INCHAÇO DEPOIS DA FRATURA – É NORMAL? O QUE FAZER?
O QUE FAZER SE INCHAR DEPOIS DA FRATURA?
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre uma das principais queixas após uma fratura que é o inchaço no local.
EM RESUMO: O Inchaço após uma fratura é muito comum, no qual ocorre o acumulo de células e liquido no local. Por isso, existem tratamentos e algumas medidas que diminuem o inchaço, como a reabilitação fisioterapêutica.
Esse artigo te explica ainda:
- Quanto tempo demora para melhorar?
- Quais são as causas desse inchaço?
- Quais são os tipos de tratamento e o que você pode fazer para o inchaço passar mais rápido?
- Quais inchaços devo ficar atendo e buscar um médico o mais rápido possível?
Quanto tempo demora para melhorar o inchaço depois da fratura?
Você quebrou ou torceu alguma parte do corpo e ficou inchado? Não se preocupe, pois isso é muito comum, principalmente após o tratamento sem cirurgia, mas mesmo com cirurgia, esse inchaço pode permanecer.
Esse inchaço pode durar algumas semanas, meses ou anos em alguns pacientes, mas a grande maioria das pessoas melhora em até 6 meses após a fratura.
Então, caso você foi diagnosticado com alguma fratura ou problema ortopédico e gostaria de uma segunda opinião, saiba que existem empresas especializadas em emitir uma segunda opinião médica sem conflitos de interesse.
Quais são as causas desse inchaço?.
O nome científico do inchaço é edema e existem várias causas.
Primeiro, ele acontece após uma fratura é chamado de edema pós-traumático. Ou seja, não tem relação com a idade, sexo, tipo de fratura e pode acontecer por várias causas, por isso é chamado de multifatorial.
Sendo assim o inchaço acontece porque o sangue que chega na perna fraturada não consegue retornar e com isso há um acúmulo de células e líquidos que levam a formação do inchaço. Os fatores que causam o edema podem ser:
- Lesão do osso, músculo e partes moles pela batida;
- O sangramento pela ruptura dos vasos;
- Lesão de pequenos vasos sanguíneos e linfáticos, que prejudicam o transporte de sangue e assim o sangue fica mais tempo no local, causando o edema;
- Imobilização por muito tempo do local, com gesso ou tala. Isso é uma das principais causas e acontece porque o movimento dos músculos funcionam como uma bomba e assim ajudam o retorno venoso, diminuindo o acúmulo de líquido e o edema.
- A cirurgia pode lesionar vasos, e assim causando ainda mais inflamação e até edema em alguns casos;
- Trombose das veias, isto é, causada pela imobilidade por um grande período de tempo.
Portando, existem várias causas para esse inchaço que é diferente do causado por doenças como a hipertensão ou problemas renais.
Normalmente os inchaços causados por doenças renais e hipertensão respondem a remédios e melhoram com eles. Porém, o inchaço após a fratura não costuma melhorar com remédios como diuréticos e anti-hipertensivos.
Quais são os tipos de tratamento e o que você pode fazer para o inchaço depois de uma fratura passar mais rápido?
Sobretudo, a primeira medida é a retirada da imobilização (gesso, tala ou órtese) e dar início a reabilitação com fisioterapia. Pois, a recuperação do movimento e da força muscular melhoram muito esse inchaço. Isso acontece de uma maneira mecânica, devido ao movimento e a contração dos músculos melhoram a circulação no local e assim diminuindo o inchaço.
No entanto, além de exercícios, meias de compressão e colocar o membro para cima a noite ajudam a diminuir o inchaço. Por conta de existir uma cicatriz e um processo inflamatório crônico no edema, remédios anti-inflamatórios podem ser utilizados.
Portando, uma vez que o inchaço se desenvolveu após uma fratura, ele desaparecerá com o tempo e assim não trará nenhum problema com a sua recuperação funcional.
Quais devo ficar atendo e buscar um médico o mais rápido possível?
Em casos de dor, vermelhidão e aumento exagerado do edema, pode ser um processo infeccioso, trombose venosa e entre outras causas que necessitam de tratamento médico de emergência. Por isso, se você ver que está aumentando o inchaço, ficando vermelho e doendo acima do normal, procure um hospital imediatamente para uma nova avaliação.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Gesso na Perna: Por quanto Tempo?
Diferença de Contusão, Luxação e Fratura
GESSO – Vantagens e Desvantagens
Cirurgia em Ortopedia: Vantagens e Desvantagens
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida sobre O que Fazer Se Inchar Após a Fratura? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617