FRATURA DO METATARSO, O QUE É E QUE OSSO É ESSE?

QUAIS OS TIPOS DE FRATURA DO METATARSO?

Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre os tipos de fratura do 5º metatarso. 

EM RESUMO: A fratura do 5º metatarso está entre as mais frequentes do pé, sendo relacionada principalmente a pratica de esportes. Ainda mais, o tipo da fratura e o tratamento vão depender da região do 5º metatarso que foi fraturada e da forma que isso ocorreu. 

  • Como o 5º metatarso pode ser quebrado?
  • Quais são os tipos de fratura?
  • Como é o tratamento de cada tipo?

 

Divisão anatômica do 5º metatarso

Como o 5º pode ser quebrado?

Entre as fraturas que acontecem nos metatarsos, a fratura do quinto metatarso é a mais frequente e acontece em 68% dos casos. Por isso, uma pessoa que quebrou esse osso e você deve lembrar é o jogador de futebol Neymar.

No caso desse atleta foi feito uma cirurgia, mas existem outros tipos de tratamentos descritos na literatura. Então, se você foi diagnosticado com algum problema de saúde e então tem dúvida em relação ao melhor tratamento ou recebeu indicações diferentes de mais de um médico, saiba que existem empresas especializadas em emitir uma segunda opinião médica e podem te ajudar. 

Contudo, a fratura do metatarso está muito relacionada com a prática de esportes e ainda assim pode acontecer quando cai um objeto no pé, quando a pessoa bate o pé em algo, quando acontece uma torção do pé e além dessas coisas, pode ser uma fratura por estresse devido à prática em excesso de atividade física.

Quais são os tipos de fraturas do 5º metatarso?

Agora falando sobre os tipos de fraturas que acontecem nesse osso. Então, essas fraturas são divididas em regiões do osso que são a base, a diáfise, o colo e a cabeça. Ainda assim, a base do metatarso é dividida em 3 zonas, sendo essa a região mais comumente fraturada. Desse modo, essas 3 zonas são:

ZONA 1: é uma fratura na ponta do osso. 

ZONA 2 : Essa fratura fica um pouco em cima da ponta.

ZONA 3: Essas fraturas costumam ser comuns em atletas e geralmente são uma lesão por estresse. Porém, o problema dessa região é o suprimento sanguíneo que pode assim causar um atraso na consolidação da fratura e além disso, até mesmo não consolidar.

Entretanto, falando sobre fraturas do metatarso, existe a fratura da bailarina, que é uma fratura em espiral que acontece na diáfise (no meio) do osso. Ou seja, essa fratura acontece pelos movimentos realizados durante a dança. Portanto, ela pode ser tratada com gesso, em que o paciente fica sem sem pisar ou com o robofoot, que dessa forma permite que o paciente pise. Porém, o tratamento vai depender do paciente, da forma da fratura e ainda mais do seu médico.

Como é o tratamento para cada tipo de fratura do 5º metatarso?

ZONA 1: O tratamento das fraturas nessa zona normalmente é realizado com uso da bota robofoot por 6 semanas e permite que você possa pisar com a bota desde o início. A região da Zona 1 é onde fica preso o tendão do músculo fibular curto. Assim, após a cicatrização da fratura pode então haver inflamação deste tendão, que causa dor.

ZONA 2 : Pode ser tratada de 3 maneiras.

  • Da mesma forma que as fraturas que acontecem na zona 1;
  • Com cirurgia em caso de atletas;
  • Com gesso e sem pisar por 8 semanas.

ZONA 3 :O tratamento pode ser feito com gesso e ficando sem pisar. Porém, a indicação de cirurgia é feita para atletas ou pacientes que não tiveram a fratura consolidada com o tratamento com gesso.

Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?

Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.

 Outros posts que podem te ajudar
Fratura do Metatarso – Quais os tipos?
Quanto Tempo Demora para o Osso Colar?
Acho que Quebrei um Osso! O que fazer?
COMO SABER SE SEU OSSO ESTÁ COLANDO?

Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas

Ficou alguma dúvida sobre a Fratura do 5º metatarso? Então deixe um comentário que eu te respondo.

Um abraço e até a próxima. 

marcelo damado medico
Dr Marcelo Damado – Médico – CRM SP 186691 – PR 44617

Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Categorias

Posts recentes:

Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia – Todos os Direitos Reservados • Contato: WhatsApp +55 11 98582-6166 ou no email [email protected]
Não atendemos emergência –  Responsável técnico médico: Dr. Marcelo Pigatto D`Amado – Médico – CRM-SP 186.691
Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia Ltda – CNPJ 31.790.418/0001-73