OSSO COLADO: COMO SABER SE O OSSO ESTÁ COLANDO?

COMO SABER SE O SEU OSSO ESTÁ COLANDO? – CONSOLIDAÇÃO ÓSSEA

Meu nome é Marcelo Damado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre como você pode saber se o seu osso está colando e o processo de consolidação óssea.

EM RESUMO: A consolidação óssea, que é a cicatrização do osso é o principal objetivo do tratamento das fraturas. O osso pode colar de duas maneiras diferentes e o que determina isso é o tratamento que o seu médico vai fazer. Uma pode formar o famoso calo ósseo e ao mesmo tempo, a outra não.

Esse artigo te explica ainda:

  • O que é osso colado?
  • Quais são os tipos de consolidação?
  • O que é o calo ósseo?
  • Consolidação Clínica
  • Consolidação do Raio X
  • Quando você pode retirar o gesso ou a tala?
  • Quando você pode pisar ou voltar a usar a parte que você quebrou?

COMO SABER SE O SEU OSSO ESTÁ COLANDO?

Como saber se o seu osso está colando?
Médico explicando para o paciente o raio x.

Osso Colado – O que é a consolidação óssea?

A consolidação óssea é a cicatrização do osso fraturado. Ou seja, se fala que um osso colou, quando ele uniu as duas partes quebradas e você já é capaz de pisar. Isso pode acontecer de duas maneiras, dependendo de como a sua fratura foi tratada.

Quais são os tipos de Consolidação?

O primeiro tipo de consolidação é chamada de primária e acontece quando os dois pedaços de ossos são colocados um ao lado do outro e comprimidos. Dessa forma, essa compressão pode acontecer com parafusos, placa ou banda de tensão. Sendo assim, essa consolidação não costuma formar calo ósseo e, por isso, é o tratamento de fraturas articulares.

O segundo tipo de consolidação, e mais comum, é a consolidação secundária, que acontece através da formação de calo ósseo. Ela acontece em tratamento com gessos, hastes intramedulares e alguns tipos de placa. Dessa forma, esse tipo de consolidação forma-se um tecido de cartilagem e depois o calo ósseo com osso propriamente dita que já pode ser visto no raio-x.

O que é Calo Ósseo?

O Calo ósseo é um calombo de osso que se forma quando o osso cola. Ele nada mais é que uma cola de cartilagem que vai virando osso com o tempo, quando as células do seu corpo vão formando mais osso e ele vai endurecendo e aparecendo no raio x e na sua perna, braço, ou onde você tiver a fratura. Portanto, o calo ósseo é que garante que o seu osso está colando ou está colado. Ou não…

Osso Colado – Consolidação Clínica

Para saber se realmente seu osso colou existem duas formas. A primeira é o que se chama de consolidação clínica, que é quando é possível dizer que o osso consolidou sem a radiografia, somente pelo exame físico do paciente. Porém, atenção pois ela não é 100% certeira e sempre a confirmação deve acontecer com um raio-x. 

A princípio pode-se dizer que o seu osso consolidou (colou) clinicamente quando existe uma melhora da dor parado e em movimento, quando não tem dor ao encostar no local fraturado, quando se movimenta o local que tinha fratura e você não sente o movimento entre os ossos. Tudo isso indica que o seu osso já consolidou, entretanto, ele pode não ter colado ou colado apenas parcialmente. 

Em fraturas que formam o calo ósseo, é possível ver a formação de um calombo ou uma proeminência maior no local que a fratura aconteceu.

Osso Colado – Consolidação Radiográfica (no RAIO-X)

A consolidação do raio x, também chamada de radiografia é quando se faz a radiografia e é possível ver a formação do calo ósseo com uma ponte entre os dois fragmentos em pelo menos 3 lados do osso. Portanto, como o raio-x é sempre tirado em pelo menos duas posições, essas pontes devem estar presentes 3 vezes para poder retirar de vez a imobilização e então liberar o paciente para pisar.

Entretanto, fraturas em que o tratamento não permite a formação do calo ósseo, a consolidação radiografia acontece quando a linha de fratura vai sumindo da radiografia e não é possível mais ver o seu traço.

Quando você pode retirar o gesso ou a tala?

Uma vez consolidado o osso e visto pela radiografia que ele está realmente colado, você já pode retirar o gesso ou a tala. Por isso, é importante que você não retire por conta própria, pois se não estiver consolidado de maneira adequada, seu osso pode continuar quebrado, e além disso ele pode não colar ou ainda colar torto, podendo necessitar até de uma cirurgia no futuro que não precisaria. Por esse motivo é indispensável que você consulte o seu médico antes de fazer qualquer coisa por conta própria!

 

Quando você pode pisar ou voltar a usar a parte que você quebrou?

Depois que o seu médico te liberar! Pois ele é a melhor pessoa para dizer quando você pode tirar a tala ou começar a pisar. Então não se esqueça, a fisioterapia e a reabilitação também são muito importantes!

Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?

Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.

 

 Outros posts que podem te ajudar
QUANTO TEMPO DEMORA PARA O OSSO COLAR?
Gesso – Vantagens e Desvantagens
O que fazer se MOLHAR ou QUEBRAR o GESSO?
Radiografia: Exame de RAIO-X

Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas

 

Ficou alguma dúvida sobre Como saber se o seu OSSO ESTÁ COLANDO? Então deixe um comentário que eu te respondo.

Um abraço e até a próxima. 

marcelo damado medico
Dr Marcelo Damado – Médico – CRM SP 186691 – PR 44617

Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617

COMO SABER SE O SEU OSSO ESTÁ COLANDO?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Categorias

Posts recentes:

Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia – Todos os Direitos Reservados • Contato: WhatsApp +55 11 98582-6166 ou no email [email protected]
Não atendemos emergência –  Responsável técnico médico: Dr. Marcelo Pigatto D`Amado – Médico – CRM-SP 186.691
Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia Ltda – CNPJ 31.790.418/0001-73