FRATURA DO RÁDIO E DA ULNA – QUAL É O TRATAMENTO?
SAIBA COMO É O TRATAMENTO PARA FRATURA DO RÁDIO E DA ULNA
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre a fratura do rádio e da ulna e como é feito o tratamento.
EM RESUMO: O antebraço é formado pelos ossos do rádio e da ulna. Com isso a fratura do rádio e da ulna são fraturas complicadas, que precisam de cirurgia para garantir um tratamento adequado e evitar que o osso cole torto. Além disso, é preciso tomar as medidas necessárias para evitar complicações.
Esse artigo te explica sobre a fratura do radio e da ulna e como é o tratamento:
- Anatomia do antebraço;
- Por que o Tratamento deve ser feito com cirurgia?
- Como é a cirurgia?
- Como é o pós-operatório? O que é normal sentir?
Anatomia do Antebraço
O antebraço é formado por dois osso, que são o rádio e a ulna. Então, a ulna se junta com o úmero na altura do cotovelo e é o principal responsável pelo movimento de flexão (dobrar) e extensão (esticar) do antebraço. O rádio por sua vez também se articula com o úmero, mas sua função é diferente, pois é responsável pelo movimento de pronossupinação.
Na figura acima, é possível ver os ossos citados. Existem também vários ligamentos entre esses ossos, como ligamentos no cotovelo e ligamentos que ligam o rádio e ulna, em especial a membrana intereróssea. Além disso, existem músculos, tendões, vasos e nervos, por isso que o tratamento da fratura da ulna e do rádio tendem a ser complexas, e assim aumentando a chance de lesionar alguma dessas estruturas, seja pela fratura ou pela cirurgia.
Por que o Tratamento deve ser feito com cirurgia para fratura do rádio e da ulna?
Sabendo que o antebraço funciona como uma articulação, torna uma fratura mais difícil de lidar, por isso é necessário a cirurgia para tratar. Com isso, a cirurgia permite um movimento precoce e também uma cicatrização mais adequada, sem a formação do calo ósseo e com os ossos retos (alinhados). Assim, gesso como forma de tratamento, além de deixar rígido uma área articular, pode acontecer de o osso colar torto. Além disso, existe uma complicação chamada de sinostose, que é quando ocorre uma calcificação da membrana intereróssea e assim ocorre o bloqueio do movimento, causando sequela, dificultando o tratamento.
Além disso, depois da cirurgia é possível movimentar o antebraço, porém não pode carregar peso e nem efetuar o movimento de flexão.
Como é a cirurgia para fratura do radio e da ulna?
Então, a cirurgia é realizada através de 3 acessos principais ao antebraço, um no lado da ulna e depois para o rádio, que vai depender da altura da fratura.
Portanto, no geral é colocado uma placa chamada DCP e parafusos, sendo que atualmente já existem placas mais modernas que tem um contato com osso menor. Porém, em alguns casos também pode ser utilizados parafusos fora da placa para unir os ossos em fraturas que tem mais de um fragmento. Assim, a cirurgia dura cerca de 2 horas e é feita para um ou dois ossos.
Como é o pós-operatório? O que é normal sentir?
No pós operatório normalmente não tem necessidade de ficar com tala, apenas curativo que deve ser feito diariamente. Sendo que os pontos são retirados com 14 dias. Então, no dia seguinte a cirurgia você já deve começar a fisioterapia e os movimentos. Dessa forma, é possível movimentar o cotovelo, antebraço ou punho sem nenhum problema, porém a única coisa que não pode fazer é forçar o antebraço até o seu osso colar.
Entretanto, é normal nos primeiros dias inchar, sentir dor e dificuldade para movimentar, mas com o tempo isso vai melhorando. A dormência e choque nos dedos podem ser comum, devido a manipulação dos nervos, mas isso tende a melhorar.
Portanto, saiba que e se estiver saindo secreção ou liquido após 3 a 5 dias, procure novamente o seu médico. Contudo, a cicatrização ocorre em uma média de 8 semanas. Porém, siga as orientações do seu médico.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Fratura do Boxeador – O que é? Como é o Tratamento?
Quanto tempo demora para o osso colar?
O osso não está colando – Por Que?
Como ocorre a consolidação óssea
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre a Fratura do Rádio e da Ulna? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617