ENTORSE DE TORNOZELO: COMO DEVE SER O TRATAMENTO
SAIBA SOBRE O TRATAMENTO DE ENTORSE DE TORNOZELO.
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre como deve ser o tratamento no caso de entorse de tornozelo.
EM RESUMO: Entorse de tornozelo é uma lesão muito comum em atletas e pessoas normais, se você já torceu o tornozelo, ficou com ele inchado, doendo, com dificuldade para pisar, ou então torceu ele novamente ou ele ficou meio frouxo, esse post é para você.
Esse artigo te explica sobre:
- Quando procurar um médico?
- Como é o tratamento? Será que precisa de cirurgia?
Quando Procurar um Médico?
A cada dez mil pessoas, uma torce o tornozelo todos os dias. Isso significa que em uma cidade com cinquenta mil habitantes, cinquenta pessoas torcem o tornozelo diariamente, ou seja, a cada meia hora uma pessoa torce o tornozelo.
Se você torceu o tornozelo, ele ficou inchado, você não consegue pisar, sente muita dor, ou ainda, sente que ele está frouxo ou escuta alguns estalos, procure uma emergência médica para fazer o raio-x, pois, além da entorse você pode ter fraturado algum osso.
Se você torce seu tornozelo com frequência mas não sente dores, ainda assim, é importante procurar algum consultório médico para fazer uma avaliação ligamentar e óssea e se necessário um tratamento.
A entorse de tornozelo pode causar mais de um tipo diferente de lesão, cada tipo tem um tratamento específico, por isso, é importante consultar um médico, ter um diagnóstico preciso para ter o melhor tratamento possível para seu caso.
Como é o Tratamento? Será que Precisa de Cirurgia?
Primeiramente, quando ocorre uma entorse de tornozelo, existe uma lesão ligamentar que são divididas em graus, de acordo com a ruptura que aconteceu no ligamento. No grau 1 – acontece um estiramento, mas não ocorre rompimento; no grau 2 – existe uma lesão ligamentar parcial, então ele rompe parcial; no grau 3 – ocorre ruptura total do ligamento.
O tratamento da entorse de tornozelo é na maioria das vezes conservador e não precisa de cirurgia. Normalmente, utiliza-se o protocolo PRICE que é constituído de cinco etapas: controle da dor, repouso do membro, uso de compressas de gelo, uso de meias de compressão e elevação do membro. Normalmente, com esses cinco passos básicos, você consegue uma boa recuperação associada a uma reabilitação precoce e uma fisioterapia bem-feita.
Atualmente, para entorses de grau 1 e 2 preconiza-se uma reabilitação precoce com repouso de 3 dias e início de fisioterapia e uso de uma órtese semirrígida ou enfaixamento para tornozelo. Nas entorses grau 3 é necessário repouso um pouco maior para melhora da dor e então fisioterapia.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Como volta a andar depois da cirurgia ou gesso?
5 EXERCÍCIOS PARA PÉ E TORNOZELO
Quantas sessões de fisioterapia preciso para pé e tornozelo?
Fratura pé e tornozelo: 5 dúvidas comuns
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre Entorse de Tornozelo? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo D’amado – CRM SP 186691 – PR 44617