SAIBA COMO É O TRATAMENTO COM GESSO DO ESCAFÓIDE
SAIBA TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O TRATAMENTO COM GESSO DO ESCAFÓIDE
Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre como é o Tratamento com Gesso do Escafoide.
EM RESUMO: O tratamento com gesso do escafoide pode ser utilizado em fraturas sem desvio e fraturas e lesões associadas. Assim, após a consolidação e retirada do gesso, se dá inicio a reabilitação, para recuperar a força, movimentos e agilidade.
Esse artigo te explica sobre:
- O que é a fratura do Escafóide?
- Como é definito qual tratamento utilizar para o escafóide?
- Como é o Tratamento com gesso?
- Quanto tempo é preciso permanecer com o gesso?
Como é a Fratura do Escafóide?
A fratura do escafóide é a segunda fratura mais comum que ocorre no punho, ficando atrás apenas da fratura do rádio distal. Portanto, o osso escafóide é o mais comumente quebrado no carpo, e precisa ser dada a devida importância para essa fratura, pois pode levar problemas para o resto da vida como por exemplo artrite degenerativa no punho. Existem 2 formas de tratar essa fratura, nesse artigo descreveremos sobre o tratamento com gesso do escafoide.
Como é definito qual tratamento utilizar para o escafóide?
A fratura do osso escafóide exige o tratamento adequado, para evitar a não união ou a necrose do osso. Dessa forma, a estratégia de tratamento pode ser feita tanto com gesso ou com cirurgia, porém vai depender do tipo da fratura, pois cada uma tem uma indicação especifica.
O tratamento que falarei nesse artigo é o conservador, que é feito sem cirurgia. Esse tratamento é utilizado caso a fratura do escafóide tenha sido sem desvio, porém existem controversas, como as fraturas que ocorrem no colo do escafóide, pois mesmo sem desvio, podem ser tratadas com gesso ou com cirurgia.
Acima de tudo, o mais importante é uma boa indicação para o tratamento do tipo de fratura. Assim, saiba que caso a fratura do escafóide seja desviada, associadas a outras fraturas ou lesões, normalmente é feito o tratamento cirúrgico.
Como é o Tratamento com Gesso do Escafoide?
O tratamento com gesso da fratura do escafóide é realizado com um gesso curto incluindo o polegar, como o da figura abaixo. Dessa forma, será utilizado o gesso por uma média de 12 semanas, porém vai depender se a fratura consolidou. Assim, esse gesso será trocado inicialmente de 2 em 2 semanas e também será feito o acompanhamento de radiografias. Porém, caso fique alguma duvida em relação ao desenvolvimento do tratamento, pode ser realizada uma tomografia computadorizada.
O gesso pode ser aplicado de duas formas: fibra de vidro ou gesso convencional. Além disso, existe bastante controvérsia em relação ao tamanho do gesso, se deve incluir o braço acima ou ser um gesso curto abaixo do cotovelo.
Atualmente, a literatura trás que o formato do gesso não influência na consolidação. Por isso, prefere-se um gesso curto, porém vai depender da escolha do médio. Outro ponto, está em incluir ou não ou polegar. Contudo, eu particularmente prefiro gessos curtos que envolvam o polegar para o tratamento do escafóide.
Quanto tempo é preciso permanecer com o gesso para tratamento da Fratura do Escafóide?
Após aproximadamente 12 semanas, assim que retirar o gesso, já é possível inicar a reabilitação, que seria a fisioterapia. Entretanto, saiba que devido ao tempo de imobilização, é normal ter dificuldades para recuperar os movimentos, força, agilidade e precisão nos dedos. Assim, pode demorar em média de 2 a 6 meses. Por isso, seja paciente, para garantir uma reabilitação de qualidade e recuperar por completo,
Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?
Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.
Outros posts que podem te ajudar
Tratamento com gesso da fratura do punho
Punho ou Pulso – Qual é o Certo?
Como Fazer Massagem com Gelo?
Fratura do Escafóide – O que é?
Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas
Ficou alguma dúvida Sobre Como é o Tratamento com Gesso do Escafóide? Então deixe um comentário que eu te respondo.
Um abraço e até a próxima.
Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617