TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA: Para que serve a Tomografia na Ortopedia?

PARA QUE SERVE A TOMOGRAFIA DENTRO DA ORTOPEDIA? EXAME DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA (TC)

Meu nome é Marcelo D`Amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre a Tomografia Computadorizada dentro da Ortopedia e Traumatologia – Saiba para que serve a Tomografia (TC).

EM RESUMO: O que o exame de Tomografia serve para mostrar lesões em ossos, especificamente fraturas, principalmente na coluna e nas articulações como ombro, cotovelo, joelho, etc. Ela ajuda o ortopedista a entender melhor a sua fratura e a poder planejar o seu tratamento.

Esse artigo te explica ainda:

  • O que conseguimos ver com a tomografia? 
  • Quais são as indicações e para que serve? 
  • Como o exame funciona? 
  • Quais são os riscos da tomografia? 

A Tomografia computadorizada está sendo usada muito além de um simples exame diagnóstico, por isso se você quiser saber mais, leia este post até o final!

Aparelho de Tomografia Computadorizada
Imagem de uma máquina de Tomografia.

O que conseguimos ver na Tomografia Computadorizada?

No exame de tomografia computadorizada é possível ver perfeitamente os ossos em todas as posições, fazer o diagnóstico preciso da fratura e de algumas fraturas ocultas, em que não é possível ver na radiografia. Além disso, ela também permite analisar a forma da fratura. Portanto, a TC é muito importante pois permite ao médico entender melhor o formato que o osso quebrou e planejar o melhor tratamento para o paciente, local onde ele vai fazer o corte (incisão) na pele e a posição do implante (PLACA OU PARAFUSO).

Na tomografia computadorizada não é possível visualizar ligamentos, cartilagens e tendões. Para fazer o diagnóstico de lesão nessas estruturas o melhor exame é a ressonância nuclear magnéitca.

Além dos ossos, pode-se avaliar alguns órgãos do corpo como cérebro, fígado, baço, pulmão, vasos (quando utilizamos contraste), entre outros. A tomografia normalmente é mais utilizada quando a pessoa sofreu uma batida, um acidente e em alguns casos de inflamações, infecções e tumores. 

Para que serve e o que faz o exame de Tomografia na Ortopedia e suas indicações?

Na ortopedia, a tomografia é utilizada principalmente para ver melhor uma fratura ou fazer seu diagnóstico. Em alguns casos, o exame de radiografia não mostra com clareza as fraturas. É o caso, por exemplo, de fratura no osso escafoide, que fica punho e fraturas da coluna.

A tomografia pode ser utilizada também para analisar a forma do osso em casos de pacientes com tumores e deformidades, para o médico entender melhor a anatomia da lesão e planejar o tratamento.

Para que serve e o que faz o exame de Tomografia na Cirurgia e Clínica e suas indicações?

O seu uso no geral é melhor que a radiografia (raio-x) para fraturas na coluna e nas articulações como o ombro, cotovelo, punho, mão, quadril, joelho, tornozelo e pé.  Enquanto isso, na cirurgia geral e na clínica, a tomografia tem grande utilização para ver os órgãos abdominais nos casos de trauma, acidentes, inflamações e tumores. Em casos de derrames e traumatismo cranioencefálico (que é quando a pessoa bate a cabeça), a tomografia é útil para ver se existe sangramento cerebral. 

Nesse exame também é possível ver os vasos sanguíneos com o uso de contraste, que é injetado em um vaso do paciente, passa pelo sistema circulatório, sendo possível ver na imagem o formato do vaso sanguíneo (artéria ou veia) e se há alguma interrupção do fluxo sanguíneo ou lesão no vaso.

Como o exame de Tomografia funciona?

A tomografia nada mais é que uma máquina de raio-x. Ela funciona com o mesmo princípio desse exame que tem emissão de radiação e tira múltiplas radiografias em várias direções do corpo. Por isso a pessoa “fica dentro da máquina de tomografia”, que tem um rx giratório que faz as imagens.

Depois de tirado todas essas radiografias, existe um programa de computador que consegue reconstruir a imagem em múltiplos planos e inclusive em 3 dimensões. E para te dar um exemplo, uma tomografia de coluna, possibilita cortar e mostrar a coluna nos 3 principais planos, sendo possível ver o joelho de frente, de lado e por dentro. 

O mais incrível é que depois de reconstruído é possível ver a coluna em 3 dimensões! 

Reconstrução em 3d da coluna lombar
Imagem da coluna lombar em 3d – tomografia computadorizada.

 

Riscos e Complicações do Exame de Tomografia (TC)

A tomografia, assim como o rx, emite radiação. Portanto, há riscos e complicações relacionados à exposição a radiação. Como a tomografia emite vários rx, a dose de radiação para esse exame é bem maior.

Agora com aparelhos mais modernos, uma dose menor de radiação é emitida, mas um exame de tomografia atualmente pode ter uma dose de radiação 50x maior que uma radiografia comum.

Por isso esse exame é contra indicado em crianças pequenas e pacientes que estão grávidas ou tem possibilidade de estar. 

O maior problema na exposição à radiação é o desenvolvimento de tumores, que podem acontecer com uma dose alta de radiação. Estudos relatam que até 2% dos canceres nos estados unidos podem ser atribuídos à exposição a radiação somente pela tomografia computadorizada. 

Além da radiação, a injeção de contraste também pode trazer risco para o paciente, que pode ser desde uma reação alérgica até um problema renal. 

Agora que você já sabe tudo isso sobre a tomografia, eu vou falar sobre o seu uso atualmente, que vai muito além de um simples exame diagnóstico.

 

Uso Atual do Exame de Tomografia (TC) – Além do diagnóstico – GPS na Cirurgia

Ela tem vários usos, dentre eles a correção de deformidades, correção de fraturas, nas artroplastias e durante a cirurgia.

Imagine uma doença como a escoliose, que é uma coluna torta, falando para você de uma maneira bem simples. A cirurgia para correção de escoliose é feita com parafusos que são passados nas vértebras em uma estrutura muito fina que cabe somente o tamanho desse parafuso praticamente. Esse parafuso deve ser passado em direções diferentes dependendo do tamanho e da direção da vértebra. 

Com a tomografia é possível prever o tamanho desses parafusos e a direção dele em cada vértebra. Além disso, pode-se utilizar a tomografia com a cirurgia navegada, em que funciona como uma espécie de gps intra operatório que guia a direção do parafuso. Tudo isso permite um posicionamento perfeito e diminui a chance de erro na cirurgia.

Em casos de fraturas, a tomografia permite um planejamento pré operatório antes da cirurgia para definir qual o corte na pele o cirurgião vai chegar na fratura, a estratégia de redução dessa fratura, que é como ele vai juntar os fragmentos e como vai mante-los juntos, definindo assim o melhor material para essa cirurgia.

Essa tecnologia é de extrema importância para o tratamento e o resultado final. Ela tem modificado muito  a maneira de tratamento e o resultado das cirurgias nos últimos 20 anos.

Uso Atual do Exame de Tomografia (TC) – Além do diagnóstico – Impressão 3d

Graças a Tomografia Computadorizada, atualmente já é possível fabricar um material específico para o tamanho do paciente e o formato da fratura, uma placa sob medida por exemplo, utilizada exclusivamente para o paciente.

E olha que surpreendente, no caso de lesões complexas e deformidades, a tomografia tem ajudado a entender melhor a lesão.

Atualmente, já é possível fazer uma impressão em 3 dimensões do osso e planejar e testar a cirurgia antes da cirurgia no paciente. Já existem também alguns moldes feitos com a impressora em 3 dimensões para auxiliar os cortes na correção dessas deformidades, diminuindo a chance de erro e complicações durante a cirurgia melhorando assim o resultado final.

É muito importante conversar com o seu médico sobre as possibilidades de tratamento e exames diagnóstico. Cada dia a medicina está ficando mais personalizada para cada paciente.

Em resumo, a TOMOGRAFIA é um exame que consegue ver com detalhes os ossos, possibilitando o entendimento e planejamento do tratamento de fraturas que aconteceram na coluna e nas articulações.

 

Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?

Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.

 

 Outros posts que podem te ajudar
RX PARA QUE SERVE? Leia também.
Para que serve o Ultrassom?
Para que serve a RESSONÂNCIA NUCLEAR MAGNÉTICA na Ortopedia? Leia
Devo Operar? Cirurgia de Ortopedia

Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas

Ficou alguma dúvida sobre Para que serve o Exame de Tomografia Computadorizada, também chamado de TOMO ou TC? Então deixe um comentário que eu te respondo.

Um abraço e até a próxima. 

marcelo damado medico
Dr Marcelo Damado – Médico – CRM SP 186691 ou 44617/PR

Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 ou PR 44617

 

Aparelho de Tomografia Computadorizada
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Categorias

Posts recentes:

Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia – Todos os Direitos Reservados • Contato: WhatsApp +55 11 98582-6166 ou no email [email protected]
Não atendemos emergência –  Responsável técnico médico: Dr. Marcelo Pigatto D`Amado – Médico – CRM-SP 186.691
Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia Ltda – CNPJ 31.790.418/0001-73