COMO OCORRE A CONSOLIDAÇÃO ÓSSEA?
SAIBA COMO O OSSO COLA (COMO OCORRE A CONSOLIDAÇÃO ÓSSEA)
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre como ocorre a Consolidação Óssea.
EM RESUMO: A consolidação óssea ocorre em etapas, na qual a primeira é a hemorrágica, depois o calo mole, em seguida o calo duro e por fim a remodelação óssea. Somente a partir da fase hemorrágica será determinado o tipo de cicatrização que irá ocorrer.
Esse artigo te explica como ocorre a consolidação óssea :
- O que acontece com o osso quando ele quebra?
- Como é o inicio da cicatrização do osso?
- Como o osso consolida?
O que acontece com o osso quando ele quebra?
Primeiramente, saiba que quando você quebra um osso, isso significa que esse osso perdeu totalmente ou parcialmente a continuidade da sua estrutura, ou seja se separou em dois ou mais pedaços. Isso causa dor e a perda da capacidade de sustentar o seu peso, ou seja, você não consegue mais usar a estrutura fraturada.
Entretanto, quando se quebra um osso não significa que machucou somente o osso, mas os tecidos que envolvem esse osso. Dessa forma, pode ter lesionado músculos, tendões, vasos sanguíneos e até nervos. Portanto, essas partes são muito importantes para uma boa cicatrização do osso e são levadas em conta para se definir o tratamento.
Como é o inicio da consolidação óssea?
Sobretudo, a primeira fase da cicatrização do osso é é chamada de hemorrágica, pois os vasos lesionados causam o sangramento no osso.
Então, a partir dessa fase o tratamento realizado pelo seu médico vai dizer qual será o tipo de cicatrização que vai acontecer. Dessa forma existem duas possibilidades para o osso consolidar e elas dependem da estabilidade que o tratamento vai então causar no osso. Por isso, para o osso consolidar ele precisa ficar estável e os pedaços próximos uns aos outros.
Então, quando as partes quebradas ficam grudados um com o outro, e além disso com um parafuso ou placa que não permite quase nenhum movimento acontece, isso se chama de consolidação primária. Então, nela o traço da fratura vai sumindo com o tempo e assim o osso é formado e modelado de dentro para fora. Esse princípio chama-se de estabilidade absoluta.
No entanto, nesse caso não existe a formação de calo ósseo. Por isso é utilizado principalmente em fraturas que acontecem nas articulações como joelho, cotovelo, antebraço e tornozelo. Isso é, com cirurgia e acesso ao osso fraturado, pois já permite uma movimentação no dia depois da cirurgia.
Quando os ossos fraturados ficam próximos um do outro, ainda assim ocorre com certo movimento entre eles e por isso existe a formação de calo ósseo. Dessa forma, irá então ocorrer a cicatrização clássica. Por isso, essas fraturas são tratadas com gesso, fios de kirschner, hastes intramedulares e algumas placas. Esse princípio se chama de estabilidade relativa.
A vantagem desses tratamentos é utilizar uma técnica pouco invasiva e utilizar o osso e os tecidos em volta para ajudar na regeneração do osso. Esse princípio é utilizado em fraturas que acontecem no meio dos ossos longos, região chamada de diáfise.
Como o osso cola (como ocorre a consolidação óssea)?
A fase de cicatrização do calo ósseo é divida em 4 fases que acontecem em uma ordem crescente. Dessa forma quando o osso quebra e então existe um sangramento. Esse sangue forma o hematoma fraturario e uma resposta inflamatória com células que iniciam o processo de consolidação. Portanto, essas são os dois primeiros processos, o de formação do hematoma e a fase inflamatória, que acontecem logo após a fratura e o seu tratamento.
Depois disso, com aproximadamente 14 dias, começa a formação do calo ósseo, que inicia pela formação de cartilagem. Porém, ela não aparece no raio x e não é forte o suficiente para segurar totalmente o osso. Por isso o paciente devem permanecer com o gesso, caso esteja fazendo o tratamento. Por volta da 4 ou 6 semana o calo começa a ser visto na radiografia e se inicia a chamada formação do calo duro com a ossificação do osso e aumento da resistência. Nesse período o gesso já pode ser retirado ou substituído por uma órtese. Porém, essa órtese pode ser substituída na formação do calo cartilaginoso dependendo do local dessa fratura.
Após a formação do calo, vem a fase de remodelação do calo e do osso. Essa fase pode durar até 2 anos e a resistência no osso é igual ao próprio osso no final dessa fase.
Dentro dos primeiros 6 meses aproximadamente, o osso pode quebrar no mesmo lugar. Isso ocorre principalmente em crianças ou adultos que apresentam atraso na consolidação pela resistência no calo poder ser menor. Os tratamentos são essenciais para uma boa recuperação e consolidação do osso.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Radiografia: Exame de Raio X
Como saber se seu osso está colando
Quanto tempo demora para o osso colar?
Posso tirar o gesso antes da hora?
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre Como ocorre a consolidação óssea? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617