QUAL O MELHOR TRAVESSEIRO PARA VOCÊ?
SAIBA COMO ESCOLHER O MELHOR TRAVESSEIRO PARA VOCÊ
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre como escolher o melhor travesseiro para você dormir melhor.
EM RESUMO: O travesseiro adequado é tão importante quanto a cama. Por isso, o travesseiro ideal deve ser avaliado de acordo com a posição de dormir, o material dele e além disso até o formato.
Esse artigo te explica como escolher o travesseiro ideal para você:
- Quando trocar de travesseiro?
- Qual o melhor travesseiro de acordo com a posição que você dorme?
- Como escolher o material dele?
- Qual o melhor formato de travesseiro para você?
Quando trocar de travesseiro?
Como regra geral, os travesseiros de cama devem ser substituídos após 18 meses. Isso porque com o tempo os travesseiros tendem a ir desgastando. Porém, existem materiais como o látex ou espumas especiais que duram mais, porém ainda é preciso troca-los. Então, veja esse raciocínio, se o travesseiro é utiliza de 7 a 8 horas pro noite, serão 2500 horas por ano. Portanto, após certo tempo, a espuma passa a não possuir a mesma qualidade e dar o suporte que você precisa para uma boa noite de sono.
Contudo, você pode obersevar algumas mudanças no seu travesseiro para saber quando é a hora de trocar, como por exemplo: se ele já possui o formato da sua cabeça e se você aperta-lo e ele não voltar ao formato inicial.
Qual o melhor travesseiro de acordo com a posição que você dorme?
As três posições principais de como você dorme são: barriga para baixo, de lado ou de costas para o colchão.
Então, para quem dorme de barriga para baixo, irá precisar de um travesseiro macio, razoavelmente plano e fino. Isso porque precisa ser macio e fino para que pescoço fique mais alinhado com a coluna.
Em seguida, para quem dorme de costas para o colchão, precisa de um travesseiro com espessura media. Isso porque o grosso vai empurrar sua cabeça muito para frente, podendo acarretar problemas ortopédicos e não muito fino e macio para sua cabeça não simplesmente afundar no colchão.
No entanto, caso a posição de dormir seja de lado, precisa de um travesseiro alto e firme, para fornecer maior apoio para o seu pescoço, deixando assim a cabeça alinhada com o seu tronco.
Entretanto, se você é uma pessoa que dorme em mais de uma posição, isso é sono misto. procure um travesseiro que seja de espessura média e um pouco mais macio para que possa ser usado confortavelmente em diferentes posições
Como escolher o material do travesseiro?
Cada tipo de travesseiro oferece um benefício diferente, é importante prestar atenção na sua espuma, a fim de identificá-lo como macio, médio ou firme, porém é uma escolha pessoal. Espumas macias tendem a afundar um pouco mais a cabeça, enquanto que as firmes tendem a sustentar mais. Por isso, se for uma pessoa que sente muito calor ou transpira muito durante a noite, é aconselhável ainda verificar ainda o seu conforto térmico. Os alérgicos também devem prestar atenção à composição e a proteção antiácaro do produto.
Então, temos 4 tipos de materiais principais utilizados nos travesseiros:
1- Travesseiro de pena: mais fofo e maior durabilidade, porém, pode causar alergias.
2- Travesseiro de algodão: Esse material é bom para alergias, pois não são suscetíveis a ácaros ou mofo. Porém, a maioria dos travesseiros de algodão são bem firmes, e assim ruim para quem dorme de barriga para baixo.
3- Travesseiro de látex: Os feitos de látex são bons para quem sofre de alergias, isso pois são resistentes a fungos. Ainda mais, eles tendem a ser mais frios e a espuma elástica proporciona melhor ajuste a cabeça e ao pescoço. Contudo, eles são mais firmes e mais duros, podendo ser mais pesados e caros.
4- Travesseiro de espuma sintética de memoria: Esse tipo fornece bom suporte, principalmente para quem tem problemas no pescoço, mandíbula ou ombro. Isso porque eles tem bastante vida útil e moldam os contornos de sua cabeça ou pescoço. Porém, o material por ter alta densidade, ele pode ser ruim para quem sente bastante calor.
Qual o melhor formato de almofada para você?
Para finalizar, quando ao formato ideal para você, temos vários tipos, abaixo estão alguns exemplos:
Travesseiro posicional: Um travesseiro posicional é um travesseiro minúsculo em forma de n que afirma ajudar as pessoas com apneia do sono a ficar na posição ideal. Ele também ajuda a reduzir as oscilações e viradas durante a noite.
Travesseiros Cervicais: fornecem firmeza extra na parte inferior do travesseiro, a fim de fornecer suporte para o pescoço. Existem estudos que dizem que esses travesseiros ajudarão a reduzir a tensão no pescoço e dores de cabeça, no entanto, não há pesquisas suficientes para sustentar essa afirmação.
Almofadas anti-ronco: afirmam ajudar a posicionar a cabeça de forma que as vias aéreas permaneçam abertas, levantando o queixo para longe do peito. Eles não são úteis quando se trata de ronco, mas certamente pode utilizar se achar que são confortáveis.
Almofadas frescas: São projetadas para incluir recheios que absorvem o calor da cabeça para mantê-lo se sentindo fresco
Almofadas de oxigênio: são projetadas para promover a circulação de ar, o que visa ajudá-lo a respirar mais livremente e profundamente enquanto dorme.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
O que é Hérnia de Disco?
Dor no nervo ciático – Quais as causas?
Quais as causas do torcicolo?
Quais os tratamentos para dor no nervo ciático?
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre Como Escolher o Travesseiro Certo para você? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617