JOANETE – CAUSAS PRINCIPAIS

Meu nome é Marcelo Damado, sou médico, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre as causas do joanete.

EM RESUMO: Você irá aprender a evitar esse incômodo ou evitar que ele se agrave nas situações em que as causas estão sob a nossa influência e ficar atento aos sinais e procurar ajuda de um profissional se você observar que tem algumas das características ósseas que favorecem a formação de joanete. Espero te ajudar com esse post.

O que é Joanete

O joanete como é popularmente conhecido é uma deformidade no primeiro dedo do pé, conhecido como hálux (dedão). Nele há um desvio para o lado. E por causa desse desvio há a formação de uma proeminência óssea no lado de dentro do pé que se chama de joanete. Além desse osso saltado, existe um desvio de outros ossos e do caminho normal dos tendões, o que torna o tratamento dessa doença complexo e difícil.
metatarso

Se você quiser saber mais sobre as causas e o porque se deve tratar o joanete, assista os vídeos sobre joanete no Canal das Fraturas:

TRATAMENTO DO JOANETE: Os tipos de cirurgia e as opções não cirúrgicas

JOANETE: 4 Razões para tratar

JOANETE: O que causa

Então agora que você já sabe o que é joanete, eu vou te falar 10 causas mais comuns de joanete.

Divide-se em causas extrínsecas e intrínsecas.

Joanete – Causas extrínsecas

As causas extrínsecas são causadas por fatores fora do corpo que causam a doença.

1 – A causa mais comum é o uso de calçados com a câmara anterior fina e triangular, que comprimem o hálux e com o tempo causam o seu desvio e a formação do joanete.

sapato

2 – A segunda causa também é extrínseca se deve ao uso de sapatos de salto alto. Essas são as causas mais comuns e mais evitáveis e explica o porque é mais comum em mulheres.

Joanete – Causas intrínsecas

As causas intrínsecas estão ligadas a problemas no pé do paciente, que podem ser no osso, na anatomia, no formato, no desequilíbrio muscular, entre outras causas que eu vou te falar a seguir.

3 – A terceira causa é chamada de Metatarso Primus Varus. É é um problema congênito e responsável pelo surgimento do joanete em crianças e adolescente. Nesse caso o osso do metatarso está desviado para dentro, provocando o desvio do dedo para fora.

4 – A quarta causa é o chamado Pé Egípcio, ou seja, é o formato do pé que o dedão é maior que todos os outros dedos. Isso faz que com o tempo ele vá desviando para dentro o que provoca o joanete.

causas joanete

5 – A quinta causa é a chamada Fórmula Metatarsal Index Minus. Nesse caso o osso do primeiro metatarso é menor que o segundo. Isso causa um desequilíbrio e favorece a formação do joanete e desvio do dedo.

formato redondo articulacao causa joanete

 

6 – A sexta causa é o formato redondo da articulação do primeiro metatarso com a falange do primeiro dedo ou a sua inclinação lateral.

causa joanete

7 – A sétima causa é o formato da superfície articular da falange proximal do hálux. Diversas anormalidades nessa articulação podem predispor ao hálux valgo.

8 – A oitava causa são Pés planos valgos ou ‘pé chato’, que causam uma força muscular que puxa o hálux para fora. Isso favorece a formação do joanete.

9 – A nona causa é a frouxidão ligamentar exagerada, que quando submetida a estresses não deixa seguro o dedo na posição e com o tempo favorece a formação do joanete.

10 – A décima causa são doenças sistêmicas neuro musculares e reumáticas que causam um desequilíbrio na musculatura e na articulação e favorecem o desvio lateral do hálux. 

O joanete parece uma coisa bem simples, mas é um problema bem complexo que exige uma boa avaliação diagnóstica para descobrir a causa exata e poder individualizar para cada paciente.

Assim como as diversas causas, também existem diversos tratamentos. Leia os outros posts sobre Joanete para ficar ficar ainda mais bem informado.

Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?

Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.

Precisa de ajuda?

Caso você tenha recebido algum diagnóstico e deseja obter uma Segunda Opinião Médica Ortopedia, você pode contratar serviços de empresas especializadas. Por exemplo que fornecem:

1- Confirmação de diagnóstico

2- Te apresenta todas as opções de tratamento que a literatura médica atualizada dispõe para o seu problema de saúde. E por fim:

3-O especialista faz a recomendação da conduta mais adequada para seu caso.

Clique Aqui e saiba mais.

Foi útil? Então veja outros posts que podem te ajudar
RAZÕES PARA TRATAR O JOANETE !
Tratamento do Joanete: Com ou Sem Cirurgia

Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas

Ficou alguma dúvida sobre o Tratamento do Joanete com ou sem cirurgia? Então deixe um comentário que eu te respondo.

Um abraço e até a próxima. 

marcelo damado medico
Dr Marcelo Damado – Médico – CRM SP 186691

Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Categorias

Posts recentes:

Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia – Todos os Direitos Reservados • Contato: WhatsApp +55 11 98582-6166 ou no email [email protected]
Não atendemos emergência –  Responsável técnico médico: Dr. Marcelo Pigatto D`Amado – Médico – CRM-SP 186.691
Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia Ltda – CNPJ 31.790.418/0001-73