CÂIMBRA – O QUE É? SAIBA 8 FATORES DE RISCO
SAIBA O QUE É CÂIMBRA E 8 FATORES DE RISCO
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre o que é Câimbra e quais sãos 8 fatores de risco que aumentam as chances de ter uma.
EM RESUMO: A câimbra é uma contratura muscular involuntária que ocasiona dores. Portanto, a causa ao certo ainda é desconhecida, porém existem fatores de risco que podem aumentar a predisposição de ter uma câimbra.
Esse artigo te explica sobre o que é câimbra e quais seus fatores de risco:
- O que é Câimbra?
- Qual a causa para Câimbra?
- 8 Fatores de Risco para Câimbras
- Quando devo ir no medico?
O que é Câimbra?
As câimbras musculares são contraturas involuntárias dos músculos que acontecem de repente e não relaxam causando dor e dificuldade para você poder movimentar. Assim, saiba que as câimbras podem acontecer em qualquer músculo e elas podem envolver uma parte ou o músculo inteiro, ou ainda um grupo muscular.
Os grupos musculares mais comuns em que você mais pode ter uma câimbra são:
- Panturrilha (também conhecido como gastrocnêmio);
- Os músculos posteriores da coxa (conhecidos como isquiotibiais);
- Os músculos anteriores da coxa (conhecidos como quadríceps);
- Os músculos dos pés, mão, braço, abdômen e na caixa torácica também pode ter câimbras.
O que causa câimbra?
A causa exata da câimbra muscular ainda é desconhecida, entretanto existem 2 teorias que tentam explicar a causa das câimbras. São elas:
1 – A primeira teoria é que um alongamento inadequado e a fadiga muscular levam a anormalidade nos mecanismos de controle da contração muscular, assim levam as câimbras. Com isso, seria causado por um distúrbio no sistema neuromuscular com uma alteração no sistema nervoso, principalmente após a fadiga muscular que causaria a câimbra.
2 – A segunda teoria seria distúrbios hidroeletrolíticos, desidratação e perda de sais minerais. Dessa forma, acredita-se levar a formação de câimbras, principalmente em atletas que fazem exercícios físicos muito intensos ou que fazem o exercícios no calor. Além disso, em pessoas que não tem um bom condicionamento físico.
Entretanto, a causa exata das câimbras ainda é desconhecida.
8 Fatores de risco para câimbras
Então, saiba que algumas pessoas são predispostas a ter mais câimbras e a pode ter elas com qualquer exercício ou atividades simples do dia a dia. Por isso, para descobrir se você é uma dessas pessoas, abaixo tem 8 fatores de risco comuns em quem tem câimbras:
- 1 – Pessoas com um risco maior de câimbras normalmente são crianças e idosos acima de 65 anos.
- 2 -Excesso de peso;
- 3 – Exercícios ou trabalhos extenuantes;
- 4 – Exercícios em ambientes muito quentes → suor faz você perder sais minerais e água e isso pode levar a câimbra. —> beba muita água!
- 5 -Atletas de resistência (maratonistas e triatletas) → Os atletas são mais propensos a terem câimbras na pré-temporada e as câimbras costumam acontecer de 4 a 6 horas depois do exercício.
- 6 – Pessoas mais velhas que fazer esporte de resistência;
- 7 – Pessoas mais velhas são mais propensas a terem câimbras devido a atrofia muscular que acontece por volta dos 40 anos com o sedentarismo. Então, conforme ficamos mais velhos, os músculos não conseguem trabalhar mais com tanta força ou agilidade como antes, e assim acarretando em câimbras.
- 8 – Algumas medicações podem causar câimbras. → Diuréticos, diálise, remédios para colesterol.
Quando devo ir no médico?
Apesar da maioria das câimbras serem benignas, as vezes elas podem indicar alguma doença ou problema de saúde mais grave. Por isso, você deve ir ao médico se tiver um ou mais das coisas abaixo:
1 – Suas câimbras são muito fortes;
2 – Acontecem frequentemente;
3 – Não resolvem com medidas simples de controle ou não estão associadas com o exercício.
Portanto, se suas câimbras tem essas características que citadas acima, é importante que você procure um médico, pois elas podem ser causadas por problemas de circulação, nervos, metabólicos, hormonais, medicações ou nutricionais. Assim, as cãibras musculares podem ser parte também de muitas condições que podem ser leves ou graves, como por exemplo a esclerose lateral amiotrófica, Radiculopatia (hérnia disco com irritação nervosa ou compressão), estenose do canal vertebral, doença da tiroide, infecção crônica, ou até cirrose do fígado.
Por isso é importante fazer um diagnóstico e um tratamento específico para o seu caso!
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
7 Alimentos que Fazem o Osso Colar mais Rápido
Compressa de gelo – 5 maneiras de fazer
5 Dicas para Aproveitar Melhor a sua Recuperação
5 Maneiras de Fazer Compressa de Gelo
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre O que é Câimbra ou algum dos 8 Fatores de Risco? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617