10 PRINCIPAIS CAUSAS DE DOR NO JOELHO
SAIBA SOBRE AS 10 PRINCIPAIS CAUSAS DE DOR NO JOELHO.
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre as 10 principais causas de dor no joelho.
EM RESUMO: Você sente dor no joelho e não sabe o que pode estar acontecendo com ele? Nesse post vou te mostrar as 10 principais causas de dor no joelho, então, acompanhe ele até o final.
Como agendar uma consulta específica para o seu caso com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Esse artigo te explica sobre:
- Dor no Joelho
- Principais Causas
- Outras Causas
- Diagnóstico
Dor no Joelho
Primeiramente, a dor no joelho é uma queixa comum que pode ser provocada por várias condições e lesões. Neste artigo, exploraremos as dez principais causas de dor no joelho, fornecendo insights sobre cada uma delas e suas opções de tratamento.
Principais Causas
- Artrose: A artrose é um desgaste na articulação do joelho, geralmente observado em pessoas mais velhas. O espaço entre os ossos do fêmur e tíbia diminui devido à perda de cartilagem, causando dor, inchaço e limitações nos movimentos. Portanto, o tratamento inclui perda de peso, fortalecimento muscular e medicações.
- Lesão no Menisco: Lesões no menisco podem ser agudas (traumáticas) ou degenerativas, causando dor, inchaço e dificuldades no movimento. A artroscopia é frequentemente usada para suturar a lesão no menisco.
- Lesão nos Ligamentos: Ligamentos cruzados (anterior e posterior) e ligamentos colaterais podem ser lesados devido a traumas ou movimentos bruscos. O tratamento pode envolver artroscopia e reconstrução do ligamento.
- Bursite Pré-Patelar: Inflamação da bursa pré-patelar na frente do joelho pode causar dor e inchaço. Repouso, medicamentos e fisioterapia são opções de tratamento.
- Tendinite da Pata de Ganso: Inflamação dos tendões sartório, glúteo e semitendinoso na parte interna do joelho causa dor ao subir escadas e agachar. Tratamento envolve medicamentos, repouso e fisioterapia.
Outras Causas
- Fraturas: Quedas ou impactos podem resultar em fraturas na rótula, fêmur ou tíbia, causando dor intensa, inchaço e limitações nos movimentos. O tratamento varia de imobilização a cirurgia, dependendo da gravidade.
- Lesão da Cartilagem (Condropatia): Atletas e pessoas ativas podem sofrer lesões na cartilagem, que podem evoluir para problemas maiores se não tratadas. Dessa forma, a correção dos movimentos e fisioterapia são comuns, mas em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária.
- Cisto de Baker: Um cisto cheio de líquido pode se formar na parte de trás do joelho, causando dor e inchaço. Além disso, tratamentos variam de repouso e medicamentos a cirurgia, se necessário.
- Problemas no Quadril: Dor no joelho pode ser causada por problemas no quadril, como irritação do nervo obturatório. Portanto, corrigir o problema no quadril pode aliviar a dor no joelho.
- Outras Causas: Além dessas principais causas, existem muitas outras, como cética necrose e lesões nervosas. Sendo assim, consultar um médico é fundamental para diagnóstico e tratamento adequados.
Diagnóstico
Por fim, a dor no joelho pode ter várias origens, desde desgaste natural até lesões agudas. O diagnóstico preciso e a abordagem terapêutica adequada podem melhorar a qualidade de vida e aliviar a dor. Se você sofre com dor no joelho, é recomendável consultar um médico para obter o diagnóstico e tratamento adequados.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Exame de Densitometria Óssea: Pra que serve?
Osso não está Consolidando – Por que?
Osteoporose – O que é Como Prevenir e Tratar
Não Tome Anti-Inflamatório Depois da Fratura
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre Dor no Joelho? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo D’amado – CRM SP 186691 – PR 44617