SAIBA COMO É O TRATAMENTO COM CIRURGIA DO ESCAFÓIDE
SAIBA TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O TRATAMENTO COM CIRURGIA DO ESCAFÓIDE
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre como é o Tratamento com Cirurgia do Escafoide.
EM RESUMO: O tratamento com cirurgia do escafóide é utilizado normalmente quando a fratura tem algum desvio. Além disso, é usada quando existe fraturas ou lesões associadas.
Esse artigo te explica sobre:
- O que é a fratura do Escafóide?
- Como é o Tratamento com Cirurgia do Escafóide?
- Qual o tipo de fratura do escafóide mais comum?
- Quanto tempo é preciso permanecer com o gesso?
Como é a Fratura do Escafóide?
A fratura do escafóide é a segunda fratura mais comum que ocorre no punho, ficando atrás apenas da fratura do rádio distal. Portanto, o osso escafóide é o mais comumente quebrado no carpo, e precisa ser dada a devida importância para essa fratura, pois pode levar problemas para o resto da vida como por exemplo artrite degenerativa no punho.
Além disso, as fraturas do escafóide podem ser tratadas com gesso ou cirurgia, porém a estratégia de tratamento utilizada dependera do tipo de fratura do escafóide. Nesse artigo abordaremos sobre a cirurgia, já que em um anterior falamos do tratamento com gesso.
Como é o Tratamento com Cirurgia do Escafoide?
A cirurgia é feita quando a fratura do escafóide sofre desvio, assim é preciso realizar a cirurgia aberta para a redução da fratura e a fixação do pedaços do osso. O acesso ao osso escafoide pode ser feito tanto pela parte da palma da mão que é chamado de acesso volar ou pela parte de cima da mão, que é chamada de acesso dorsal. Assim, o tipo utilizado vai depender do tipo de fratura, como por exemplo as fraturas do polo distal e colo do escafóide são feitas com acesso volar. Já fratura do polo proximal é utilizado o acesso dorsal.
O tratamento e a fixação é feito pelo parafuso canulado especial de duas cabeças, que pode ser o Acutrak ou o parafuso de Herbert para comprimir o seu osso. Portanto, caso tenha o envolvimento de outros ossos, pode ser necessário utilizar um ou mais fios Kirchner, para garantir melhor estabilidade. Além disso, um enxerto ósseo pode ser usado para melhorar a consolidação, caso tenha perda óssea.
O objetivo da cirurgia é fazer com que o osso consolide corretamente e fazer com que ele cole e você possa movimentar mais rápido o punho, porém saiba que quanto mais lesões e ossos fraturados na mão, mais difícil é o tratamento.
Qual o tipo de fratura do escafóide mais comum?
A fratura mais comum do escafóide e a fratura do colo sem desvio. Esse tipo de fratura pode ser tratado tanto com gesso ou com tratamento cirúrgico, no caso vai depender da recomendação do seu médico. Então, esse tipo de fratura é tratado com o parafuso inserido pela pele, com um corte mínimo. Assim, é uma cirurgia rápida e teoricamente simples.
Como é o pós cirúrgico e quanto tempo para voltar a normalizar da cirurgia da Fratura do Escafóide?
As fraturas do escafóide sem desvio tratadas com cirurgia tem taxas de consolidação de 100%. Essa consolidação acontece em media de 5 semanas antes do que o tratamento conservador. Dessa forma, o seu retorno as atividades acontece um mês antes, tendo então uma recuperação mais rápida.
Normalmente após 6 semanas de cirurgia, dependendo da fixação e a consolidação é possível retornar os movimentos. Porém em algumas lesões e fraturas, é preciso esperar seis a oito semanas, por isso siga as orientações do seu medico. Além disso, é possível ter movimentos no punho, portanto não pode fazer força e nem carregar peso. Portanto, essas coisas são permitidas apenas após a consolidação da fratura, que pode demorar em média de 6 a 12 semanas.
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Tratamento com gesso da fratura do punho
Punho ou Pulso – Qual é o Certo?
Como Fazer Massagem com Gelo?
Fratura do Escafóide – O que é?
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre Como é o Tratamento com Cirurgia do Escafóide? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617