TIPOS DE FRATURAS ÓSSEAS
SAIBA OS TIPOS DE FRATURAS ÓSSEAS
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre os tipos de fraturas ósseas.
EM RESUMO: Os tipos de fraturas ósseas podem varias, assim dependendo do da região que ocorreu, do tamanho da força e como ocorreu. Dessa forma, a causa é um dos fatores imprescindíveis para identificar o tipo e aplicar uma estratégia de tratamento adequada.
Esse artigo te explica sobre quais são os tipos de fratura óssea:
- Tipos de fraturas de acordo com a causa
- Tipos de fraturas de acordo com a região da fratura
Tipos de fraturas de acordo com a causa
Primeiramente, saiba que o osso pode quebrar de algumas maneiras. Por isso, para simplificar, é possível dividir as fraturas em 5 grupos de diferentes causas.
- Fratura ”Normal ” do osso: Pode ser completa ou incompleta e elas acontecem normalmente devido a acidentes, traumas e quedas.
- Fratura por Avulsão: Ocorre um ”arrancamento” (ocorre quando um músculo ou tendão ”arranca” uma parte do osso devido a uma força extrema). Sendo muito comum durante a prática de esportes
- Fratura por Estresse: É muito comum durante e prática de esportes, principalmente em corredores, em que o osso quebra devido ao uso excessivo. Também é muito comum pelo erro da técnica e falta de descanso para o osso se recuperar após uma atividade.
- Fratura por Fragilidade: Esse tipo de fratura é muito comum em idosos devido a osteoporose e diminuição da densidade mineral óssea.
- Fratura Patológica: Essa fratura acontece por existir alguma doença como por exemplo o câncer ou doença metabólica que altera a composição do osso, fazendo com que ele perca a resistência e quebre.
Tipos de fraturas de acordo com a região da fratura
O seu osso pode quebrar em diferentes regiões do osso, então dividimos essas fratura em 2 regiões principais do osso: fraturas dialisarias ou fraturas nas extremidades dos ossos.
Fraturas Diafisárias: As fraturas diafisárias acontecem no meio do osso e podem ser divididas em 3 tipos principais, assim dependendo do formato da fratura e da força que ocorrer para ela acontecer.
- Fraturas Diafisárias Simples: O osso quebra em apenas 2 partes, podendo ser: em espiral, oblíqua ou transversal.
- Fratura Diafisária em Cunha: O osso quebra em 3 partes, onde a terceira parte é uma cunha ou um triângulo de osso. Ela pode ser em cunha simples na qual o triângulo está intacto ou pode ser em vários fragmentos.
- Fratura Diafisária Multifragmentar: Nesse tipo de fratura o osso quebra em mais 3 partes.
Fraturas nas extremidades dos Ossos: Essas fraturas acontecem nas pontas dos ossos, sendo divididas em 3 grupos:
- Fraturas extra-articulares: São fraturas que não pegam na articulação.
- Fraturas parcialmente articulares: é um tipo de fraturas que ocorre em apenas uma parte da superfície articular.
- Fratura Completamente articular: É um tipo de fratura que fica dentro da articulação e existe uma disfunção entre a superfície articular e a fratura, ficando completamente separada da diáfise.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Fratura Exposta – O que é? Qual o Tratamento?
Fratura da Ulna – Saiba de 2 Tratamentos
Tipos de Fraturas do Fêmur
CFratura do Tornozelo – Quando Operar?
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre Quais São os Tipos de Fraturas Ósseas? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617