TIPOS DE FRATURA DO FÊMUR

SAIBA QUAIS SÃO OS TIPOS DE FRATURA DO FÊMUR

Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre os tipos de fratura do fêmur

EM RESUMO:   O tratamento adequado em casos ortopédicos, são sempre mais eficazes quando feito o quanto antes. Por isso, mesmo durante a pandemia, não deve deixar de buscar um ortopedista para qualquer problema, seja lesão ou fratura. Dessa forma, evitando maiores complicações.

Esse artigo te explica sobre os tipos de fratura do fêmur:

  • Introdução sobre tipos de fratura do fêmur
  • Tipos de Fraturas do Fêmur
  • Qual o tratamento mais comum para uma fratura do fêmur?

Tipos de Fratura do Fêmur

Fraturas do Fêmur de acordo com as regiões do osso

 

O fêmur é divido em 3 partes principais, que é as epífise ou extremidade distal,  epífise ou extremidade proximal e a parte do meio que se chama diáfise. Então, as fraturas diafisárias são mais comuns em jovens, enquanto as fraturas que acontecem na extremidade distal e proximal são mais comuns em idoses, porém tamb~em podem acontecer em pacientes mais jovens.

Assim a parte de cima do fêmur que se junta com o osso da bacia, fora a articulação do quadril. Com isso, nessa parte o fêmur é dividido em cabeça, colo do fêmur e a parta metafisária.

Tipos de Fraturas do Fêmur

Assim a parte de cima do fêmur que se junta com o osso da bacia, fora a articulação do quadril. Com isso, nessa parte o fêmur é dividido em cabeça, colo do fêmur e a parta metafisária.  Dessa forma, a fraturas podem ser denominadas

  • Fratura da Cabeça do fêmur
  • Fratura do Colo do Fêmur
  • Fratura transtrocanteriana → Essa fratura ocorre quando a parte da metáfise é fraturada, mais especificamente entre as duas estruturas chamadas de trocanteres, por isso chamada fratura transtrocanteriana.

Abaixo das estruturas chamadas de trocanter, tem a diáfise do osso do fêmur, que fica no meio do osso. Essa diáfise é dividida em 3, sendo o terço proximal a fratura que pode ocorrer no primeiro terço, terço médio e terço distal, sucessivamente.

Em seguida, temos a fratura que ocorre 5 cm abaixo do pequeno trocanter, que são as fraturas subtrocantéricas, ela é um tipo de fratura com tratamento mais complicado. E por fim, as fraturas do terço distal do fêmur, que acontecem na metáfise e na articulação. Essas fraturas podem ser intra-articulares, ou seja, acontecem dentro da articulação do joelho ou podem ser extra articulares.

Qual o tratamento mais comum para uma fratura do fêmur?

Atualmente 99% das fraturas que acontecem no fêmur são tratados com cirurgia. Porém, por existirem diversos tipos de fraturas, cada tipo possui uma estratégia especifica de tratamento. Dessa forma cabe ao médico avaliar e efetuar a melhor estratégia.

Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?

Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.

 Outros posts que podem te ajudar
Fratura do Fêmur – Porque operar?
Gesso na Perna: Por quanto tempo?
O 5 maneiras de o osso colar mais rápido
Fratura Exposta – O que é? Qual o Tratamento?

Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas

Ficou alguma dúvida Sobre Quais são os Tipos de Fratura do Fêmur? Então deixe um comentário que eu te respondo.

Um abraço e até a próxima. 

marcelo damado medico
Dr Marcelo Damado – Médico – CRM SP 186691 – PR 44617

Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Categorias

Posts recentes:

Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia – Todos os Direitos Reservados • Contato: WhatsApp +55 11 98582-6166 ou no email [email protected]
Não atendemos emergência –  Responsável técnico médico: Dr. Marcelo Pigatto D`Amado – Médico – CRM-SP 186.691
Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia Ltda – CNPJ 31.790.418/0001-73