FRATURA DE PATELA – O QUE É? COMO OCORRER? QUAIS OS TIPOS?
SAIBA COMO OCORRE AS FRATURAS DE PATELA E QUAIS OS SEUS TIPOS
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre a fratura de patela.
EM RESUMO: A fratura de patela prejudica diretamente as atividades diárias da pessoa acometida. Existem muitos tipos de fraturas de patela, sendo ela desencadeadas por traumas direto, pancadas, torção e outros causas. Com isso, cada tipo de fratura define como vai ser o tratamento e a recuperação.
Esse artigo te explica como voltar a andar depois da cirurgia ou do gesso:
- O que é a patela e a sua importância para a perna?
- Como se quebra a patela?
- Quais são os tipos de fratura de patela?
O que é a patela e qual a sua importância para a perna?
A patela é o maior osso dentro de um tendão que existe no corpo humano e ela fica no joelho, entre o músculo quadríceps e o tendão patelar.
A principal função da patela é aumentar a força para você conseguir esticar o joelho, que é justamente a função do músculo quadríceps. Além disso, ela também ajuda na nutrição da cartilagem do joelho e assim protege o fêmur no joelho contra batidas.
Portanto, um bom funcionamento da patela é fundamental para que você possa caminhar, correr, se agachar e realizar todas as atividades do dia a dia, por isso o tratamento adequado deve ser indicado de maneiro certeira.
Como se fratura a patela?
Para facilitar, leia a história de 3 pacientes abaixo. Atenção, o nome é desses pacientes é meramente ilustrativo.
O primeiro paciente é o Pedro, tem 22 anos, estava andando de moto e então teve uma fratura de patela após bater o joelho diretamente em um objeto que estava parado. Dessa forma, ele teve uma fratura completa em estrela da patela, com exposição do osso e ferida na pele, ou seja, uma fratura exposta.
O segundo paciente é o Senhor Wilson, que tem 35 anos, estava praticando a sua corrida diária, quando tropeçou. Com isso, ele sentiu uma dor no joelho e não conseguiu mais esticar o seu joelho. Então, após a avaliação na emergência, ele não conseguia mais esticar a perna e podia ver um buraco no joelho e um espaço entre os dois ossos da patela.
O terceiro paciente é o Wagner, que tem 29 anos, praticante de crossfit que durante o treino caiu e bateu o joelho. Então, depois disso não conseguiu mais treinar devido a dor e além disso a dificuldade para movimentar o joelho.
Como você pode ver, existem varias maneiras de machucar o joelho. Por isso, cada uma produz um tipo de lesão e de fratura, que então apresentam diferentes tratamentos.
Quais são os tipos de fratura de patela?
Primeiramente, vale dizer que as fraturas podem ser expostas ou fechadas. Além dessa classificação, é assim avaliado as fraturas com desvio e sem desvio.
Na figura abaixo, temos os tipos de fraturas de patela. Com isso, começando com a transversa, que corta a patela ao meio, dessa forma, ela pode ser sem desvio, quando não ocorre a separação do osso e com desvio, que é então quando o osso se separa (é o caso representado pela figura). Então, nesse tipo de fratura é o caso do senhor Wilson.
Em seguida, tem o tipo de fratura que pode acontecer é nas pontas da patela. Assim, essas fraturas podem acontecer tanto no polo superior quanto no polo inferior. Na figura, está representando do polo inferior.
As fraturas também podem ser em estrela, como no caso do Pedro, que estava andando de moto, em que também pode ser chamada de multifragmentada, que pode ainda ser sem desvio em que os ossos estão juntos, ou com desvio, em que os ossos estão separados.
A fratura também pode ser vertical em que corta a patela ao meio em duas partes uma lateral direita e outra esquerda, que pode ser chamada de lateral e medial.
Por fim, a fratura ainda pode acontecer na parte articular, que pode ser difícil de diagnosticar e causa bastante dor e incomodo ao paciente.
Portanto, como você pode perceber existem vários tipos de fraturas e que podem acontecer em combinação com mais de um tipo. Relembrando os tipos de fraturas de patela podem ser:
- Transversa
- Polo superior
- Polo inferior
- Multifragmentada (em estrela) com ou sem desvio;
- Vertical;
- Osteocondral;
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Gesso na perna por quanto tempo?
Quais os tratamentos para fratura da tibia?
Bursite – O que é? Onde pode ocorrer?
Inchaço depois da fratura é normal? o que devo fazer?
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre a Fratura de Patela? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617