COMO É FEITO O TRATAMENTO COM GESSO DE FRATURA DO PUNHO (RADIO DISTAL)?
ENTENDA COMO É FEITO O TRATAMENTO COM GESSO DA FRATURA DO PUNHO
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre como é o tratamento com gesso da fratura do punho (radio distal), que acontecem no punho.
EM RESUMO: O tratamento de fraturas do rádio distal que acontecem no punho é feito com um gesso axilopalmar ou antebraquiopalmar por 4 semanas e depois trocado por mais 2 a 4 semanas por um gesso antebraquiopalmar. Após esse período de 6 a 8 semanas é retirado o gesso e iniciado a reabilitação com fisioterapia para recuperar os movimentos do punho e a sua força na mão.
Esse artigo te explica ainda:
- Como funciona o tratamento com o gesso?
- Quanto tempo devo ficar com o gesso?
- Como é feito o acompanhamento médico durante o tratamento com gesso?
Como funciona o tratamento com o gesso da fratura do punho?
As fraturas do punho são muito comum em pacientes jovens e idosos. Ainda assim, elas podem ser tratadas com gesso ou com cirurgia, porém depende do tipo de fratura, desvio, idade do paciente e atividade que ele exerce.
Contudo, caso você tiver alguma dúvida em relação ao seu tratamento consultar uma segunda opinião médica é muito importante e inclusive recomendado. Atualmente existem empresas especializadas em te fornecer uma opinião de um profissional especializado para o seu caso sem conflito de interesses e totalmente baseado na literatura médica.
O tratamento com gesso para fraturas do rádio distal é feito primeiro com o que se chama de redução da fratura. Isso é quando o seu médico coloca a fratura no lugar puxando a mão e fazendo uma manobra específica. Então, depois disso, é colocado o gesso.
Com isso, esse gesso pode ser de dois tipos:
- Gesso Axilopalmar: Pode ir da axila até a palma da mão
- Gesso Antebraquiopalmar: Pode ir do cotovelo até a palma da mão
Quanto tempo devo ficar com o gesso?
Normalmente, o gesso é mantido por 6 a 8 semanas. Nesse sentido, o gesso axilopalmar é mantido por 4 semanas após a fratura e então, depois desse período é realizado um gesso antebraquiopalmar por mais 2 a 4 semanas, e com isso você já poderá dobrar o cotovelo.
Durante o tratamento com o gesso, você deve movimentar bastante os dedos e evitar ficar com o braço para baixo. Isso porque nessa posição pode inchar muito o punho e os dedos. Por isso, movimente bastante os dedos e na hora de dormir é importante que sua mão fique para cima apoiada em uma almofada ou acima da cabeça.
Portanto, se você sentir muita dor, que não melhorar com a medicação, inchar muito, os dedos começarem a ficar roxo ou dormentes e ainda mais pálidos, então procure imediatamente um hospital para uma reavaliação.
Como é feito o acompanhamento médico durante o tratamento com o gesso no punho?
O controle com o raio-x é realizado para saber se o osso se mantém no lugar e assim é realizado toda a semana ou de 2 em 2 semanas dependendo de cada fratura. Portanto, em alguns casos, o gesso não consegue segurar o osso no lugar e ele desvia. Então, nesses casos será necessário fazer uma cirurgia para assim cicatrizar bem o osso e ainda mais em posição adequada.
Atualmente existem muitos trabalhos científicos que comparam fazer o gesso axilopalmar e o gesso antebraquiopalmar em relação ao desvio da fratura. Contudo, os estudos apresentaram como resultado que não houve diferença entre tratar com o gesso curto e o longo. Portanto, em alguns casos já se pode iniciar apenas com o gesso antebraquiopalmar para o tratamento dessa fratura. Porém, cabe ao médico julgar o necessário, assim contando a experiência dele com fraturas e o tipo de fratura.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Posso tirar o gesso antes da hora?
GESSO – VANTAGENS E DESVANTAGENS
GESSO TORTO – Está correto ou Médico errou?
Quanto tempo demora pro seu osso colar?
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre O que Causa Dor no Nervo Ciático? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617