PISAR AJUDA O OSSO A CONSOLIDAR?

SAIBA SE PISAR AJUDA OU NÃO O OSSO A CONSOLIDAR

Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre se pisar ajuda o osso a consolidar mais rápido.

EM RESUMO:  A consolidação óssea é um processo que vai depender do paciente durante a recuperação e do tratamento utilizado para tratar o caso dele. Por isso, existem cuidados a serem tomados para garantir uma recuperação excelente. Então, uma duvida comum entre pacientes é se pisar ajuda o osso a consolidar, e a resposta é sim. Porém precisa que o médico tenha permitido isso e a carga de peso que vai estar sendo aplicada no local.

Esse artigo te explica se pisar ajuda o osso a consolidar ou não:

  • Pisar ajuda o osso a consolidar? 
  • Quando você pode começar a pisar?
  • Porque não posso sair pisando?

 

Pisar ajuda o osso a colar

Pisar ajuda o osso a consolidar? 

Sobretudo, a resposta é sim, pisar ajuda o osso a consolidar! Isso porque o osso é uma estrutura viva, dessa forma, quando pisa, acaba por estimular ele. 

Com isso, imagine um músculo, ele tende a se desenvolver quando é exercitado, e isso ocorre com o osso também, sendo assim quem o utiliza mais, terá maior massa óssea. Assim, essa capacidade do osso de ficar mais forte com a carga e ser capaz de se remodelar se chama lei de Wolf e é muito importante na cicatrização óssea.  Portanto, cuidado, pois só é possível pisar com a permissão do seu médico, assim isso vai depender o tipo de fratura que você teve e o tipo de tratamento.

Quando você pode começar a pisar?

A resposta correta é depende do tipo de fratura e do tratamento utilizado, pois existem alguns tratamentos que permitem pisar e outros não. Dessa forma, o tipo de tratamento que conseguir garantir a estabilidade suficiente pra suportar certa carga de peso, irá então permitir o paciente pisar ou não.

Então, no caso do gesso, existem alguns que permitem pisar e outros não, assim isso vai depender do tipo de fratura. Porém, geralmente após 4 a 8 semanas, caso esteja com um gesso que não pode pisar, é posto um que permite pisar por ter tido uma certa cicatrização óssea e o gesso garantir maior estabilidade.

No caso de cirurgias, quando se usa hastes intramedulares, dependendo da fratura, permitem uma descarga de peso, podendo assim pisar devagar, sem forçar. No caso de placas e parafusos, também vai depender do tipo de fratura e se o tratamento garanta estabilidade suficiente para a descarga de peso.

Contudo, confie no seu médico, pois ele conhece o seu caso e sabe quando pode começar a pisar. Porém se fizer isso antes da hora, pode acontecer de a placa por exemplo quebrar ou até entortar.

Porque não posso sair pisando?

Não pode sair pisando após gesso ou uma cirurgia por conta da falta de estabilidade óssea. Além disso, é preciso imobilizar e gerar pouco movimento no local para as células trabalharem e cicatrizar o osso. Portanto, depende do tipo de tratamento, pois alguns gessos e cirurgias garantem essa estabilidade. Já em outras é preciso aguardar a liberação do médico.

 

Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?

Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.

 Outros posts que podem te ajudar
Acho que quebrei um osso – O que fazer?
Quanto tempo demora para o osso colar?
O osso não está colando – Por Que?
Como ocorre a consolidação óssea

Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas

Ficou alguma dúvida Sobre se Pisar Ajuda o Osso a Consolidar Mais Rápido? Então deixe um comentário que eu te respondo.

Um abraço e até a próxima. 

marcelo damado medico
Dr Marcelo Damado – Médico – CRM SP 186691 – PR 44617

Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Categorias

Posts recentes:

Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia – Todos os Direitos Reservados • Contato: WhatsApp +55 11 98582-6166 ou no email [email protected]
Não atendemos emergência –  Responsável técnico médico: Dr. Marcelo Pigatto D`Amado – Médico – CRM-SP 186.691
Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia Ltda – CNPJ 31.790.418/0001-73