QUAIS SÃO OS TIPOS DE FRATURA DO TORNOZELO?
SAIBA OS TIPOS DE FRATURA DO TORNOZELO E COMO É DETERMINADO O TIPO DE TRATAMENTO
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre quais os tipos de fratura do tornozelo e em seguida como é determinado qual o tratamento a ser utilizado.
EM RESUMO: O tornozelo é composto pelos os ossos: tíbia, fíbula e talus. Os tipos de fraturas do tornozelo vão depender de quantos maléolos foram fraturas e a forma dessa fratura. Por isso, elas podem ser classificadas como: fratura unimaleolar, fratura bimaleolar e fratura trimaleolar.
Esse artigo ainda te explica:
- Como é a anatomia do tornozelo?
- Fratura Unimaleolar do tornozelo
- Fratura Bimaleolar do tornozelo e Fratura Trimaleolar do tornozelo
- Como é determinado o tratamento para a fratura do tornozelo?
Como é a anatomia do tornozelo?
A figura acima representa a anatomia do tornozelo, para você conseguir visualizar melhor.
A articulação ou junta do tornozelo é formada pelo osso da tíbia, que fica na perna, pela fíbula que é esse uso fininho que fica do lado da tíbia e pelo osso do talos que fica embaixo desses dois ossos. Então, repare que a tíbia e a fíbula formam uma pinça em volta do talos, e que assim fazem justamente a função do principal movimento do tornozelo, que é a flexão dorsal e plantar do pé (isto é como se fosse realizar o movimento de apontar os dedos para cima e para baixo). Por isso, manter essa estrutura íntegra é muito importante para que você então realize a função do seu tornozelo e andar e correr sem problemas.
Para manter esses ossos no lugar existem os ligamentos que grudam um osso no outro, e por isso muito comum com a fratura do tornozelo, que é quebrar o osso, ocorrer junto uma lesão ligamentar. Existem muitas ligamentos do tornozelo, mas os principais são:
- Ligamentos formados no lado lateral que unem a fíbula aos ossos do pé
- Os ligamentos do lado da tíbia que unem a tíbia aos ossos do pé
- Por último os ligamentos que unem os ossos da tíbia e da fíbula juntos, conhecidos como sindesmose.
Então, repare na figura acima, as duas pontas no osso da tíbia e da fíbula são os maléolos. Assim, o maléolo lateral é o maléolo da fíbula e o maléolo medial é o da tíbia. Além disso, tem a parte posterior da tíbia que é também conhecida como maléolo posterior, porém existe controvérsia na literatura em relação a nomenclatura dessa parte do osso.
Fratura Unimaleolar do tornozelo
A fratura do tipo unimaleolar do tornozelo é quando você quebra somente o maléolo lateral (a fíbula) ou somente o maléolo medial. Com isso, existem diversos tipos e formas dessas fraturas, na qual elas podem acontecer em espiral, obliqua, transversa, em cunha, segmentar, cominativa e em diversas alturas da tíbia e fíbula. Por isso, cada tipo de fratura existe um tipo diferente de estratégia de tratamento e implante (parafuso, placa, banda de tensão), porém ainda depende de como o osso quebrou e da forma da fratura.
Fratura Bimaleolar do tornozelo e Fratura trimaleolar do tornozelo
O tipo de fratura do tornozelo bimaleolar, acontecem quando você quebra dois maléolos. Então, de mesmo modo a fratura trimaleolar é quando quebra três maléolos. Portanto, como você pode perceber os nomes se auto justificam.
Como é determinado o tratamento para a fratura do tornozelo?
As fraturas sem desvios são quando os ossos ficam no lugar, podendo assim ser tratadas apenas com o gesso. Porém, isso depende da fratura e se houve alguma lesão ligamentar. Por outro lado, as fraturas com desvio, ou seja, quando o osso quebra e sai do lugar, devem ser tratadas com cirurgia e redução anatômica. Isso porquê o osso deve ser colocado no lugar perfeitamente e assim fixado com um implante para poder restaurar a anatomia perfeita do seu tornozelo.
Caso você tenha interesse em marcar uma consulta comigo ou participar do meu programa completo de recuperação PÉ e TORNOZELO, acesse os links abaixo:
Especialmente desenvolvido para: Entorse / Fratura de Pé ou Tornozelo
Link da inscrição: http://segundaopiniaomedicabrasil.com.br/vendaspetornozelo
Se desejar uma consulta com o Dr Marcelo Damado agenda já:
http://www.segundaopiniaomedicabrasil.com.br/consulta
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Fratura do Metatarso – Quais os tipos?
Fratura do 5º Metatarso – Como quebra e Como tratar?
Quanto tempo demora para o osso colar
Como voltar a andar depois de uma fratura
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre Quais Os Tipos de Fratura do Tornozelo? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617