CIRURGIA DO FÊMUR COM HASTE DE FÊMUR PROXIMAL
SAIBA COMO É REALIZADA A CIRURGIA DO FÊMUR COM PFN
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre como é realizada a cirurgia do fêmur com PFN (haste curta).
EM RESUMO: A cirurgia do fêmur com PFN é realizada principalmente em fraturas instáveis. Dessa forma, esse tipo de tratamento busca realizar a redução e a fixação estável do paciente para que ele possa retornar as suas atividades diárias o mais rápido e seguro possível.
Esse artigo te explica sobre:
- O que é a Cirurgia do fêmur com PFN?
- Como é feita a cirurgia do fêmur com PFN?
- Como é a recuperação da cirurgia com PFN?
O que é a Cirurgia do fêmur com PFN?
A cirurgia para colocação de haste de fêmur proximal é uma cirurgia de fixação das fraturas do quadril. Então, esse tipo de cirurgia normalmente é realizado em fraturas transtrocanterianas instáveis, que acontecem principalmente em pacientes idosos. A vantagem desse tipo de fixação é uma construção biomecânica mais estável, que diminui a distância entre a articulação do quadril e o implante. Por curiosidade, esse tipo de cirurgia é conhecida como PFN que no inglês significa “ proximal femoral nail”.
Como é feita a cirurgia do fêmur com PFN?
O tratamento cirúrgico do fêmur com a haste medular curta tem como objetivo a redução e a fixação estável para que propicie ao paciente a mobilização ativa e passiva precoce. Assim, a PFN é um implante intramedular associado a um parafuso deslizante de fixação na cabeça do fêmur, com um segundo parafuso de menor diâmetro para aumentar a estabilidade.
O procedimento da cirurgia do fêmur com PFN começa com a anestesia adequada para a sedação do paciente. Em seguida, é realizada a redução da fratura e então a radiografia para confirmar a posição da fratura antes de iniciar a cirurgia. Depois disso é realizado o controle antisséptico para então iniciar a cirurgia, começando pela incisão e a dissecção por planos, em seguida a hemostasia caso necessária, que consiste em parar o sangramento e então a inserção da haste medular curta do fêmur. Então, após isso é feito a síntese, que é a reconstrução do tecido lesado, aproximação de bordas para cicatrização perfeita. Nessa explicação está bem resumida as etapas da cirurgia. Porém, caso você queira entender melhor como funciona, assista o vídeo clicando aqui.
Como é a recuperação da cirurgia com PFN?
A importância da reabilitação por fisioterapia é para promover um retorno rápido e seguro as atividades de vida diárias, além disso trás benefícios como: alivio das dores, regeneração de tecidos, melhorar a sensibilidade local, evitar perda de massa muscular e entre outros.
Portanto, a recuperação e a reabilitação com a fisioterapia da cirurgia do fêmur com PFN pode ser iniciada no dia seguinte após a cirurgia. Além disso, pode ser possível andar com o andador. Isto pois o uso da haste de fêmur proximal é usada para estabilizar fraturas instáveis da região transtrocanterianas (entre o trocanter maior e menor).
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Fratura transtrocanteriana – O que é?
Tipos de Fratura do Fêmur – Saiba quais São
Exercícios para recuperação da fratura do fêmur
Fraturas porque operar?
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre Como é a Cirurgia do fêmur com PFN? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617