hospitalar, tratamento, cirurgia se precisar, momento da recuperação e muitos outros fatores que podem contribuir para que você sinta e vivencie essa síndrome.

Quais os Sintomas do Estresse Pós Traumático ?

Então, normalmente a síndrome do transtorno do estresse pós-traumático pode se manifestar de 3 maneiras:

  1. A primeira é o que se chama de re-experiencia intrusiva, na qual você vai ter sonhos recorrentes, uma sensação de revivescência da experiência traumática como flashbacks e além disso angústia psicológica em resposta a lembranças do evento traumático.
  2. A segunda coisa que você pode ter é a Esquiva e o Entorpecimento. Assim, você vai fazer esforços para evitar atividades, lugares, memórias ou pensamentos associados ao evento traumático.
  3. A terceira coisa que você vai sentir é uma Hiperexcitabilidade. Com isso você vai ficar facilmente agitado, vai ter dificuldade para dormir, irritabilidade, dificuldade de concentração e resposta exagerada a uma coisa simples.

Entretanto, muitas vezes você pode não perceber esses sintomas, mas as pessoas que estão com você irão perceber isso nitidamente. Então, para que você seja diagnosticado com essa síndrome, é preciso ter vivido um evento traumático qualificado. Dessa forma, ele pode apresentar:

  • Um ou mais sintomas de intrusão,
  • 3 ou mais sintomas de esquiva/entorpecimento,
  • 2 ou mais sintomas de hiperexcitabilidade associados ao evento;

Portanto, tais sintomas persistem por mais de 1 mês e resultam em prejuízo à vida social ou ocupacional, dessa forma trazendo uma angústia clinicamente significativa.

Pode ter algum problema associado ao Estresse Pós Traumático ? Existe Tratamento?

Portanto, existem também a possibilidade de você ter junto com o o transtorno do estresse pós traumático, assim problemas como:

  • Depressão maior;
  • Problemas de abuso de drogas;
  • Distúrbios do sono;
  • Outras condições psiquiátricas em pacientes com trauma.

Contudo, essas condições podem dificultar o tratamento, porém não se preocupe, pois esse transtorno pode ser tratado com psicólogo, psiquiatra e a terapia da exposição ou até mesmo a terapia cognitivo comportamental. Portanto, não hesite em procurar ajuda, pois esse problema só tende a piorar.

Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?

Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.

 Outros posts que podem te ajudar
Estalar os dedos faz bem ou faz mal
3 melhores remédios para a fibromialgia
Não deixe de buscar um ortopedista
Anti-Inflamatório depois da fratura

Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas

Ficou alguma dúvida Sobre O Transtorno do Estresse Pós Traumático? Então deixe um comentário que eu te respondo.

Um abraço e até a próxima. 

marcelo damado medico
Dr Marcelo Damado – Médico – CRM SP 186691 – PR 44617

Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Categorias

Posts recentes:

Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia – Todos os Direitos Reservados • Contato: WhatsApp +55 11 98582-6166 ou no email [email protected]
Não atendemos emergência –  Responsável técnico médico: Dr. Marcelo Pigatto D`Amado – Médico – CRM-SP 186.691
Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia Ltda – CNPJ 31.790.418/0001-73