Diferença entre Órtese e Prótese
Meu nome é Marcelo Damado, sou médico, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva o que é e qual a diferença entre órtese e prótese.
EM RESUMO: A principal diferença entre órtese e prótese é que a prótese substitui uma parte do corpo, enquanto a órtese apenas mantém uma posição. Para saber com detalhe o que é prótese e órtese e os pontos de atenção ao escolher uma órtese, continue lendo. E se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários que eu respondo.
Muitas pessoas não sabem a diferença entre órtese e prótese, e então acabam confundindo as coisas, inclusive profissionais de saúde.
ÓRTESE
De uma maneira bem simples, o termo órtese é utilizado quando o objeto que fica por fora do corpo corrige a alteração de um membro ou a deficiência de uma função.
Um exemplo é quando nós temos um paciente com lesão do nervo fibular, em que o pé fica caído devido a falta de inervação da musculatura anterior da perna. Então, para manter o pé em uma posição adequada, utiliza-se uma órtese, que não deixa o pé caído.
Outras situações que podemos utilizar órteses são, por exemplo, em pacientes com paralisia cerebral, avc, algumas fraturas e problemas ortopédicos na mão, entre outras situações.
ATENÇÃO COM AS ÓRTESES
Ao se utilizar uma órtese, devemos sempre prestar atenção em alguns pontos importantes:
- O primeiro é o material que ela é feita. Ele deve ser leve, resistente e confortável. Normalmente feita de fibra de vidro ou plástico.
- O segundo ponto é se sua função e posição em que deixa a parte do corpo está adequada;
- O terceiro ponto é se não está te machucando ou causando pontos de pressão que podem causar feridas e escaras no futuro com o uso. Por isso, deve ser bem acolchoada e o paciente deve retirar depois de um tempo para ver se não está fazendo nenhum ponto de pressão na pele.
Agora que você já sabe o que é órtese, vamos falar de prótese.
PRÓTESE
O termo prótese é utilizado quando substitui um membro ou uma parte do corpo. Como exemplo temos uma prótese de quadril ou joelho, que substitui a articulação gastada nos casos de desgaste da articulação (o que chamamos de artrose) ou em caso de fraturas muito complexas.
Também chamamos de próteses quando o paciente teve uma amputação e necessita de um dispositivo que substitui a perna e permite que o paciente possa caminhar sem ajuda de muletas.
Então as próteses podem ficar tanto dentro do corpo do paciente, como fora dele. Já as órteses ficam somente para fora do corpo.
A Diferença entre Órtese e Prótese
Recapitulando: a principal diferença entre órtese e prótese é que a prótese substitui uma parte do corpo. Enquanto a órtese apenas mantém uma posição.
Pelo artigo de hoje é isso. Nesse post eu expliquei a diferença entre órtese e prótese.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Precisa de ajuda?
Caso você tenha recebido algum diagnóstico e deseja obter uma Segunda Opinião Médica Ortopedia, saiba que você pode contratar serviços de empresas especializadas que fornecem:
1- Confirmação de diagnóstico
2- Te apresenta todas as opções de tratamento que a literatura médica atualizada dispõe para o seu problema de saúde. E por fim:
3-O especialista faz a recomendação da conduta mais adequada para seu caso.
Outros posts que podem te ajudar
MATERIAL ORTOPÉDICO – O que saber
Devo Operar? Cirurgia de Ortopedia
Cirurgia em Ortopedia: Vantagens e Desvantagens
Os 8 Riscos da Cirurgia de Ortopedia
Fratura do Fêmur – Por que Operar
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida sobre a Diferença entre Órtese e Prótese? Então deixe um comentário que eu te respondo.