CROSSFIT: DOR, LESÃO OU INCÔMODO NO JOELHO!

SAIBA DE DOR E LESÃO DURANTE O CROSSFIT.

Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre dor, lesão ou incômodo no joelho durante o crossfit.

EM RESUMO:  A fratura no joelho é a terceira articulação mais lesionada no crossfit ficando atrás apenas do ombro e coluna.

Esse artigo te explica sobre:

  • Esse problema é grave e precisa de cirurgia?
  • O que você pode fazer para melhorar?
  • Quando procurar um médico?
  • Você pode ou não continuar fazendo crossfit?

 

CROSSFIT

Esse problema é grave e precisa de cirurgia?

Primeiramente, depende da lesão que você tenha no joelho. As estruturas do joelho não costumam cicatrizar por conta própria, portanto, é ideal descobrir e diagnosticar o seu problema o mais cedo possível para que melhore sem a necessidade de cirurgia.

Além disso, no caso de danos articulares, dependendo do tamanho podem ser tratados apenas com repouso, fisioterapia e fortalecimento muscular. No entanto, em outros casos a cirurgia por artroscopia pode ser necessária.

Ademais, em caso de danos articulares grandes que causam muita dor, pode ser feita a cirurgia para reconstrução dessa cartilagem com enxerto do próprio paciente ou até o transplante de cultura de cartilagem, tudo depende do estágio da profundidade e do tamanho da lesão, se esse problema não for tratado a cartilagem morre, e a lesão tende a aumentar e um desgaste chamado artrose pode acontecer, impossibilitando a prática de crossfit e afetando muito a qualidade de vida.

Por fim, em casos muito avançados o tratamento pode ser feito com prótese de joelho em pacientes mais idosos que tenham artrose. Se o problema for nos ligamentos do joelho vai depender de qual ligamento foi lesionado. O ligamento cruzado anterior quando lesionado precisa ser reconstruído com cirurgia. Entretanto, outros ligamentos quando lesionados isoladamente podem ser tratados apenas com fortalecimento e sem cirurgia, depende do caso.

 

O que fazer para melhorar esse problema?

Primeiramente, é necessário prestar atenção nos movimentos e execução do agachamento, as pernas devem estar ao nível dos ombros, lombar sempre reta e força sempre na perna, nunca na lombar. Sendo assim, se ao agachar você sentir dor no joelho você deve parar o exercício, diminuir a carga ou até retirá-la e corrigir o movimento para então, com o tempo, aumentar a carga. Em caso de dor muito forte pare o treino e se persistir procure um médico.

Outra estratégia é diminuir a quantidade que você desce no agachamento, quanto mais você desce, mais você aumenta a pressão na patela com o fêmur no joelho. Consequentemente, com as repetições e as cargas se pode ter uma lesão na cartilagem da patela o que chamamos de condromalácia patelar – podendo causar dor no repouso, principalmente quando a perna fica dobrada por muito tempo, ou quando sobe e desce escadas.

Ainda, você deve ficar atento com a aterrisagem na hora de realizar exercícios com salto. Dessa forma, na hora de voltar ao chão, procure aterrizar com a ponta dos pés e absorver o impacto com eles e não com o calcanhar, isso ajuda a diminuir o impacto e a carga na articulação do joelho. Ademais, evite fazer exercícios descalço e sempre utilize um tênis adequado para crossfit, o exercício deve ser feito no chão apropriado, a realização em chão duro e seco pode prejudicar seu joelho, quadril, coluna e tornozelo.

Quando procurar um médico?

Em primeiro lugar, sempre que a dor atrapalhar você na execução do movimento, mesmo que não tenha dor após o treino ou se dor após o treino atrapalhando as atividades diárias ou te atrapalhar durante o treino são motivos para procurar um ortopedista para investigar seu caso. Pois, é válido se lembrar que uma lesão no início é mais fácil de tratar e o resultado costuma ser bem melhor quando o diagnóstico e tratamento são precoces. Por isso, não deixe de procurar um médico se o seu joelho estiver doendo.

 

Você pode ou não continuar fazendo crossfit?

Por último, essa resposta deve ser individualizada, para cada caso temos uma resposta diferente, em alguns casos o retorno pode ser possível, em outros alguns movimentos devem ser limitados e ainda, em outros o crossfit pode ser contraindicado e o atleta deve procurar outra modalidade.

 

Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?

Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.

 Outros posts que podem te ajudar
Exercícios para Recuperação da Fratura do Fêmur
Fratura de Patela – o que é? como ocorre? quais os tipos?
5 Exercícios para Fortalecer o Pé e o Tornozelo 
Câimbras – Saiba o que é e como prevenir

Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas

Ficou alguma dúvida Sobre Dor e Lesão Durante o Crossfit? Então deixe um comentário que eu te respondo.

Um abraço e até a próxima. 

marcelo damado medico
Dr Marcelo D’amado – Médico – CRM SP 186691 – PR 44617

Dr. Marcelo D’amado – CRM SP 186691 – PR 44617 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Categorias

Posts recentes:

Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia – Todos os Direitos Reservados • Contato: WhatsApp +55 11 98582-6166 ou no email [email protected]
Não atendemos emergência –  Responsável técnico médico: Dr. Marcelo Pigatto D`Amado – Médico – CRM-SP 186.691
Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia Ltda – CNPJ 31.790.418/0001-73