SAIBA 8 DICAS PARA PREVENIR A FRATURA POR ESTRESSE
SAIBA COMO É POSSÍVEL PREVENIR A FRATURA POR ESTRESSE
Meu nome é Marcelo D’Amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre 8 dicas para prevenir as Fraturas por Estresse.
EM RESUMO: A fratura por estresse ocorre quando o esforço repetitivo e sequencial excedem a capacidade dos músculos e tendões, assim levando ao aumento de força para o osso, aumentando a carga sobre ele e assim pode ocorrer as fraturas por estresse. Por isso, é importante tomar as devidas precações para evitar que essa fratura possa acontecer.
Esse artigo te explica sobre:
- O que é a Fratura por Estresse?
- 8 Dicas para prevenção da Fratura por Estresse
O que é a Fratura por Estresse?
A fratura por estresse não precisa de um trauma como causador. Essa fratura é muito comum em atletas, que consumam forçar o corpo ao extremo para progredir em suas categorias. Porém, esse esforço repetitivo e sequencial, pode exceder a capacidade de os músculos e tendões de apoio absorverem o estresse e protegerem os ossos. Assim, acabam gerando sobrecarga óssea na qual o osso não consegue se regenerar e consequentemente a fratura por estresse, que são microfraturas que acontecem no osso e inclusive não aparecem inicialmente na radiografia (raio-x). Para realizar o diagnóstico inicial dessa fratura o ideal é a realização de uma ressonância nuclear magnética da região.
Saiba 8 dicas para Prevenir a Fratura por Estresse:
- Primeiramente, sempre pratique atividade física com a orientação de um profissional de educação física. Com isso, o profissional vai te orientar em relação a execução do seu movimento, técnica, frequência e intensidade que você deve fazer o seu exercício.
- Ao praticar qualquer atividade esportiva, defina metas incrementais. Como, por exemplo, não comece imediatamente a correr 10 quilômetros por dia. Então, ao invés disso, aumente gradualmente sua distância semanalmente, sempre com a orientação de um profissional de educação física.
- Utilize o treinamento cruzado com mais de uma modalidade – atividades alternadas que atingem os mesmos objetivos de condicionamento físico e podem ajudar a prevenir lesões como fraturas por estresse. Por exemplo, em vez de correr todos os dias para atingir os objetivos cardiovasculares, corra em dias pares e ande de bicicleta em dias ímpares. Além disso, você pode adicionar algum treinamento de força e exercícios de flexibilidade para obter o máximo de benéfico.
- A musculação sempre deve ser realizada junto com qualquer esporte. As fraturas por estresse ocorrem quando os músculos fadigam e eles não consegue mais absorver o impacto com a carga passando diretamente para o seu osso. Assim, ocorrem micro lesões e as fraturas por estresse. Por isso, para prevenir, a musculatura precisa estar forte e resistente.
- Mantenha uma dieta saudável. A importância de garantir uma alimentação saudável, não será somente na prevenção da fratura, mas na sua disposição para atividades diárias como para realizar exercícios e fortalecer a musculatura. Certifique-se de incorporar alimentos ricos em cálcio e vitamina D em suas refeições.
- Use equipamento adequado. Por exemplo, na corrida para diminuir o impacto, utilize o tênis adequado, não qualquer tênis ou um de corrida velho/gasto.
- Atente-se na técnica e execução do movimento, pois isso é mais importante que a força, potência ou velocidade do movimento para prevenir uma fratura por estresse ou lesão muscular.
- Caso ocorra dor ou inchaço, pare imediatamente a atividade e descanse por alguns dias. Então. se a dor persistir, consulte um ortopedista!
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
7 Alimentos para a consolidar o Osso mais rápido
Cross education o exercício para não perder massa muscular
Vitamina D faz o osso colar mais rápido?
Exercicio para prevenir perda de massa
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre Alguma das Dicas Para Prevenir Fratura por Estresse? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617