QUAIS COISAS NÃO POSSO FAZER SE TIVE UM ENTORSE OU UMA FRATURA DO TORNOZELO?
SAIBA 5 COISAS PARA NÃO FAZER DE JEITO NENHUM SE TEVE UM ENTORSE OU UMA FRATURA DO TORNOZELO
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre cinco coisas que você não pode fazer caso tenha tido um entorse ou uma fratura do tornozelo.
EM RESUMO: A fratura do tornozelo é uma lesão seria e deve receber a devida atenção, por isso é preciso tomar algumas medidas para evitar complicações. Dessa forma, você poderá garantir um tratamento sem surpresas. As 5 coisas para não fazer são: não pise, não fique com tornozelo para baixo, não deixe de fazer a fisioterapia, não use salto alto e não dirija por pelo menos 3 a 4 meses após a fratura.
Esse artigo ainda te explica:
- Não Pise!
- Não fique com ele para baixo
- Não deixe de fazer a fisioterapia
- Não use salto alto
- Não pode dirigir por pelo menos 3 a 4 meses após a fratura
Se teve uma fratura do tornozelo, não pise!
Sobretudo, a primeira coisa que você não pode fazer é pisar e apoiar o seu peso no tornozelo que você quebrou nas primeiras duas semanas. Com isso, dependendo da fratura do seu tratamento isso pode demorar até oito a 12 semanas. Por isso é importante você sempre seguir as orientações do seu médico em relação a colocar o piso, pois ele é melhor pessoa que sabe avaliar e então te dar essa informação. Portanto, caso você pise, pode desviar o seu osso e ainda mais precisar de uma cirurgia para uma fratura que não precisaria ou então de uma nova cirurgia se você já operou.
Então, se ele não te falou nada a respeito, não pise. Contudo, por ter ficado muito tempo sem pisar, você vai notar que vai ter dificuldade para voltar andar novamente, isso porque deve ser feito gradativamente com duas e em seguida com o auxilio de uma muleta. Portanto, depois da consolidação óssea, caso seu médico tenha liberado, então assim você poderá iniciar a fisioterapia para sua reabilitação.
Não fique com ele para baixo
A segunda coisa que você não pode fazer se quebrou o tornozelo ficar com ele para baixo. Portanto, durante a sua recuperação é importante que você fique sempre com ele no nível acima do nível do coração. Isso para que ele não fique tão inchado e assim melhore o retorno venoso. Além disso, isso irá diminuir o inchaço diminuir a chance de ter uma trombose!
Não deixe de fazer a fisioterapia
Você não pode não fazer a fisioterapia! Isso porque a fratura do tornozelo é uma lesão séria e se você não fizer a fisioterapia pode torcer novamente o seu tornozelo e ter ainda mais até ter uma nova fratura! Por isso, a partir do fortalecimento é muito importante para que você possa ter uma excelente recuperação.
Não use salto alto
Não use salto alto. Você deve ficar um tempo sem usar salto alto, pois existe um risco de torcer e até quebrar novamente. Por isso a reabilitação é muito importante nessa fase de tratamento.
Não pode dirigir por pelo menos 3 a 4 meses após a fratura do tornozelo
Não pode dirigir por pelo menos 3 a 4 meses após a fratura! Para dirigir você já deve ter recuperado a sua força e coordenação do tornozelo, que acontece em média de 3 a 4 meses após a fratura! Portanto, não se antecipe, pois assim você está colocando a sua vida e a vida dos outros em risco!
Caso você tenha interesse em marcar uma consulta comigo ou participar do meu programa completo de recuperação PÉ e TORNOZELO, acesse os links abaixo:
Especialmente desenvolvido para: Entorse / Fratura de Pé ou Tornozelo
Link da inscrição: http://segundaopiniaomedicabrasil.com.br/vendaspetornozelo
Se desejar uma consulta com o Dr Marcelo Damado agenda já:
http://www.segundaopiniaomedicabrasil.com.br/consulta
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Quantas sessões de Fisioterapia preciso para pé e tornozelo?
Quais os tipos de fratura do tornozelo?
5 EXERCÍCIOS PARA PÉ E TORNOZELO
Como voltar a andar depois de uma fratura
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre O que Você Não Deve Fazer Caso Tenha Fraturado o Tornozelo? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617