SAIBA O QUE É CARTILAGEM E O QUE SIGNIFICA UMA LESÃO CONDRAL

LESÃO DE CARTILAGEM, TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre o que é a cartilagem e qual a função dela, além disso sobre os tipos de lesões de cartilagem.

EM RESUMO: Existem três tipos de cartilagem: a hialina, fibrosa e elástica. Dessa forma, saiba que cada uma possui as suas funções, como, por exemplo, a hialina que está presente na articulação, para capacitar um movimento suave nela e ajudando no crescimento dos ossos. Assim, uma lesão de cartilagem na hialina, pode prejudicar o movimento das articulações e também causar dor.

Esse artigo te explica sobre:

  • O que é a Cartilagem?
  • Qual a função da cartilagem?
  • Como é a lesão da cartilagem?
  • Como ocorre o reparo da cartilagem?
  • Qual o tratamento para lesão da cartilagem?
Tipos de Cartilagem
Cartilagem Hialina – Articulação do Ombro

 

Fonte: Anatomia Humana de Martini 6ªed.

O que é a Cartilagem?

Primeiramente, saiba que a cartilagem está presente em várias partes do nosso corpo como por exemplo: orelha, nariz, ossos, costelas e articulações. Além disso, existem 3 tipos de cartilagem, sendo elas:

  1. Cartilagem Hialina: é a mais abundante do nosso corpo, sendo encontrada nas articulações, ossos e fossas nasais, e com isso são responsáveis pelo crescimento e formação dos ossos.
  2. Cartilagem Elástica: a elástica por sua vez é encontrada na laringe, orelha e epiglote por exemplo, assim, tem como função sustentação e garantir flexibilidade.
  3. Cartilagem Fibrosa: essa cartilagem é encontrada nos tendões, ligamentos e discos intervertebrais, tendo a função de sustentação e promover maior resistência.

Além disso, por ser a mais abundante e ter tanta importância, a cartilagem hialina que está presente nas articulações, tem uma estrutura altamente organizada composta por 4 zonas quando vistas em um microscópio:
1 – Zona superficial
2 – Zona de transição
3 – Zona radial (profunda)
4 – Zona Calcificada;

Contudo, saiba que existe uma célula especializada que é responsável por produzir a cartilagem e a matriz que envolve ela, sendo essa célula chamada de condrócito.

Qual a função da cartilagem?

Nesse artigo focaremos na cartilagem hialina, então descreveremos sobre ela abaixo. Então, saiba que a grande função da cartilagem é promover uma superfície suave e lubrificada, que facilite o movimento e a transição de cargas para o osso. Com isso, o material que a cartilagem é feita permite que ela seja exposta a forças elevadas.  Além disso é capaz de dispersar as forças de estresse compressivas sem causar dano ao osso e sem dor.

Como é a lesão da cartilagem?

As lesões nas cartilagens podem ser divididas em 2 principais tipos:

– Defeitos Parciais: não penetram no osso subcondral e podem ser regenerados espontaneamente;
Defeitos Inteiros: de toda espessura da cartilagem, que penetram no osso subcondral e não são reparados espontaneamente.

Geralmente, o reparo da cartilagem não acontece como outros tecidos e dos ossos. Além disso, as células maduras que produzem a cartilagem tem uma capacidade de se proliferar limitada, prejudicando a cicatrização. Portanto, para tentar compensar, existem células que podem ir para o local da lesão da cartilagem e produzir uma nova matriz, porém não tão eficiente como a anterior, chamada de fibrocartilagem. Isso nem sempre pode acontecer e depende do tamanho e espessura da lesão.

Como ocorre o reparo da cartilagem?

A cartilagem articular possui uma limitada capacidade de cicatrização, devido aos condrócitos maduros que foi explicado acima. Por isso, lesões na cartilagem que não recebem o tratamento adequado, podem desenvolver osteoartrite. Entretanto, o motivo dessa limitada cicatrização, é pelo fato de a cartilagem não receber vascularização sanguínea, que é o passo inicial para a regeneração.

Qual o tratamento para lesão da cartilagem?

Pelo fato de o potencial de regeneração e cicatrização serem limitados, existem tratamentos cirúrgicos, que estimulam a formação de coágulo e além disso a mobilização de células para o local da lesão para produzir a nova matriz.

Atualmente existem muitos novos tratamentos para lesão de cartilagem, porém o único aprovado e comprovado cientificamente é o implante autólogo de condrócitos, onde se pega parte da cartilagem boa, faz uma cultura proliferativa e depois faz o reimplante dela no local da lesão como por exemplo joelho ou tornozelo.

Portanto, infelizmente não existe remédio realmente eficaz. Dessa forma, nos graus leves e moderados, o repouso, a fisioterapia, a vicossuplementação com ácido hialurônico, o plasma rico em plaquetas e o implante de células adiposas podem ajudar. Porém, nos graus avançados é realizada a cirurgia.

Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?

Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.

 Outros posts que podem te ajudar
Leite faz bem para os Ossos?
5 Alimentos ricos em cálcio para o Osso 
Vitamina D faz o osso colar mais rápido?
Fraturas por Estresse – O que São?

Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas

Ficou alguma dúvida Sobre O que é a Cartilagem e o Que Significa uma Lesão nela? Então deixe um comentário que eu te respondo.

Um abraço e até a próxima. 

marcelo damado medico
Dr Marcelo Damado – Médico – CRM SP 186691 – PR 44617

Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Categorias

Posts recentes:

Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia – Todos os Direitos Reservados • Contato: WhatsApp +55 11 98582-6166 ou no email [email protected]
Não atendemos emergência –  Responsável técnico médico: Dr. Marcelo Pigatto D`Amado – Médico – CRM-SP 186.691
Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia Ltda – CNPJ 31.790.418/0001-73