FRATURA DO BOXEADOR: O QUE É? QUAL O TRATAMENTO?
SAIBA O QUE É A FRATURA DO BOXEADOR | FRATURA DO QUINTO METACARPO E COMO É FEITO O TRATAMENTO
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre a Fratura do Boxeador.
EM RESUMO: A fratura do boxeador tem esse nome por ocorrer muitas vezes após um soco dado da maneira errado e em uma superfície dura. Portanto, o tipo do tratamento vai depender do desvio que teve, podendo variar do uso da tala para o tratamento cirúrgico.
Esse artigo te explica o que é a fratura do boxeador de forma clara e objetiva:
- O que é a fratura do boxeador? E por que ela tem esse nome?
- Como você pode prevenir essa fratura?
- O que você sente se tem essa fratura?
- Como é o tratamento? Será que precisa de cirurgia?
O que é a fratura do boxeador? E por que ela tem esse nome?
A fratura do boxeador é uma fratura que acontece no colo do 5 metacarpo, na qual é popularmente chamado de ”dedinho” da mão. Com isso, saiba que essa é uma fratura muito comum, principalmente entre homens, e o nome boxeador vem por ocorrer normalmente com um soco.
Então, por que ocorre quando se dá um soco?
Saiba que quando se dá um soco, é importante bater com o segundo e o terceiro metacarpos, pois são mais duros e resistentes. Além disso, é importante socar algo que não seja tão duro e possa se movimentar, como um saco de pancada.
Portanto, quando se soca uma parede, principalmente com a região errada da mão, como o 4º e 5º metacarpos, o osso não aguenta a força aplicada e acaba quebrando.
Como você pode prevenir essa fratura?
Essa fratura pode ser prevenida com você e seu autocontrole! Isso pois quando estiver nervoso, tenha calma e não soque a parede!
Se você precisa socar alguma coisa, tente um saco de pancada, um travesseiro ou colchão, isso é, algo mais macio e com a região mais interna da mão. Dessa forma, utiliza o 4º e 5º metacarpos.
Portanto, evite brigas e agressões físicas, um soco quando feito de mal jeito pode quebrar a mão também de quem está socando. Saiba que é muito comum a fratura do 5º metacarpo nas pessoas envolvidas em brigas. Além de outras possíveis lesões e prejuízos desnecessárias para a vida dos envolvidos.
O que você sente se tem essa fratura?
Caso você tenha essa fratura, vai sentir muita dor depois de ter dado o soco, principalmente na lateral da mão. Além disso, vai inchar a mão e dores para abrir e fechar os dedos.
Portanto, caso você tenha dado um soco e esteja sentindo algo do que falei acima, procure um hospital e consulte um ortopedista pare realizar o raio x e ter o diagnostico e tratamento adequado.
Como é o tratamento? Será que precisa de cirurgia?
O tipo de tratamento vai depender do desvio do osso, cabendo ao ortopedista avaliar o caso.
Para o osso ser posto no lugar, é realizado uma manobra chamada de manobra de jahss. Nessa manobra, o médico dobra o dedo do paciente, traciona e empurra a cabeça do metacarpo para o seu lugar.
Então, caso a angulação do desvio seja de até 35 graus, pode ser aceitável tratamento com apenas tala ou gesso por média de 5 semanas. Portanto, caso seja a tala, é importante não retirar a tala e ter o acompanhamento médico, pois a fratura ainda pode desviar.
Caso o desvio seja maior que o permitido, o tratamento é cirúrgico, com a introdução dos fios de kirschner ou placa e parafusos. A vantagem das placas e parafusos é que o movimento pode ser liberado logo após a cirurgia, havendo uma reabilitação mais rápida. Porém, isso vai depender do caso do paciente e do médico que irá opera-lo.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Bandagem na mão: Vantagens e Desvantagens
Diferença de contusão, luxação e fratura
Estalar os Dedos faz bem ou faz mal?
Tratamento com Gesso da fratura do punho
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre O Que É a Fratura do Boxeador? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617