SAIBA O QUE É A FRATURA DO ESCAFÓIDE

SAIBA TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A FRATURA DO ESCAFÓIDE

Meu nome é Marcelo D’amado, sou ortopedista, e nesse post vou explicar de forma clara e objetiva sobre o que é a fratura do osso que fica no punho da mão, o escafóide.

EM RESUMO: A fratura do osso escafóide é o osso mais comumente afetado dos ossos do carpo, sendo um osso de grande importância para a realização dos movimentos do punho. Por isso, é muito importante garantir o tratamento adequado, para assim evitar problemas que serão levados para o resto da vida.

Esse artigo te explica sobre:

  • Qual a anatomia do osso Escafóide?
  • O que é a fratura do Escafóide?
  • Como ocorre essa fratura e como é o diagnostico?
  • Quais as estratégias de tratamento para fratura do escafóide?
Ossos do punho
Anatomia do Osso Escafóide

Qual a anatomia do osso Escafóide?

O osso escafóide fica bem no meio do punho, e articula-se com os ossos: rádio, semilunar, trapézio, trapezóide e hamato. Por se articular com 5 ossos ele é muito importante nos movimentos do punho, de flexão e extensão. Além disso, também realiza o desvio ulnar e radial e na preensão palmar.

Outro fato importante sobre esse osso, é que possui uma característica diferente na sua vascularização (irrigação sanguínea), na qual o sangue chega nesse osso  na direção contraria, ou seja, de trás para frente. Dessa forma, é possível gerar problemas em fraturas que ocorrem na parte mais proximal do osso, como a não união ou até mesmo a necrose do osso.

O que é a fratura do escafóide?

A fratura do escafóide é a segunda fratura mais comum que ocorre no punho, ficando atrás apenas da fratura do rádio distal. Portanto, o osso escafóide é o mais comumente quebrado no carpo, e precisa ser dada a devida importância para essa fratura, pois pode levar problemas para o resto da vida como por exemplo artrite degenerativa no punho.

Fratura do osso escafóide

Como ocorre essa fratura e como é o diagnostico?

Caso você tenha caído com a mão apoiada no chão e está sentindo dor no punho, mais especificamente em uma região bem abaixo do polegar, está com dificuldade de movimentar, está inchado e dificuldade para pegar qualquer coisa com a mão, então pode ser que tenha fraturado o escafóide. Por isso, é importante ir a um hospital para consultar com um ortopedista.

Saiba que 25% das fraturas do escafóide podem não ser diagnosticadas no primeiro raio-x. Isso se chama fratura oculta do escafóide, sendo assim necessário realizar uma tomografia computadorizada ou ressonância nuclear magnética para ter certeza do diagnostico.

Existem diversos tipos de fraturas do escafoide, mas podemos dividir elas de acordo com a região anatomia do escafóide:
– Colo – 70%
– Polo distal 10% a 20%
– Polo Proximal 5%
– Tubérculo 5%

Quais as estratégias de tratamento para fratura do escafóide?

Primeiramente, para ser definida uma estratégia de tratamento, é preciso dividir as fraturas do escafoide é estáveis e instáveis.

Então, as estáveis, são fraturas dos tubérculos e fraturas incompletas do colo do escafóide. Normalmente essas fraturas são tratadas com gesso e imobilização.

Por outro lado, as instáveis, são fraturas completas do colo, obliquas distais, polo próxima e fraturas envolvendo outros ossos do carpo. Portanto, por serem instáveis, é preciso garantir a estabilidade e assim são tratadas apenas com cirurgia.

Como agendar uma consulta com doutor Marcelo D’Amado?

Para agendamentos e mais informações, então clique aqui.

 Outros posts que podem te ajudar
Tratamento com gesso da fratura do punho
Punho ou Pulso – Qual é o Certo?
Como Fazer Massagem com Gelo?
Qual o melhor exercício para recuperar o movimento?

Se desejar ver o conteúdo deste artigo em vídeo, clique aqui e conheça nosso canal no Youtube: Canal das Fraturas

Ficou alguma dúvida Sobre O que é a Fratura do Escafóide? Então deixe um comentário que eu te respondo.

Um abraço e até a próxima. 

marcelo damado medico
Dr Marcelo Damado – Médico – CRM SP 186691 – PR 44617

Dr. Marcelo Damado – CRM SP 186691 – PR 44617

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Categorias

Posts recentes:

Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia – Todos os Direitos Reservados • Contato: WhatsApp +55 11 98582-6166 ou no email [email protected]
Não atendemos emergência –  Responsável técnico médico: Dr. Marcelo Pigatto D`Amado – Médico – CRM-SP 186.691
Centro Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia Ltda – CNPJ 31.790.418/0001-73