FRATURA NASAL OU FRATURA DO NARIZ – SAIBA COMO É O TRATAMENTO
SAIBA O QUE É A FRATURA DO NARIZ E COMO É FEITO O TRATAMENTO
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre como é a fratura do nariz ou nasal e como é o tratamento.
EM RESUMO: A fratura do nariz pode ocorrer devido a quedas, esportes de impacto e até mesmo agressão. Portanto, o tratamento pode ser conservador ou cirúrgico caso tenha algum osso da face acometido também.
Esse artigo te explica sobre:
- Como ocorre a fratura do nariz?
- Quais são os sinais e sintomas?
- Como é o diagnóstico da fratura do nariz?
- Como é o tratamento da fratura do nariz?
Como ocorre a fratura do nariz?
As fraturas do nariz também chamadas de nasais, são as fraturas da face mais frequentes, por conta da sua localização e protrusão. As principais causas da fratura do nariz são:
- Queda (geralmente acometem mais idosos)
- Acidentes esportivos, principalmente em esportes de impacto como: jiu-jitsu, muay thai, futebol e basquete.
- Agressões
Portanto, por mais que apareça em filmes as pessoas tentando por o nariz de volta no lugar, não faça isso pois pode ocorrer complicações como necrose e até mesmo deformar. Assim, procure ajuda de um ortopedista ou um hospital para fazer uma avaliação e definir o tratamento adequado.
Quais são os sinais e sintomas?
A fratura do nariz trará alguns sintomas desconfortáveis e dolorosos, sendo eles: alterações estéticas (deixando o nariz torto), edema, pontos dolorosos, dor de cabeça, sangramento e dificuldade e respeitar pelo nariz. Então, é muito comum ficar aquele hematoma septal que é aquela mancha roxa envolta.
Como é o diagnóstico da fratura do nariz?
O diagnóstico da fratura nasal é feito principalmente através do exame físico na clínica, sendo solicitado uma radiografia da face para avaliar a fratura. Porém, caso tenha a suspeita do acometimentos de outros ossos, para ter uma melhor visualização perante a sobreposição de estruturas pode se pedir uma tomografia da face.
Como é o tratamento da fratura do nariz?
Geralmente as fraturas do nariz é preciso fazer a redução do nariz (reposicionar ele) para que libere a passagem de ar pelo nariz. Assim, essa manobra da redução é determinada por duas coisas: aparência clinica e melhorar a passagem de ar. Então, após a manobra ser realizada, é posto uma tala sobre o nariz por média de 7 a 15 dias, para que ocorra a calcificação inicial.
Entretanto, as vezes as fraturas nasais podem estar associadas com o osso frontal, sendo então necessário o procedimento cirúrgico, pois envolve mais partes da face. Além disso, em alguns casos pode ocorrer hemorragia nasal, que é chamada de epistaxe. Devido ao sangramento, é muito importante buscar imediatamente atendimento hospitalar para controlar o sangramento.
Contudo, saiba que o objetivo principal é fazer o paciente voltar a respirar com o nariz. Então após isso que os cirurgiões plásticos ou otorrinos plásticos vão corrigir as deformidades.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Cirurgia Ortopédica – Vantagens e Desvantagens
8 Riscos de Cirurgias ortopédicas
O que é lesão de cartilagem?
Diferença entre Fascite Plantar e Esporão do Calcâneo
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre Como é o Tratamento da Fratura Nasal? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617