TRATAMENTO DO JOANETE : COM OU SEM CIRURGIA

Meu nome é Marcelo Damado, sou médico, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre o tratamento do joanete com e sem cirurgia e os tipos de cirurgia para o joanete.

EM RESUMO: Os tipos de tratamento de joanete são cirúrgicos e não cirúrgicos. Sendo que os cirúrgicos são mais eficazes e indicados para graus mais graves de joanete. E os tipos de tratamento não cirúrgicos são palmilhas e sapatos confortáveis, porém é indicado apenas para graus leves e com várias ressalvas.

O que é Joanete

Para você que ainda não sabe o joanete é um desvio do dedão do pé e do osso do metatarso juntamente com um desequilíbrio dos músculos, tendões e ligamentos que podem ficar mais frouxos ou tensos dependendo do desvio e da sua localização, levando a um dedo torto e um calombo ósseo no pé.

Se você quiser saber mais sobre as causas e o por que se deve tratar o joanete, não deixe de assistir os vídeos sobre joanete no Canal das Fraturas:

TRATAMENTO DO JOANETE: Os tipos de cirurgia e as opções não cirúrgicas

JOANETE: 4 Razões para tratar

JOANETE: O que causa

O tratamento parece bem simples, mas o joanete é muito difícil de tratar porque existem diversas causas e níveis variados de gravidade. Além disso, os pacientes e suas necessidades também são diferentes. 

Por conta disso, o paciente deve ser avaliado cuidadosamente em relação aos seus sintomas, exame físico, a radiografia, em que se pode definir a gravidade do joanete, e as expectativas com a cirurgia.

Joanete: Tratamento sem Cirurgia

O tratamento pode começar apenas cuidando dos sintomas e orientando o paciente a evitar calçar sapatos com câmara fina e triangular e de salto alto.

tratamento joanete cirurgia

Além disso, existem algumas órteses e aparelhos que corrigem o desvio e deixam mais macio e confortável na proeminência óssea, melhorando os sintomas. 

Você também deve usar sapatos mais largos na frente e confortáveis. 

Todas essas medidas, não resolvem o problema e são utilizadas em pacientes cooperativos, com grau leve de doença e que não desejam operar. Isso pode postergar, mas não para a evolução para uma deformidade maior no pé. E que com o tempo, possivelmente vai evoluir para uma cirurgia. 

Joanete: Qual o melhor tratamento?

Você sabia que existem mais de 100 diferentes tipos de cirurgia para o joanete?

Sim, e o que isso significa? 

Significa que ainda não existe uma cirurgia ideal e consagrada que resolva todos os problemas, mas uma combinação de cirurgias que resolvam o problema de acordo com o paciente e a sua deformidade.

Cirurgia para o joanete

A escolha da técnica ideal da cirurgia vai depender do problema e do tipo do joanete do paciente, bem como a sua causa, se o paciente tem outras doenças e problemas no seu pé. A experiência e preferência do médico e do material disponível para fazer a cirurgia também influenciam na escolha.

Objetivos da cirurgia do joanete são:

  • Eliminar a proeminência (ou calombo) ósseo e equilibrar os músculos e ligamentos, de maneira que o dedo fique em uma posição adequada. 
  • Ao mesmo tempo que a função do dedão e do pé devem ser mantidas de forma indolor. Ou seja, de forma que o paciente não sinta mais dor.

É comum que para corrigir o joanete, o médico faça mais de uma técnica cirúrgica para corrigir o seu problema. Na prática é como se o médico fizesse algumas combinações de cirurgia até chegar o mais próximo possível da solução para você.

Cirurgia para o joanete: As técnicas mais comuns 

1- Liberação da cápsula articular e retensionamento

A primeira cirurgia é a liberação da cápsula articular e retensionamento da mesma no lado que fica frouxo. É como se você liberasse o lado que fica mais tenso e costurasse o outro lado para equilibrar o desvio. Essa técnica sempre é utilizada com outra e nunca de maneira isolada, porque com o tempo existe o que chamamos de recidiva, que é quando o joanete volta.

2- Retirada da proeminência óssea

Outra cirurgia que é utilizada em combinação é a retirada da proeminência óssea com uma serra ou um formão. Ela é rápida e simples. e deve-se tomar cuidado para não retirar osso demais.

3- Cortes em tendões

A terceira técnica que se pode usar são cortes em tendões para reequilibrar os músculos e as forças que puxam o dedão para fora.

4- Osteotomia

Todas essas cirurgias melhoram inicialmente o joanete, mas com o tempo ele pode retornar.

Para resolver esse problema, existem as osteotomias, que são cortes nos ossos e que realinham o pé e o dedão. Elas podem ser feitas nos ossos do tarso, metatarso e falanges, dependendo da gravidade.

Existem diversas técnicas e modos de cortar, assim como fixar o osso (com placas, parafusos e fios). De uma maneira geral, quanto mais grave é o joanete, mais ossos necessitam ser cortados e mais perto (proximal) do pé fazemos o corte. Sempre depois de cortar o osso, ele deve ser fixado com placa, parafusos ou fios.

5- Artrodese

A quinta  técnica é a artrodese. Ela é utilizada quando a deformidade é muito grave e existe já um desgaste (ou artrose) da articulação. Artrodese é quando retira-se a articulação e funde um osso no outro. Isso corrige o desvio, melhora a dor, mas o paciente perde totalmente o movimento dessa articulação. Esse tipo de cirurgia é sempre reservado como o último recurso para o paciente.

 

Resumindo o tratamento para o joanete

Os tipos de tratamento de joanete são cirurgico e não cirurgico. Sendo que os cirurgicos são mais eficazes e indicados para graus mais graves de joanete. E os tipos de tratamento não cirurgicos são palmilhas e sapatos confortáveis.

‘Doutor, qual o tratamento mais popular?’

Como eu disse no começo do post, existem mais de 100 técnicas de cirurgia para tratar o joanete. Essas foram as principais, mas é essencial que você investigue a causa do seu joanete, para escolher junto com o seu médico o melhor tratamento para o seu caso e suas individualidades. Não tenha medo de perguntar, converse com seu médico e tire todas as suas dúvidas.

Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?

Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.

Precisa de ajuda?

Caso você tenha recebido algum diagnóstico e deseja obter uma Segunda Opinião Médica Ortopedia, você pode contratar serviços de empresas especializadas que fornecem:

1- Confirmação de diagnóstico

2- Te apresenta todas as opções de tratamento que a literatura médica atualizada dispõe para o seu problema de saúde. E por fim:

3-O especialista faz a recomendação da conduta mais adequada para seu caso.

Clique Aqui e saiba mais.

Outros posts que podem te ajudar
JOANETE – As principais CAUSAS
RAZÕES PARA TRATAR O JOANETE !

Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas

Ficou alguma dúvida sobre o Tratamento do Joanete com ou sem cirurgia? Então deixe um comentário que eu te respondo.

Um abraço e até a próxima. 

 

marcelo damado medico
Dr Marcelo Damado – Médico – CRM SP 186691

Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Categorias

Posts recentes:

Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia – Todos os Direitos Reservados • Contato: WhatsApp +55 11 98582-6166 ou no email [email protected]
Não atendemos emergência –  Responsável técnico médico: Dr. Marcelo Pigatto D`Amado – Médico – CRM-SP 186.691
Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia Ltda – CNPJ 31.790.418/0001-73