PORQUE O ORTOPEDISTA PEDE EXAME DE SANGUE?
PRA QUE O ORTOPEDISTA PEDE EXAME DE SANGUE?
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre a importância do exame de sangue dentro da ortopedia.
EM RESUMO: O exame de sangue na ortopedia possibilita o ortopedista a avaliar a situação do paciente e prevenir complicações antes e após a cirurgia. Alguns exames requerem jejum, porém cada qual com seu período específico, sendo assim necessário seguir as orientações que o laboratório lhe fornecerá.
Esse artigo te explica ainda:
- Por que e quando o Ortopedista solicita exames de sangue?
- O que se pode avaliar no exame de sangue?
- Todo exame de sangue precisa estar em jejum?
Por que e quando o ortopedista pede os exames de sangue?
Frequentemente o ortopedista solicita o exame de sangue antes de uma cirurgia, principalmente para a prevenção de complicações, na quais podem acontecer durante e depois. Sendo assim, esse exame permite que o médico possa:
- Avaliar o estado geral do paciente;
- Analisar se o paciente vai conseguir aguentar o procedimento cirúrgico;
- Prever se pode ter alguma complicação durante ou depois da cirurgia;
- Poder tomar medidas para prevenir essas complicações.
O exame de sangue também pode ser solicitado para analisar como está o tratamento do paciente, caso ele possua doenças crônicas como diabetes, osteoporose, artrites, inflamações crônicas, doenças metabólicas do osso, entre outros. Esses exames podem ser pedidos antes ou depois da cirurgia, e de uma maneira periódica para acompanhar o paciente.
O que ortopedista avalia no exame de sangue?
O exame de sangue pode avaliar diversas doenças e substâncias. Bem como analisar desde moléculas específicas, vitaminas, células e até codificar o DNA e genes específicos para doenças raras. Além disso, até prever possíveis doenças que o paciente pode desenvolver ao longo da vida.
No caso do Ortopedista ele precisa de algumas informações sobre as substâncias e células no sangue, que podem ajudar em relação à cirurgia e assim preparar o paciente para antes dessa cirurgia.
Através do sangue o médico consegue avaliar a quantidade de células vermelhas e ver se o paciente tem anemia. Caso o paciente tenha anemia, ele precisa tratar antes da cirurgia ou então possa precisar de uma transfusão de sangue.
Ainda mais, o exame de sangue também avalia as células de defesa e a coagulação sanguínea, que é a capacidade do paciente parar de sangrar após um corte. Saber se está tudo certo é importante e alterações alertam o médico para um possível aumento do sangramento durante a cirurgia.
O estado nutricional do paciente pode ser avaliado no sangue pela detecção de uma proteína chamada de albumina. Um paciente desnutrido pode ter mais complicações que um paciente que está bem nutrido e sendo um fator que pode melhorar antes da cirurgia e evitar alguns problemas.
Além desses parâmetros, o ortopedista pode avaliar o metabolismo do osso e o controle de doenças crônicas como a osteoporose, diabetes, artrite reumatóide, gota, entre outras doenças. Pois, essas podem fazer com que o paciente não melhore do seu problema ortopédico ou causar complicações após a cirurgia.
Sobretudo, o equilíbrio entre esses fatores é muito importante para o equilíbrio do osso, pois a cicatrização de feridas e fraturas e o controle de doenças, depende desse equilíbrio, a fim da melhora do paciente.
Todo exame de sangue precisa estar em jejum?
A grande maioria deles já pode ser feito sem jejum, por isso depende do exame. Porém, alguns exames específicos como a dosagem de glicose e de lipídios, que é a gordura no sangue, ainda precisam que o paciente fique um período de tempo sem comer. Portanto, para saber mais informações o laboratório onde você fará os exames orientará em relação à necessidade de jejum.
Portanto, é muito importante que você siga essas orientações, para evitar comprometer o exame. Pois, para cada paciente e tratamento proposto existe uma indicação específica de cada exame.
Resumindo, na ortopedia utiliza-se o exame de sangue para avaliar o paciente e prevenir complicações antes, durante e depois da cirurgia.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Como aproveitar Melhor a Consulta Médica
Os 8 Riscos da Cirurgia de Ortopedia
Osteoporose – O que é Como Prevenir e Tratar
Cirurgia em Ortopedia: Vantagens e Desvantagens
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida sobre a importância de o Ortopedista solicitar exame de Sangue? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617