5 DÚVIDAS COMUNS DE FRATURA DO TORNOZELO
SAIBA 5 DÚVIDAS COMUNS IMPORTANTES SE VOCÊ FRATUROU O TORNOZELO
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre 5 dúvidas importantes que você deve saber se teve uma fratura ou entorse do tornozelo.
EM RESUMO: O tratamento para fratura do tornozelo vão variar de acordo com o tipo de fratura e qual tratamento foi utilizado. Sendo assim, o tratamento podendo ser feito com cirurgia ou sem, utilizando um imobilizador. O tipo de tratamento irá interferir quando será possível voltar a pisar e até mesmo na dor e no inchaço.
Esse artigo te explica 5 dúvidas comuns de fratura do tornozelo:
- Qual o melhor tratamento para você?
- Pode pisar? Se não, quanto tempo demora para poder pisar?
- Quando que vai melhorar a dor?
- É normal ficar inchado?
- Existe chance de ter sequelas?
5 dúvidas Comuns da Fratura do Tornozelo
Qual o melhor tratamento para fratura do tornozelo?
Existem mais de 27 tipos de fraturas diferentes e combinações que você pode quebrar. Dessa forma, para cada tipo de fratura existe um tipo específico de tratamento e cirurgia para ser feito. Então, a sua fratura de tornozelo pode ser tratada sem cirurgia, ou seja , apenas com o uso do gesso por um período de aproximadamente oito semanas. Além disso, pode ser tratada com cirurgia, que é o tratamento mais comum.
A cirurgia é indicada para fraturas com desvio, isso é quando quebrar o osso e ele tiver saído do lugar. Assim, a cirurgia nessa fratura é muito importante pois é nela que afeta uma articulação e sustentação do peso, então se deixar os colar torto pode te trazer mais prejuízo e maior chance de sequelas. Por isso, é importante que você confia no seu médico. Então, se você tem dúvidas em relação melhor tratamento para o seu caso, acesse o link no final desse post. Por fim, para tratar fraturas com desvio, os tratamentos podem variar desde fixadores externos, até placas e parafusos de diferentes tamanhos e tipos.
Pode pisar? Se não, quanto tempo demora para poder pisar?
Em relação a pisar, normalmente se você foi tratado com apenas com gesso deve ficar sem pisar por pelo menos 8 semanas e e através de um processo gradual, vai começado a pisar quando estiver com a bota ortopédica. Caso você foi operado, dependendo do tipo de fratura e do tipo de placa e parafuso utilizado, a carga pode ser liberada um pouco mais cedo. Entretanto, você deve esperar um tempo para pesar que pode variar de duas até oito semanas com gesso.
A grande vantagem da cirurgia é que o seu movimento do tornozelo já é liberado após a cirurgia ou então logo depois da cicatrização da ferida e a retirada dos pontos, então assim você poderá iniciar a fisioterapia e recupere seus movimentos bem mais rápido do que com tratamento com gesso
Quando que vai melhorar a dor?
Você que teve uma fratura de tornozelo com certeza doeu muito, e essa dor normalmente irá melhorar com a imobilização, como por exemplo: gesso e tala. Depois da cirurgia, o ideal é que você não sinta dor, o ideal é sentir apenas um incômodo nos primeiros três dias ou até na primeira semana.
Entretanto, se passou desses dias e você ainda está sentindo dores, alguma coisa está errada. Isso pode ser fruto de alguma complicação durante a cirurgia ou a medicação você está tomando não está fazendo efeito. Por isso, sentir um pouco de incômodo e dor durante a sessões de fisioterapia é normal, mas essa dor é uma dor normalmente suportável e quando precisar de alguma medicação, o ideal é ser um analgésico bem fraco. Portanto, caso a sua dor tiver mais forte que isso tem alguma coisa errada e por isso é bom você procurar o seu médico em fazer um retorno.
Quinta dúvida comum: É normal ficar inchado após fratura do tornozelo?
O inchaço no tornozelo é normal, principalmente depois que você retira o seu gesso ou então nos dias seguintes a cirurgia. Por isso, esse inchaço vai diminuindo com o tempo, isso conforme você volta a andar e faz a fisioterapia. Dessa forma, esse inchaço pode ser causado por quatro coisas:
A primeira é a própria fratura e lesão das partes moles em volta que lesiona tanto as veias, vasos linfáticos e a musculatura.
A segunda é a própria cirurgia que também causa uma certa lesão e resposta inflamatória aumentando inclusive o inchaço.
A terceira causa é a imobilização que dificulta o retorno venoso e faz com que o sangue fique preso.
A quarta causa é ficar com a perna abaixo do nível do coração. Por isso, para diminuir esse inchaço você deve ficar com a perna para cima acima do nível do coração e fazer a fisioterapia quando liberado pelo seu médico.
Existem chances de ter sequelas após fratura do tornozelo?
Sim, existe! A fratura do tornozelo pode causar dor crônica, inchaço, infecção (principalmente em pacientes diabéticos e que fumam), artrose e desgaste da articulação, trombose venosa profunda e entre muitos outros problemas.
Caso tenha alguma dúvida além dessas 5 ou queira uma avaliação especifica para sua fratura do tornozelo:
Caso você tenha interesse em marcar uma consulta comigo ou participar do meu programa completo de recuperação PÉ e TORNOZELO, acesse os links abaixo:
Especialmente desenvolvido para: Entorse / Fratura de Pé ou Tornozelo
Link da inscrição: http://segundaopiniaomedicabrasil.com.br/vendaspetornozelo
Se desejar uma consulta com o Dr Marcelo Damado agenda já:
http://www.segundaopiniaomedicabrasil.com.br/consulta
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Fratura do Tornozelo – 5 Coisas que você não pode fazer!
5 Exercícios para pé e tornozelo
Quais os tipos de fratura do tornozelo
Como voltar a andar depois de uma fratura
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre Alguma das 5 Coisas que Você deve Saber Caso Teve uma Fratura ou Entorse de Tornozelo? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617