DIFERENÇAS DE FRATURAS EM CRIANÇAS E ADULTOS
SAIBA SOBRE AS DIFERENÇAS DE FRATURAS EM CRIANÇAS E ADULTOS.
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre as diferenças de fraturas em crianças e adultos.
EM RESUMO: Você quer saber se existe diferença de fratura em crianças e adultos? E quais são essas diferenças? Então, leia o post até o final que vou retirar suas dúvidas.
Como agendar uma consulta específica para o seu caso com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Esse artigo te explica sobre:
- Existe Diferença Entre Fratura em Adultos e Crianças?
- Qual a Grande Diferença Entre Osso de Criança e Adulto?
- Qual a Principal Diferença do Tratamento Entre Criança e Adulto?
Existe Diferença Entre Fratura em Adultos e Crianças?
Primeiramente, sim, existe diferença, não só os ossos, mas os ligamentos, tendões e músculos são diferentes no adulto quando comparado a criança. Além disso, a elasticidade, espessura, tamanho dos ossos e capacidade do osso de colar também são diferentes. Sendo assim, de modo geral, o osso da criança cola mais rápido, mas isso também depende do tipo de fratura e qual osso, no entanto, de forma abrangente, quanto mais jovem é o paciente, mais rápido seu osso cola. Por exemplo, um fêmur de uma criança de 2 anos, cola no período de 3 a 4 semanas, já um fêmur de um adulto demora de 6 a 8 semanas para colar.
Qual a Grande Diferença Entre Osso de Criança e Adulto?
A principal diferença quando ocorre uma fratura, é que a criança possui a fise de crescimento, que é a placa de crescimento onde esse osso vai crescer tanto em comprimento quanto em largura, isso que garante que durante nosso desenvolvimento nós ganhamos estatura e massa muscular, como a criança tem essa fise de crescimento, quando temos uma fratura muito próxima a essa estrutura, corre o risco de ter distúrbios de crescimento, a perna parar de crescer ou ficar uma perna maior que a outra. Portanto, apesar de na criança o osso colar mais rápido e o remodelamento ser melhor, o risco de sequelas também é maior, sendo assim, devemos tratar criança igual criança e adulto igual adulto.
Qual a Principal Diferença do Tratamento Entre Criança e Adulto?
A principal diferença é que na criança deve-se respeitar a fise de crescimento, as entradas para se colocar uma placa ou haste são diferentes e a manipulação que o médico vai fazer durante a cirurgia ou durante a manobra de redução – manobra para colocar o osso no lugar, são diferentes também, até mesmo a imobilização é diferente. Nesse sentido, é muito mais comum vermos uma criança tratada com gesso do que um adulto, isso se deve a capacidade do osso de colar e a tentativa do médico para preservar a fise de crescimento.
Além disso, fraturas em crianças deve-se sempre maior atenção, até mesmo as fraturas fora da fise de crescimento, pois pode ter repercussão no crescimento da criança, por isso, mesmo após o osso ter colado, é importante manter o acompanhamento médico regularmente para ver se o desenvolvimento daquele osso após o trauma continua normal.
Quando Uma Criança Sente Dor, a Dor é Igual de Adulto?
Por fim, é importante lembrar que a criança costuma manifestar a dor de uma forma diferente do adulto, quando ela quebra, pode ser que ela não tenha os mesmos sintomas que o adulto, muitas vezes a criança manifesta parando de brincar, parando de usar o membro, não querendo se alimentar, então, nós que estamos em contato com a criança devemos ter a sensibilidade de perceber que algo não está normal, se tiver alguma situação que a criança sofreu algum trauma, mesmo que leve, e mudou o comportamento, é importante procurar ajuda.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Exame de Densitometria Óssea: Pra que serve?
Osso não está Consolidando – Por que?
Osteoporose – O que é Como Prevenir e Tratar
Não Tome Anti-Inflamatório Depois da Fratura
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre Diferença de Fratura Entre Adulto e Criança? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo D’amado – CRM SP 186691 – PR 44617