FRATURA NA COLUNA CAUSADA POR OSTEOPOROSE

SAIBA SOBRE FRATURA NA COLUNA CAUSADA POR OSTEOPOROSE.

Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre fratura na coluna causada por osteoporose.

EM RESUMO: Você acha que a fratura na coluna pode ser causada por osteoporose? Ficou curioso para saber? Leia o post até o final que eu vou tirar sua dúvida.

Esse artigo te explica sobre:

  • Osteoporose
  • Tratamento da Fratura Osteoporótica

 

osteoporose

Osteoporose

Primeiramente, devemos entender o que é a osteoporose, a nossa vértebra da coluna não é um bloco maciço de osso, temos a parte de fora que tem uma camada externa óssea e dentro da vértebra nós temos pequenas colunas, são essas as colunas que dão resistência a vértebra e faz com que a vértebra consiga sustentar o peso do corpo. No entanto, com o envelhecimento, essas estruturas vão perdendo a resistência devido a descalcificação da coluna, o colágeno também se perde e ela vai enfraquecendo, então, a coluna pode se tornar uma esponja, cheia de buracos que diminuem a resistência da vértebra.

Dessa forma, quando submetemos o corpo ao peso, não precisa ser muito grande, e essa vértebra tem osteoporose, ela tem uma resistência menor a esses traumas e impactos do dia a dia e ela pode ser submetida a uma fratura – que acontece quando a vértebra amassa por causa do peso, esse tipo de fratura é caracterizada como patológica.

Nesse sentido, a fratura é considerada patológica porque acontece com esforços muito pequenos, pois, em um acidente de trânsito de alta energia, é esperado que alguma vértebra ou osso sofra fratura, mas pequenos esforços não, por isso consideramos patológica. Além disso, alguns pacientes com osteoporose podem ter a fratura com o movimento do carro ao passar em um buraco.

 

Tratamento da Fratura Osteoporótica

Antes de tudo, se você tem uma fratura dessa por osteoporose, não se preocupe, a maioria dos pacientes são tratados de forma conservadora, a cirurgia é exceção. Dessa forma, o tratamento é feito com coletes posturais como o colete de putti – que é uma cinta que é colocada ao redor da nossa coluna para aumentar a rigidez e a resistência permitindo que a vértebra cicatrize. Normalmente, uma fratura de coluna leva de 2 a 4 meses para consolidar e até seis meses para realmente endurecer e ficar com a resistência próxima com que tinha antes da fratura.

Além disso, nos primeiros dias é necessário o paciente ficar em repouso, isso não significa ficar de cama, é simplesmente não carregar peso, não andar grandes distâncias. Portanto, usando o colete a dor vai diminuindo junto com as medicações analgésicas do tipo anti-inflamatório, geralmente, em 10 a 20 dias a dor já adquiriu um patamar suportável que ele volta a fazer atividades normais do dia a dia, sempre protegido pelo colete.

Por fim, após o tratamento completo, temos que tratar a osteoporose pois é muito comum ter novas fraturas seja punho, quadril ou coluna novamente. Sendo assim, pacientes com osteoporose que tem um diagnóstico de fratura osteoporótica da coluna vão precisar sem dúvida fazer o tratamento para a sua osteoporose.

Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?

Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.

 Outros posts que podem te ajudar
Exame de Densitometria Óssea: Pra que serve?
Osso não está Consolidando – Por que?
Osteoporose – O que é Como Prevenir e Tratar
Não Tome Anti-Inflamatório Depois da Fratura

Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas

Ficou alguma dúvida Sobre Fratura Por Osteoporose? Então deixe um comentário que eu te respondo.

Um abraço e até a próxima. 

marcelo damado medico
Dr Marcelo D’amado – Médico – CRM SP 186691 – PR 44617

Dr. Marcelo D’amado – CRM SP 186691 – PR 44617 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Categorias

Posts recentes:

Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia – Todos os Direitos Reservados • Contato: WhatsApp +55 11 98582-6166 ou no email [email protected]
Não atendemos emergência –  Responsável técnico médico: Dr. Marcelo Pigatto D`Amado – Médico – CRM-SP 186.691
Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia Ltda – CNPJ 31.790.418/0001-73