QUANDO POSSO PARAR A FISIOTERAPIA?
SAIBA COMO DEFINIR QUANTO TEMPO SERÁ NECESSÁRIO DE FISIOTERAPIA
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre quanto tempo é necessário de fisioterapia.
EM RESUMO: A fisioterapia é essencial para a recuperação de uma cirurgia ou uma fratura. Isso pois ajuda com a melhora da dor, ganho de mobilidade e fortalecimento muscular. Portanto, para saber quando deve parar, é preciso ter consciência do objetivo a ser alcançado.
Esse artigo te explica sobre:
- Para que serve a fisioterapia?
- Quanto tempo preciso fazer a fisioterapia e como é definido esse tempo?
Para que serve a fisioterapia?
A fisioterapia é se suma importância, principalmente após uma fratura, sendo essencial para a recuperação do membro. Isso, pois após uma fratura normalmente o membro fica imobilizado, assim é comum perder os movimentos e forças.
Saiba que quanto maior o tempo que a sua parte do corpo fica parada, mais duro e rígido e mais perda de massa muscular você vai ter, ficando mais difícil a sua recuperação! Portanto o tratamento das fraturas é uma corrida contra o tempo. Ao mesmo tempo que o seu osso precisa de estabilidade e ficar parado para colar, você precisa recuperar os movimentos precocemente para não ter os problemas da imobilização!
A maioria das cirurgias atuais já permitem o movimento precoce, pois garantem a estabilidade necessária para o seu osso colar e que você movimente! Essa recuperação e movimentação deve ser feita de maneira sistemática e com um profissional treinado para que você se recupere! Normalmente quem faz isso é o fisioterapeuta. A fisioterapia pode ser efetuada antes da cirurgia também, isso pois você passará por muitos alongamentos, movimentos e exercícios que serão fundamentais no processo de reabilitação. A importância disso é acostumar o corpo com esse processo para que seja possível melhorar o tempo de recuperação.
Portanto, isso garante uma melhorar progressão da terapia, diminuindo a dor e melhorando a recuperação da força e amplitude de movimento.
Quando posso parar a fisioterapia e como é definido esse tempo?
Primeiramente, é preciso saber que a fisioterapia abrange muito mais do que simplesmente reduzir a dor. Assim, para decidir quando parar a fisioterapia, precisa saber qual o objetivo de ter iniciado a fisioterapia.
Assim, se o objetivo for definido pós-traumático, precisa ter consciência de que tem inicio, meio e fim. Então, os objetivos serão: reduzir a dor devido ao trauma, estabilização para o corpo entender que não está mais com aquela lesão e o fortalecimento, que é muito comum perder musculatura após um trauma por ter que interromper qualquer atividade física.
Importante ressaltar que a fisioterapia prepara a pessoa para a academia, então enquanto a academia melhora a performance física, a fisioterapia relaxa o músculo e prepara o próprio musculo e a articulação para que você vá para o próximo estagio que será a academia.
Portanto, o tempo que durará a fisioterapia, deve ser decidido junto ao fisioterapeuta, onde definirão os objetivos a serem conquistados.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Fisioterapia com Ondas de Choque
Fisioterapia Online é boa para mim?
6 Etapas essenciais para reabilitação do pé e tornozelo
Como ocorre a consolidação óssea?
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre Quanto Posso Parar a Fisioterapia? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617