LESÃO DO LIGAMENTO DO POLEGAR – O QUE É E COMO É O TRATAMENTO?

SAIBA COMO É O TRATAMENTO DA LESÃO DO LIGAMENTO DO POLEGAR

Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre a lesão do ligamento do polegar e como é o tratamento.

EM RESUMO:  A lesão do ligamento do polegar pode ser classificada em 3 graus, no qual podem ser avaliados a partir do exame clínico e exames de imagem. Portanto, saber qual o tipo da lesão é importante para saber qual estratégia de tratamento aplicar.

Esse artigo te explica sobre:

  • Como ocorre a lesão do ligamento do polegar?
  • O que é a lesão do ligamento do polegar?
  • Como é o diagnóstico da lesão ligamentar do polegar?
  • Como é o tratamento para esse tipo de lesão?
  • Como é a reabilitação da lesão ligamentar do polegar?

Lesão no polegar

 

Como ocorre a lesão do ligamento do polegar?

A lesão no polegar pode ocorrer de diversas formas, sendo as mais comuns quando bate em algum objeto, cai algo em cima ou durante a prática de algum esporte. Portanto, independente da forma como você machucou, caso esteja sentindo dor no polegar, dificuldade para movimentar, pegar objetivos, não sente firmeza ou está muito inchado, é importante você procurar um hospital e um ortopedista para fazer uma avaliação e realizar alguns exames.

O que é a lesão do ligamento do polegar?

Os ligamentos do polegar servem para unir um osso ao outro nas articulações, fazendo com que eles fiquem juntos, dando estabilidade e segurando os ossos e a articulação durante o movimento. Além dos ligamentos, os tendões que ficam em volta do polegar e os ossos sesamoides também ajudam a estabilizar o polegar junto aos ligamentos. Porém, quando ocorre a lesão no ligamento do polegar pode prejudicar o movimento e a força dessa articulação, deixando-a instável.

Saiba que existem 4 principais ligamentos que levamos em consideração na lesão ligamentar do polegar. Dessa forma, temos ligamento na parte superior, parte inferior e nas laterais. Os ligamentos laterais são chamados de ligamento ulnar, sendo os mais importante. Temos também o ligamento radial, que fica na região do dorso da mão. Quando ocorre uma lesão no ligamento ulnar, ela é conhecida como lesão de stener ou polegar de equador, e normalmente é necessário realizar um tratamento especifico pois pode impossibilitar o manuseio de objetos. Portanto, as lesões do ligamento colateral ulnar acontecem na parte distal, enquanto as do ligamento colateral radial ocorrem nas seguintes proporções:

  • 55% proximal;
  • 29% distal;
  • 16% no meio do ligamento;

Como é o diagnóstico da lesão ligamentar do polegar?

A lesão ligamentar do polegar vai ser classificada como lesão incompleta (grau 1 ou 2) ou lesão completa (grau 3). Dessa forma teremos a seguinte classificação:

  • Grau 1: somente uma distensão do ligamento e sem instabilidade;
  • Grau 2: é uma lesão incompleta com uma frouxidão assimétrica da articulação, porém que ainda tem estabilidade;
  • Grau 3: lesão completa e com instabilidade da articulação.

Então, o médico irá realizar o exame clínico, junto a isso será feita uma radiografia do polegar parado e sobre estresse, para ver se é possível realizar uma abertura. Com isso, a lesão grau 3 é diagnosticada quando existe desvio superior a 35 graus. A radiografia é importante pois irá ver se houve fratura. Isto pois algumas fraturas podem se comportar como uma lesão ligamentar, pois o osso quebra na inserção do ligamento, que é chamada de fratura por avulsão. O importante disso é que o tratamento irá mudar caso tenha a fratura. Além disso, caso houver dúvida mesmo com a radiografia, pode ser solicitada uma ressonância nuclear magnética para distinguir o grau da lesão.

Como é o tratamento para esse tipo de lesão?

O tratamento para lesões parciais (grau 1 e 2) podem ser tratadas sem cirurgia, apenas com a imobilização por uma media de 4 semanas, podendo ser feita com gesso ou uma tala no antebraço, que inclui o polegar. Além disso, é necessário a reabilitação funcional que é a realização de exercícios controlados e atividades focadas em promover uma recuperação por excelência.

Por sua vez, caso tenha tido uma lesão completa de grau 3, no qual o polegar fica instável ao nível da articulação, pode ser feito o tratamento conservador (sem cirurgia). Porém caso não funcione, a cirurgia pode ser considerada, tendo algumas opções disponíveis, no qual o médico vai avaliar de acordo com o seu caso, sendo elas:

  • Fixação transarticular com fio de kirschner
  • Abertura da lesão com reparo do ligamento
  • Fixação do ligamento com ancora
  • Reconstrução do ligamento com um enxerto de tendão, normalmente utiliza-se o tendão palmar longo.

Como é a reabilitação da lesão ligamentar do polegar?

A reabilitação do polegar é preciso destacar o tempo de repouso e a forma como você vai voltar a movimenta-lo. Isto pois muitos pacientes começam a movimentar e realizar esforço antes do permitido, podendo causar complicações ou prejudicar a cicatrização. Por isso, siga corretamente as orientações do seu médico, e não deixe de comunica-lo caso sinta dor, desconforto ou qualquer alteração.

Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?

Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.

 Outros posts que podem te ajudar
Hematoma Subungueal
Luxação do Polegar – Saiba o que é
Tratamento com Gesso do Escafoide
Fratura do escafoide – o que é?

Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas

Ficou alguma dúvida Sobre A Lesão do Ligamento do Polegar? Então deixe um comentário que eu te respondo.

Um abraço e até a próxima. 

marcelo damado medico
Dr Marcelo Damado – Médico – CRM SP 186691 – PR 44617

Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Categorias

Posts recentes:

Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia – Todos os Direitos Reservados • Contato: WhatsApp +55 11 98582-6166 ou no email [email protected]
Não atendemos emergência –  Responsável técnico médico: Dr. Marcelo Pigatto D`Amado – Médico – CRM-SP 186.691
Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia Ltda – CNPJ 31.790.418/0001-73